sábado, 6 de agosto de 2011

As razões da Bíblia ser rejeitada por muitos.



ALGUMAS RAZÕES PELAS QUAIS OS HUMANISTAS REJEITAM A BÍBLIA

por Joseph C. Sommer

INTRODUÇÃO

Este artigo apresenta algumas razões pelas quais os Humanistas asseguram que a Bíblia não é a palavra de Deus. Os Humanistas estão convencidos de que a Bíblia foi escrita basicamente por seres humanos que viviam numa época de ignorância, superstição e crueldade. Os Humanistas também acreditam que por ter sido escrito por pessoas que viveram numa era bárbara e de pouco esclarecimento, o livro produzido contem muitas afirmativas errôneas e ensinamentos prejudiciais.
Muita crítica tem sido dirigida aos Humanistas pela posição que sustentam em relação à Bíblia. Alguns críticos da filosofia Humanista vão até ao ponto de afirmarem que os Humanistas são o próprio Mal ou agentes do Demônio. A esperança é a de que este artigo proporcione esclarecimentos quanto às reais opiniões dos Humanistas a respeito da Bíblia.


CONTRADIÇÕES

O fato da Bíblia apresentar contradições é uma das razões pelas quais os Humanistas consideram o livro como sendo de autoridade não confiável. Obviamente, se duas afirmativas na Bíblia se contradizem, pelo menos uma das afirmativas deve ser falsa. Pelo fato de que em numerosas passagens ocorrem versículos bíblicos contraditórios, deduz-se que a Bíblia contem muitas afirmativas falsas.
As contradições aparecem já no início, quando relatos sobre a criação do mundo são apresentados. Por exemplo, Gênesis, capítulo 1, diz que o primeiro homem e a primeira mulher foram feitos ao mesmo tempo, depois dos animais ("Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou, homem e mulher ele os criou" G 1,27). No entanto, Gênesis, capítulo 2, diz que a ordem da criação foi a seguinte: homem, depois os animais e depois a mulher ("Então Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente"G2,7 - "Deus modelou do solo todas as feras selvagens e todas as aves do céu e as levou ao homem para ver como ele as chamaria" G2,19 - "Depois da costela que tirara do homem, Deus modelou uma mulher e a trouxe ao homem" G2,22).
Em Gênesis 1, as árvores frutíferas foram criadas antes do homem, mas no capítulo 2 há a indicação de que as árvores frutíferas foram criadas depois do homem. Em G 1:20 se diz que as aves foram criadas das águas mas em G:19 se diz que as aves foram criadas do solo. Também em G 1:2-3 afirma-se que Deus criou a luz e a separou da escuridão no primeiro dia, mas G1:14-19 diz que o sol, a lua e as estrelas só foram feitos no quarto dia.

