quarta-feira, 29 de junho de 2011

Por que todos acreditam em Deus ou Deuses?

Muitos povos desde os mais antigos tempos acreditavam em algo maior, em seres que regiam suas vidas de alguma forma , seres que eram responsaveis por tudo o que existia e acontecia. Essas idéias parecem nascer conosco, apesar de muito dizerem que hoje so se acredita em Deus por causa da nossa educação, o que dizer dos índios que tem seus próprios deuses, ou seja , acreditam em algo espiritual. Esse tipo de idéia parece bem real e sem explicação plausivel por parte dos que dizem não acreditar em nada alem do material, como explicariam os povos de todos os continentes e todas as eras acreditarem em alguma coisa alem da materia?!.
Acho que a idéia de Deus nasce conosco, independente de país, tempo ou educação.

Segue abaixo um texto que ilustra o assunto:

Livro dos Espíritos, Cap 1, perguntas 5 e 6:


5-Que conclusão podemos tirar do sentimento intuitivo que todos os homens trazem em si mesmos da existência de Deus?
– A de que Deus existe; de onde lhes viria esse sentimento se repousasse sobre o nada? É ainda uma conseqüência do princípio de que não há efeito sem causa.
 
6-O sentimento íntimo que temos em nós da existência de Deus não seria o efeito da educação e das idéias adquiridas?
– Se fosse assim, por que vossos selvagens teriam também esse sentimento?
obs: Se o sentimento da existência de um ser supremo fosse o produto de um ensinamento, não seria universal. Somente existiria naqueles que tivessem recebido esse ensinamento, como acontece com os conhecimentos científicos.

No minimo um caso para pensar.

47 comentários:

Matheus Oliveira disse...

Acreditam porque são pessoas vazias por dentro e precisam de algo pra preencher esse vazio, não tem maturidade emocional e psicológica pra viver sem a necessidade de deus.

Eduardo disse...

Concordo com o Matheus.E deus é cultural sim,uma prova disso é q existem deuses diferentes para cada local e religião.

Anônimo disse...

acho que a galera de cima nao leu o texto.Gostei do texto e concordo . muito bom

Anônimo disse...

Como não acreditar em quem dividiu a história o mundo so é contado antes e depois nem movimentos que são totalmente influentes conseguiriam esse status, todas as coisas passam mas a palavra de Deus permanece para sempre daqui 1000 anos vai ser do mesmo jeito pessas falando contra Deus tentando provar que ele não existe.

Sk disse...

Eu não tenho esse "sentimento intuitivo" da existência de deus. Pelo contrário, tenho aversão à religião e misticismo. Então, pelo visto, devo ser doente ou anormal. Onde encontro tratamento? Ou melhor, qual tratamento me seria recomendado? Lavagem cerebral?

Anônimo disse...

Uma frase que eu li faz um tempo atrás: "Deus não criou os humanos. Os humanos que criaram Deus"(algo assim).
A existência de Deus é algo cultural. E quando a primeira resposta do livro: se todas as pessoas do mundo acreditarem que o sol não existe, ele deixaria de existir? Obviamente não.
Lembrei-me de outra frase: "Uma mentira contada mil vezes se torna uma verdade." - acho que é de Hitler, mas tudo bem. Apesar da frase não ser completamente verdadeira, responde a primeira questão de uma maneira melhor do que a apresentada no livro.

Anônimo disse...

deus cultural porque as pessoas eram povos pagaos cada um criava seu proprio deus e tinha milhares de deuses. mais o deus supremo reis dos reis eterno ao conhecimento e salvaçao por ele concedido que entao so era para os judeus veio a nos atraves de jesus que os judeus negaram e a salvaçao veio pra todos esse deus e o unico e verdadeiro deus

alysson disse...

Não sei o motivo de outras pessoas. Mas o meu é simples. Eu vi o Filho dEle, quando nem sabia que o nome era Jesus, ainda. Necessidade psicológica? Carência? A ignorância do ser humano sobre conhecer a si mesmo é gigante. Coloquem seus véus, tolos. Enxergam tudo o que é material, mas por dentro já não conseguem ver mais nada. Tenho vergonha de ter vindo pra cá, amarrado pelos 5 sentidos. Get free.

maloka disse...

somos macaquinhos evoluidos, apenas isso, nao somos melhores,ficamos doentes,como todos os animais, apenas mais evoludinhos, o que ocorre que as pessoas adotam um deus por ter em que se apegar,ter `alguem` p agracecer e pedir, mostrar suas angustias e por ai vai, isso gera traquilidade,grande efeito placedo, respeito as pessoas q acreditam, contanto que nao venham me incomodar.