COTINUE LENDO A MATÉRIA CLICANDO EM " Mais informações" LOGO ABAIXO 

Contradições também abundam nos relatos bíblicos de um dilúvio universal. G 6:19-22 diz que Deus ordenou a Noé para trazer para a arca dois seres de cada espécie. No entanto, em G 7:2-3 há que "de todos os animais puros e das aves dos céus, tomarás sete pares, o macho e sua fêmea; dos animais que não são puros, tomarás um casal, o macho e sua fêmea". G 7:17 diz que a inundação durou quarenta dias, mas G 8:3 diz que durou cento e cinqüenta dias. G8:4 afirma que, conforme as águas desceram, a arca de Noé repousou sobre as montanhas de Ararat no sétimo dia mas no próximo versículo se afirma que o topo das montanhas não podia ser visto até o décimo mês. G 8:13 afirma que a terra estava seca no primeiro dia do primeiro mês, mas em G 8:14 se diz que a terra não estava seca até o 27º dia do segundo mês.
O Antigo Testamento também apresenta significativas contradições na história do censo realizado pelo Rei David e a subsequente punição dos Israelitas por Deus. De acordo com a história, Deus estava tão enraivecido pelo censo que ele enviou uma praga que matou setenta mil homens. Samuel II 24:1 diz que Deus é que mandou David realizar o censo (Vai, disse Deus, e fazei o recenseamento de Israel e de Judá), mas nas Crônicas I 21:1 afirma-se que David foi influenciado por Satã para realizar o censo (Satã levantou-se contra Israel e induziu Davi a fazer o recenseamento de Israel).
Além disso, há uma contradição no que diz respeito à questão sobre o castigo de Deus às crianças pelos crimes cometidos por seus pais. Em Ezequiel 18:20, o Senhor diz: "Sim, a pessoa que peca é a que morre! O filho não sofre o castigo da iniquidade do pai, como o pai não sofre o castigo da iniquidade do filho". No entanto, em Êxodos 20-5, Deus diz: "Sou um Deus ciumento, que puno a iniquidade dos pais sobre os filhos até a terceira e a quarta geração dos que me odeiam". O Antigo Testamento é contraditório sobre o comando de Deus para que os Israelitas sacrificassem animais em seu louvor. Em Jeremias 7:22, Deus diz que não mandou os Israelitas fazerem qualquer sacrifício de animais. No entanto, em Êxodos 29:38-42 e em muitas outras passagens no Pentateuco, Deus é claro quanto ao pedido para que os Israelitas sacrifiquem animais.
Passando para o Novo Testamento, há contradições quanto à genealogia de Jesus da forma como é apresentada no primeiro capítulo de Mateus e a genealogia do terceiro capítulo de Lucas. Ambas genealogias apresentam o pai de Jesus como sendo José (o que é curioso, posto que Maria teria sido fecundada pelo Espírito Santo), mas Mateus afirma que o nome do pai de José era Jacó, enquanto que Lucas diz que seu nome era Heli. Também Mateus diz que houve vinte e seis gerações entre Jesus e o Rei David mas Lucas diz que o número foi de quarenta e uma gerações. Além disso, Mateus alega que Jesus era descendente de Salomão, filho de David, mas Lucas afirma que era de Natan, outro filho de David.
Na história do nascimento de Jesus, Mateus 2:13-15 diz que José e Maria partiram para o Egito imediatamente após a vinda dos magos do oriente com seus presentes. No entanto, Lucas 2:22-40 indica que, após o nascimento de Jesus, José e Maria permaneceram em Belém durante o tempo da purificação de Maria (que era de quarenta dias, de acordo com as leis da época) e que depois levaram Jesus para Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor e depois retornaram para sua casa em Nazaré. Lucas não menciona a jornada para o Egito ou a visita dos sábios do oriente.
Quanto à morte de Judas, Mateus 27:5 diz que Judas pegou o dinheiro que tinha obtido pela traição, atirou-o no templo, e depois foi se enforcar. No entanto, Atos 1:18 relata que Judas usou o dinheiro para comprar um terreno e que caindo de cabeça para baixo, arrebentou pelo meio, derramando-se todas as suas entranhas. Nas descrição de Jesus sendo levado para a execução, João 19:17 diz que Jesus carregou sua própria cruz. No entanto, Marcos 15:21-23 diz que um homem chamado Simão Cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, carregou a cruz de Jesus até o local da crucificação.
Quanta à própria crucificação, Mateus 27:44 nos diz que Jesus foi insultado pelos ladrões que estavam sendo crucificados junto dele. No entanto, Lucas 23:39-43 diz que somente um dos ladrões insultou Jesus e que o outro ladrão defendeu Jesus a quem Jesus teria dito: "Hoje ainda estarás comigo no Paraíso". Quanto às últimas palavras de Jesus na cruz, Mateus 27:46 e Marcos 15:34 afirmam que Jesus gritou: "Deus, meu Deus, por que me abandonastes?". Lucas 23:46 diz que as últimas palavras de Jesus foram: "Pai, em suas mãos eu entrego meu espírito". Segundo João 19:30 as últimas palavras de Jesus, foram: "está terminado".
Há contradições inclusive nos relatos da ressurreição - o evento que é a base da religião cristã. Marcos 16:2 diz que no dia da ressurreição certas mulheres chegaram ao túmulo ao nascer do sol, mas João 20:1 diz que quando chegaram já era noite. Lucas 24:2 nos diz que o túmulo estava aberto quando as mulheres chegaram, mas Mateus 28:1-2 diz que ele estava fechado. Marcos 16:5 diz que as mulheres viram um jovem rapaz no túmulo, Lucas 24:4 diz que viram dois homens, Mateus 28:2 alega que elas viram um anjo, e João 20:11-12 afirma que elas viram dois anjos.