Anônimo disse...

a ignorancia humana é uma grandeza irracional que para subjugar as pessoas e com isso domina-las criou-se deus e os deuses, acho interessante a capacidade das pessoas em acreditarem na mentira mais antiga que ja inventaram, o pior é que as pessoas dizem acreditar nesses deuses e nao seguem a filosofia que os mesmos dizem para essas pessoas seguirem, por isso eu prefirao ser uma pessoa descente e nao me junto a essas mentiras, faço o bem,pratico coisas boas, e conheço pessoas religiosas que sao piores que bandidos, mas fazem de tudo para parecer serem boas, pois aos olhos da sociedade tem que ser assim, nao tenho medo de fanaticos religiosos de seitas sejam catolicos, protestantes, evangelicos ou outros!

Anônimo disse...

Se você não ensinar uma criança a ter medo de um sapo, ela terá?? Como religião não tem nada com educação? Se assim o fosse não existiria tanta intolerancia de você religioso quanto a quem é a certa, a que irá dá a salvação eterna.
Penso meu caro que você precisar rever alguns conceitos erroneos quanto ao assunto.

Eduardo Fabricio Pereira disse...

Prefiro a citação de Blaise Pascal: Deus criou o homem a sua imagem e semelhança, o homem retribuiu o favor. Ainda não entendo ateístas tentando provar por meios físicos, e métodos científicos, alguem ou algo sobrenatural. Tanto ateísmo, teísmo e design inteligent são idéias metafísicas, q não podem ser provadas em laboratório.

Anônimo disse...

eu nao sei se existe ou nao deuses,mas esses das religioes conhecidas com certeza sao inventados.

Marquinhos disse...

se a galera ler o texto ATENTAMENTE vera que não se esta discutindo religiao, nem qual Deus é real, mas sim o mistério de em todas as epocas e em lugares diferentes no planeta os humanos terem a sensação de haver algo espiritual, Deuses, O Deus, espiritos e etc. E isso é um FATO indiscutivel, por que povos diferentes sempre criaram Deuses ao inves de outras referencias? algum motivo tem pra isso, ou os egípcios conheciam os índios do brasil e mandavam cartas para os Maias dizendo para adorar seres espirituais que era a nova moda mundial?

Anônimo disse...

Esse suposto "sentimento intuitivo" que, segundo o texto, "todos possuem" (eu não o possuo), é explicado pela tendência da mente humana de antroporfizar o que não conhece a fim de compreendê-lo. Essa antropomorfização, que é característica evolutiva, explica porque, "vossos selvagens" também acreditam em deuses.

A partir do momento que a sociedade evoluiu intelectualmente, não foi mais necessário essa antropomorfização, pois agora temos os mecanismos científicos para explicar e responder nossas perguntas, num processo gradativo e constante.

Anônimo disse...

Ufa Marquinhos até que enfim algúem entendeu o post.
Este livro de Allan Kardec, neste trecho nos deixa exatamente este questionamento, que sim, é indiscutível e na minha opinião um argumento e tanto contra os ateus.
Mas é isso aí, cada um com suas crenças e suas ideologias.

Anônimo disse...

O anônimo aqui em cima pode estar equivocado.
Talvez essa tendência em acreditar na existência de um Deus venha da sensibilidade que algumas pessoas têm em relação a comunicação com os espíritos. E isto sim é um fenômeno natural.
A ciência mesmo nos mostra que não é pelo fato de não ser pálpavel ou não conseguirmos mensurar que determinado fator não exista.

Glenn disse...

"Todos" quem, cara pálida?
Nem cristãos acreditam tanto em um deus, querem mais é se livrar do inferno...
Deuses são invenções humanas para controle psiquico do ser humano pelos mais poderosos, na antiguidade, e que perdura até hoje.
Acha que Bento XVI ou Edir Macedo, ou Silas Malafaia, querem que seu gerador de lucros seja mentira? Claro que não... religiões movimentam muitos dividendos...

Anônimo disse...

Eu não acredito, então não são todos.

Salatiel Gualter disse...

Acreditam porque fomos feito por Deus, para adorar a Deus... vivemos na busca da adoração... alguns adoram ao homem.. cantores, atores,ETC...outros adoram animais... ha quem adore a si mesmo.. e ainda os que deixam a adoração a Deus, para tentar odiá-lo, não conseguem... porque a sua presença é visível a todo instante...no final, todos iremos a presença de Deus.. por bem ou por mal... conheça as caricaturas de Salatiel Gualter www.salatielgualter.blogspot.com

Anônimo disse...

Não, Mario, não creio que haja equivoco nessa constatação. Observe que todos os deuses e outras criaturas mitológicas criadas tentam explicar algum fenômeno da vida humana.

Os "vossos selvagens" normalmente possuem deuses que explicam fenômenos da natureza dos quais eles não conhecem o mecanismo (chuva, trovões, estações do ano, vulcões, etc.).

As sociedades contemporâneas normalmente tem deuses que explicam as questões ainda pendentes ao conhecimento humano: origem do universo; existência do mal; dicotomia vida-morte; fenômenos supostamente sobrenaturais; etc.

Em todos esses casos percebemos a antromorfização. O fato de o ser humano se ver como protagonista da trama universal é, em si, uma antropomorfização, um antropocentrismo até.

Mais uma ressalva: para utilizar o conceito de "espiritos" nesse debate, você primeiro tem que provar sua existência.

P.s.: Você se importa de dar exemplos de coisas que são intangíves, invisíveis, inaudíveis, inconmensuraveis e mesmo assim tem o suposto respaldo da ciência de que existam?

Glenn disse...

Pô, apagou meu comentário porquê, Sr. dono do blog? Medo da verdade?
"Todos" uma pinóia...
Esse deus "brasileiro" nada mais é que uma invenção humana mesmo!
O cristianismo é baseado em estórias de outros povos, nada na gibiblia é real, nem pode ser usado como documento histórico...
Algum medo da verdade por ter apagado meu comentário? Não seja covarde, conteste...

Thiago disse...

Na minha opinião, a necessidade de deus ou deuses deve-se ao fato de que certos fenômenos que ocorrem naturalmente não poderiam ser explicados pela ciência de épocas passadas. Sem uma explicação provável para estes fenômenos, voltava-se ao sobrenatural. Em civilizações mais antigas os deuses estavam geralmente relacionados a natureza, como os gregos, romanos e índios. Com o avanço científico, a maioria dos fenômenos supostamente sobrenaturais foram sendo estudados e desmistificados. Deste modo, pode-se visualizar um grande crescimento no número de ateus e agnósticos atualmente, e este número, na minha opinião, tende a crescer.

Anônimo disse...

So acreditam os tolos, fracos e medrosos, que não tem capacidade pra viver por conta propria. É deprimente ver criaturas que acham as mais inteligentes e desenvolvidas do mundo e que no entanto são incapazes de viver sem ser dentro de uma ilusão das mais sem nexo que existem!

Anônimo disse...

Os materialistas terão uma grande surpresa no fim de suas existências :D

Morte é o contrário de nascimento. Não de vida.

Acreditar em algo divino é inato à todo ser, não tentem racionalizar tudo na vida. Na matéria, estamos limitados à 5 sentidos, e não usamos nem 5% da capacidade de nosso cerébro.

Anônimo disse...

seres humanos tendem a acreditar em deus por duas necessidades, uma é pelo resquicio evolutivo do qual ainda herdamos dos nossos antepassados que começaram a viver em bando, que é a de sempre se subjugar a um macho alfa, pensem na imagem de deus imposta pela maioria das religioes, homem, poderoso, onipotente, do qual temos que ser obedientes e temer a todo tempo. a outra razao é a que os seres humanos sempre tentam dar significado e razao a tudo, e quando nao encontram resposta para a sua pergunta, mistificam o sentido. o post de maneira alguma menciona religiao, mas tenho que dizer que religiao é atraso, barbarie, e por causa dela que os maiores problemas do mundo existem, como intolerancia, é so ver os commentarios desse maravilhoso post, INTOLERANCIA e IGNORANCIA. pra mim religiao é a real prova que evoluimos de animais irracionais, pois ainda é o que somos. eu acredito na fé, na fé propria e na fé nas pessoas a nossa volta, e acredito que a resposta pra todos os problemas é apenas viver a vida de forma equilibrada, sem fazer mal a vc mesmo e as pessoas a sua volta. e só.

Marquinhos disse...

ao glenn , vc tem que esperar a moderação dos comentarios rapaz, o dono do blog com medo??? por favor qtos anos vc tem? vc parece desesperado por atenção, quer que sua ideias sejam ouvidas e contestadas, pq vc não posta no seu blog hein? se vc tiver bons posts talvez alguem discuta com vc e vc tera toda a atenção que um adolescente precisa. e mais uma vez esqueça religião e leia o post para comentar com conteudo.

Anônimo disse...

Pro meu xará Matheus, você quis dizer que são vazias no modo mental, em relação a inteligencia?
Se for isso, então Isac Newton, por exemplo, era uma pessoa ignorante?

Anônimo disse...