CRUELDADES

Os humanistas também rejeitam a Bíblia porque ela descreve e aprova os mais ultrajantes atos de extrema crueldade e injustiça jamais imaginados. Um dos princípios do nosso sistema legal - e a base legal de todas as sociedades civilizadas - é a noção de que o sofrimento do inocente é a própria essência da injustiça. No entanto, na Bíblia, vemos que Deus repetidamente viola este fundamento de princípio moral causando sofrimento a numerosas pessoas e animais inocentes.
Passagens de crueldade e injustiça praticados pelo Deus da Bíblia são vistos mesmo nos princípios básicos dos ensinamentos cristãos. Alguns atos bem conhecidos do Deus bíblico são de fato imorais por causarem o sofrimento de inocentes, tais como: ter amaldiçoado toda a humanidade e a criação devido ao ato de duas pessoas, Adão e Eva (Gênesis 3:16-23 e Romanos 5:18); Ter afogado mulheres grávidas, crianças inocentes e animais na ocasião do Dilúvio (Pereceu toda carne que se move sobre a terra - Gênesis 7:20-23); Ter atormentado os Egípcios e seus animais com pragas e doenças por ter o Faraó se recusado a deixar os Israelitas deixar o Egito (Êxodos 9:8-11,25); Ter matado crianças egípcias na época da Páscoa (No meio da noite Deus feriu todos os primogênitos na terra do Egito... e houve grande clamor no Egito por não haver casa onde não houvesse um morto); Depois do Êxodos ter ordenado aos Israelitas aniquilar sem piedade os homens, mulheres e crianças de sete nações e roubar suas terras, demolir seus altares, despedaçar seus postes sagrados e queimar seus ídolos (Deuteronomio 7:1-2); ter matado o filho do Rei David por causa do adultério de David com Betsabéia (Samuel II 12:13-18); ter solicitado a tortura e o assassinato de seu próprio filho (Romanos 3:24-25) e ter prometido enviar para o sofrimento eterno todas as pessoas que não aceitassem o Cristianismo (Revelações 21:8).
Além das injustiças e crueldades contidas em muitos dos principais ensinamentos do Cristianismo, a Bíblia apresenta numerosos outras passagens de violência que estão em completa oposição aos padrões de toda a sociedade civilizada. Dentre os mais chocantes e violentos episódios estão aqueles nos quais Deus é descrito como tendo ordenado ou sancionado a decapitação de várias pessoas, incluindo-se crianças e idosos. Alguns exemplos: Em Samuel I 15:3, o profeta Samuel dá ao Rei Saul está ordem vinda do Senhor: "Vai pois agora e investe contra Amalec condena-o ao anátema com tudo o que lhe pertence, não tenhas piedade dele, mata homens, mulheres, crianças e recém-nascidos, bois e ovelhas, camelos e jumentos." Ezequiel 9:4-7 apresenta a seguinte mensagem vinda de Deus: "Percorre a cidade, a saber Jerusalém e assinala com uma cruz a testa dos homens que estão gemendo e chorando por causa de todas as abominações que se fazem em nome dela". Ouvi que dizia aos outros: "Percorrei a cidade atrás dele e feri. Não mostreis olhar de compaixão nem poupeis ninguém. Velhos, moços, virgens, crianças e mulheres, matai-os, entregai-os ao exterminador. Mas não toqueis nenhum daqueles que trouxer o sinal da cruz".
Oséias 14 apresenta a seguinte punição: "Samaria deverá expiar, porque se revoltou contra o seu Deus. Cairão pela espada, seus filhos serão esmagados, às suas mulheres grávidas serão abertos os ventres." Deuteronomio 32:23-25 relata que depois que os Israelitas provocaram o ciúme de Deus ao adorarem outros deuses, o Senhor disse: "...vou lançar males sobre eles, e contra eles esgotar as minhas flechas! Vão ficar enfraquecidos pela fome, corroídos por febres e pestes violentas; porei o dente das feras contra eles, com veneno de serpentes do deserto... perecerão todos: o jovem e a donzela, a criança de peito e o velho encanecido."
Em Números capítulo 31, o Senhor indica sua aprovação para a ordem dada por Moisés, nos versículos 17 e 18, no que diz respeito a maneira pela qual os soldados israelitas deveriam tratar mulheres e crianças capturadas na guerra: "Matai portanto todas as crianças do sexo masculino. Matai também todas as mulheres que conheceram varão, coabitando com ele. Não conserveis com vida senão as meninas que não coabitaram com homem e elas serão vossas."
Isaías 13:9,15-18 contem esta mensagem do Senhor: "Eis o dia do Senhor que vem implacável e com ele o furor ardente da ira... Todo aquele que for encontrado será trespassado... As tuas crianças serão despedaçadas sob os seus olhos, as suas casas serão saqueadas e as suas mulheres violentadas... Os arcos prostrarão os meninos; eles não terão pena das criancinhas, os seus olhos não pouparão os filhinhos". Está claro que tais versículos apresentam o Deus bíblico como tendo os mesmos escrúpulos morais de um assassino de massas sociopata...
O Deus da Bíblia também apresenta outras tendências sádicas com diversos outros métodos para atormentar o inocente. Ele abre a terra para soterrar famílias inteiras (Números 16:27-32); lança o fogo para a destruição das pessoas (Leviticos 10:1-2; Números 11:1-2); manda animais selvagens tais como ursos (Reis II 2:23-24), leões (Reis II 17:24-25), e serpentes (Números 21:6) sobre as pessoas; autoriza a escravidão (Leviticus 25:44-46); ordena a perseguição religiosa (Deuteronomio 13:12-16); causa o canibalismo ( Eu farei que eles devorem a carne de seus filhos e a carne de suas filhas - Jeremias 19:9); e exige o sacrifício de animais como meio de expiação dos pecados de seus proprietários (Exodus 29-36).
Além de causar o sofrimento de inocentes, outro tipo de crueldade que a o Deus bíblico pratica é o de infligir castigos totalmente desproporcionais aos atos pelos quais tais castigos são aplicados. Em nosso sistema de direito atual, extrema desproporção dentre castigo e ato cometido é considerada uma violação dos direitos humanos. Alguns atos triviais são punidos com a pena de morte:
No velho Testamento, o Senhor prescreve a execução como punição para o "crime" de se trabalhar nos sábados (Exodus 31:15); por praguejar contra os pais (Levíticos 20:9); por adorar outros deuses (Deuterenômio 17:2-5); por ser um bruxo, médium ou mago (Exodus 22:18, Levíticos 20:27); por envolver-se em atos homossexuais (Levíticos 13:6-10) e não ser virgem no dia do casamento (Deuteronomio 22: 20-21). Certamente, pedir a pena de morte para tais atos é rejeitar a noção de que a severidade de um castigo deve manter alguma proporção com a ofensa praticada.
No Novo Testamento, o Deus bíblico em nada melhorou no que diz respeito à aplicação de penas severas, aumentando inclusive a sua rigidez. É difícil imaginar alguma coisa mais cruel e desproporcional do que condenar os homens ao inferno e à tortura eterna pela simples descrença de que o filho de Deus tenha nascido de uma virgem na Palestina há cerca de dois mil anos atrás, que tenha transformado água em vinho, expulsado demônios das pessoas, andado sobre as águas, que tenha sido morto pela instigação do próprio povo escolhido de Deus e que depois ressuscitasse dos mortos.
A recusa em acreditar nessa história faz com que o Deus bíblico prometa castigar os infiéis com os castigos mais horríveis que possam ser imaginados.
Um dos grandes problemas com a violência e a injustiça da Bíblia é que freqüentemente o seu exemplo tem estimulado e tem sido usado para justificar atos de crueldade de seus seguidores. Muitos tem imaginado que se Deus que é justo e bom, tenha cometido e permitido os mais brutais atos de violência, os bons cristãos nada tem a temer caso ajam da mesma forma. Este processo de raciocínio é que fez com que Thomas Paine dissesse que "A crença em um deus cruel faz um homem cruel". Um exemplo desse tipo de raciocínio é apresentado pelo historiador Joseph McCabe em seu trabalho intitulado "A História da Tortura". McCabe diz que durante a Idade Média houve mais crueldade e tortura na Europa Cristã do que em qualquer outra civilização na história. Ele demonstra que a doutrina cristã de castigo eterno foi uma das principais causas da extraordinária ocorrência de tortura na Europa medieval. McCabe descreve que a justificativa lógica para a tortura era a de que "se era natural acreditar que Deus punia os homens com o tormento eterno, certamente estaria certo se os homens punissem outros homens com doses menores desse tormento por uma causa justa."
Alguns exemplos históricos de violência e atos de injustiça incitados ou apoiados pela Bíblia seriam a Inquisição, as Cruzadas, a queima de "bruxas", as guerras religiosas na Europa, as perseguições aos Judeus, a perseguição aos homossexuais, a conversão forçada de pessoas na Europa e nas Américas, a escravidão de negros, índios e orientais, o castigo em crianças, o tratamento brutal aos mentalmente perturbados, o extermínio de cientistas e pesquisadores, o uso da tortura nos interrogatórios criminais, o chicoteamento, a mutilação e a execução violenta de pessoas condenadas por algum crime. Tais atos foram parte integrante de um mundo cristão por centenas de anos. De acordo com Thomas Paine, "a Bíblia é uma história de perversidade que tem servido para corromper e brutalizar a humanidade; e, no que me diz respeito, eu sinceramente a detesto assim como detesto tudo que seja cruel".