"Precisei estudar muito para acreditar em Deus..."

Albert Einstein.

Agora o que mais vai aparecer é anti-religiosos dizendo que Einstein era ateu.

Anônimo disse...

As pessoas estão se tornando cada vez mais materialistas e menos espiritualistas.
Eu também era discrente até um tempo atrás, antes de estudar um pouco mais, mas respeito a todos, espero que encontrem a paz de uma forma ou de outra.
Alguém aqui já ouvir falar de Frâncisco Cândido Xavier por exemplo?
Será que tudo aquilo era mentira.
"Até os mais céticos se abalam diante de manifestações até então impossíveis a eles"
Os materialistas terão uma grande surpresa mesmo.
Paz a todos!

Anônimo disse...

Porra cara..num é questão de deuses ou não, vc acha q eles tem um deus pq é no que vc acha que é, no que eles acreditam pode ser outra "divindade"...
existem outras coisas que são sobrenaturais mas não tem deuses, como Xamanismo, Druidismo entre outros...

Mateus disse...

Acredito que seja normal, para o Homem, sempre haver uma explicação para tudo. Então já que não se explica, por quê não criar uma história para confortar a todos? Na verdade, penso que devíamos aceitar que não sabemos de tudo.

OridesGW disse...

Por que todos acreditam em Deus ou Deuses?

Medo.

Temos medo de ter uma vida em vão. Viver fazendo o bem e no final não valer pra nada.

Medo do inexplicável.

Eu não sei explicar o por que 'isso' acontece, talvez por algum motivo, esse motivo deve ser maior que eu por que 'isso' acontece, se 'isso' acontece e é maior que eu, deve ser sobrenatural.

Medo da morte e de depois da morte.

Pra que ter uma vida voltada para o bem se não posso usufruir de um paraíso? Qual o valor disso então?

--
Por favor, não me venham com o preconceito de que pessoas sem religião podem matar e roubar por que não tem medo do que vem depois, essa é uma visão infantil, e totalmente absurda.

Marciost disse...

Já repararam que os religiosos possuem um emaranhado de ideias e interpretações que não permitem que vc argumente e nem permite que eles mesmos absorvam outros conhecimentos. Acho que nenhum Deus é maestro de nossas vidas e do cosmos. Penso que tudo isso funciona independente de uma força maior afinal na natureza não existe força maior pq isso geraria desequilíbrio. Se mesmo assim alguém precisa de conforto eu diria: nós somos Deuses de nós mesmos e podemos construir e destruir tudo a nossa volta de acordo com nossa vontade e na proporção adequada a nossa espécie e tecnologia.

Magno disse...

O que todos seres humanos de todos os tempos têm em comum?...O apego a vida - a tudo o que ele constrói - tal como as relações(com seus entes,amigos e familiares);angustia de se ver num mundo,numa existência que não sabe decifrar o propósito;e o famoso MEDO DA MORTE...Tudo isso,amigos,são os 'tomos' que levariam as criações dos deuses,pois,são características existentes em todos nós-em todos os tempos.Einstein já dizia que 'a criação de deuses fazem parte de nossas fraquezas',seria algo pra 'suprir' nossas necessidades existenciais.Sobre a questão da 'ideia',o "parasita mais poderoso que existe",é assim que funciona:uma boa ideia passada como verdade por anos,décadas,SÉCULOS a fio-SIM,consolida-se como real,ainda que por mais absurda que soe(quando verificada por forma crítica).Vá até a Índia,e verá que muitos juram ser Vishnu,Ganesha e Shiva,deuses.E não,Javé...Se voltarmos 2600 anos no passado,gregos acreditariam que Zeus era o chefe dos deuses.Se vc,através da história,analisar o deus que foi trago do deserto cananita-juntando-se a Baal e Ashira, e depois elevado como único pelo rei Josias,'ratificado' por um grego e perpetuado por romanos(que germinaram a instituição poderosíssima existente até hj-Igreja Católica)- depois de 'liquidificarem' outros ritos àquilo judaico...veriam que religião não é outra coisa senão CONSTRUÇÕES HUMANAS...e POLÍTICAS,claro.

Anônimo disse...

Vamosnpensar assim. Quem acredita em extraterrestres? Vamos supor que eles existem então teriam o mesmo Deus que nós! Será então que foi mandado um filho de Deus p lá tb só que na forma de um ET, kkkkk.

Anônimo disse...

resposta da 5... eu sou ateu e oq causou isto????

Anônimo disse...

vc assim como varias pessoas se baseiam em todas as açoes e pensamentos de einstein e outras personalidades por completo, como se fossem donas da razão e da verdade, nao é pq ele tinha um conhecimento brilhante em fisica q ele pode ser considerado uma referencia em todas as areas como religiao, esporte, cultura e etc, se eu for um renomado engenheiro, vc vai acatar meus conselhos sobre dramatizaçao e roteiros de teatro?

Anônimo disse...

ESSAS PESSOAS QUE FALAM QUE NAO ACREDITA EM DEUS.. EU SO PERGUNTO UMA COISA: QUEM TEM TE SUSTENTADO E TE PROTEGIDO DO MAL?? E MSM ASSIM A PESSOA VEM FALAR QUE NAO ACREDITA EM DEUS

Unknown disse...

Eu tambem acho isso ela precisa tem alguma coisa pra pode cre e te esperança
eu so creio em mim mesmo

Unknown disse...

Eu trabalho e me sustento, e estou bem! :)

Ver Prá Crer disse...

Ao anônimo acima:E quando o mal atige o indivíduo,hove falha na proteção?
Na minha opinião sua afirmação é muito pobre e vazia...

Anônimo disse...

Ao dono do post, Deus não existe. Por quê? Porque o ser limitado, humano é incapaz de saber se algo ilimitado (Deus) existe de fato ou não (agnosticismo). Por que Deus não existe? Porque a idéia de deus ou deuses decorre do medo humano. Frágil e débil. O homem tem medo do futuro, do desconhecido e por isso precisa se apegar a algo para deixar esse medo de lado. Deus e deuses podem ajudar nessa tarefa, mas eles sequer existem, como seria possível? O ser humano desconhece, mas há em cada pessoa mecanismos de defesa que não conhecemos, por óbvio, que são ativados quando acreditamos em algo. Então crer em algo, mesmo que não seja real pode ser bom? Talvez, mas isso não anula o fato de que esse algo não exista ou só exista na mente do que acredita nisso. Então, digamos que isso é um fanatismo. Poderia se tornar danoso? Sim, por ocasião de crença cega em algo ilusório, fatos reais podem ser dissolvidos em uma realidade ilusória como aquela vivida por um esquizofrênico. O melhor é não se posicionar ou dizer deus ou deuses não existem, mas sim o seres humanos, sua humanidade que deve ser preservada, a fim de que não se torne um zumbi.

Unknown disse...

ta certo, vamos dar um pequeno exemplo da mentira humana .. na bíblia diz que o senhor "deus" nos ama e que não quer ver seus filhos irem ao inferno certo ?? errado !!!
Deus é onipotente ou seja, ele sabia que vc iria contra os desejos deles "que também não passam de bobagens" mesmo assim ele te criou só pra ir para o inferno e sofrer eternamente ...

Dilás Reis disse...

Deus, e seus desígnos, não é uma questão de achar, é uma questão de aceitar a verdade de Deus, só entenderá os que se tornarem "filhos" de Deus, fora disso, vão continuarem a questionar o Senhor, condená-lo e não aceitarem os seus juízos, porque isso é atitude de quem é reinado pelo príncipe deste mundo, o príncipe das trevas e pai da mentira.
Fora disso, você vai continuar sendo criatura de Deus, e não filho, e não tem como vc entender, muito menos tomar possa da herança eterna, pois não és filho...
Dilás REis

Unknown disse...

Deus é apenas uma criação humana para prender o homem a seus medos, como pode ser que um Deus, que dizem nos proteger ,nao livre um aviao cheio de vidas humanas,crianças idosos ou nações inteiras de genocidas como os grandes ditadores ou recentemente o estado islamico, que mata indiscriminadamente, me respondam se puderem,a verdade é uma só estamos sozinhos e nao temos Deus nenhum para nos proteger.

Chegando Fluente disse...

O que prende as pessoas em crenças é o medo! Eles dizem para não pensar, para aceitar as baboseiras da bíblia. Falam inferno, céu, castigo, todos ao seus redor falam de Deus, enfim, é um ciclo vicioso. Você segue a manada, na verdade, nenhum crentelho pensa, eles repetem aquilo que a sociedade vomitou para eles ainda crianças. Vejo pessoas falarem "Deus me deu um carro", poxa, a pessoa trabalhou, economizou e deus deu carro? Então ele preferiu lhe dar um carro a alimentar uma criança carente ou impedir que um animal fosse maltratado? Por que deuses remetem ao medo? Deus é algo cultural, vem de uma cultura muito forte. Se você vê a verdade todos lhe questionam porque querem que todos sejam assim. A bíblia é extremamente prejudicial a nossa sociedade, impede que mudanças sejam feitas em nome dessa cultura asquerosa.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...