ENSINAMENTOS INCOMPATÍVEIS COM AS LEIS DA NATUREZA:

Outras razões que levam os Humanistas a rejeitar a Bíblia é a de que ela contem numerosas afirmativas que são incompatíveis com as leis da natureza. Os Humanistas acreditam que a propagação dessas afirmativas causaram muito mal a toda humanidade. Como resultado da observação e experiência humana, um princípio fundamental da ciência é o de que as leis da natureza não se modificam nem podem ser violadas e que sempre assim se mantêm durante todo tempo. De acordo com o paleontologista Stephen J. Gould, esta uniformidade ou constância das leis naturais, é a "suposição metodológica" que faz com que a ciência seja viável. O que Gould quer dizer de fato é que sem essa suposição não haveria benefício em se estudar o mundo, fazer experimentos ou se aprender com a experiência. Tais atividades não teriam sentido em um mundo que não agisse de acordo com os leis naturais. Em tal mundo, o conhecimento de situações passadas não proporcionaria indicativo seguro sobre o que poderia acontecer em situações semelhantes no futuro. Haveria sempre a possibilidade de ocorrência de forças arbitrárias sobrenaturais interferindo nos eventos para alterar o fluxo natural previsto pela experiência anterior.
Em nosso mundo, a evidencia é clara de que os fatos ocorrem de acordo com leis naturais que são imutáveis. Como resultado, o conhecimento das leis operacionais de funcionamento da natureza aumenta nossa capacidade de predizer eventos futuros e nos adaptarmos ao curso de tais eventos. Os ensinamentos bíblicos são, entretanto, diametralmente opostos aos princípios científicos fundamentais da uniformidade operacional das leis da natureza. Consequentemente, a crença na Bíblia é incompatível com a visão científica e tem servido como um fator de desencorajamento ao desenvolvimento de uma abordagem científica na solução de problemas.
Na Bíblia, há histórias fabulosas de cobras falantes (Gênesis 3:4-5); uma árvore com frutos que quando comidos proporcionam o conhecimento do bem e do mal (Gênesis 2:17;3:5-7); outra árvore cujos frutos dão a imortalidade (Gênesis 3:22); uma voz vinda de um arbusto em chamas (Êxodos 3:4); um jumento falante (Números 22:28); rodas que se transformam em serpentes (Êxodos 7:10-12); água se transformando em sangue (Êxodos 7:19-22); água nascendo da pedra (Números 20:11); um defunto que renasce quando seu corpo toca os ossos de um profeta (Reis II 13:21); pessoas ressuscitando dos mortos (Reis I 17:21-22; Reis II 4:32-35; Atos 9:37-40).
Há também relatos do Sol parando (Jó 10:13); a divisão do mar (Êxodos 14:21-22); ferro flutuando (Reis II 6:5-6); a sombra retrocedendo dez degraus (Reis II 20:9-11); uma bruxa trazendo a alma de Samuel de volta do mundo dos mortos (Samuel I 28:3-15); dedos sem um corpo escrevendo num muro (Daniel 5:5); um homem que viveu por três dias e três noites no estômago de um peixe (Jonas 1:17); pessoas andando sobre as águas (Mateus 14:26-29); uma virgem fecundada por Deus (Mateus 1:20); a cegueira curada por cuspe (Marcos 8:23-25); uma piscina que curava os que nela mergulhassem (João 5:2-4) e anjos e demônios interferindo nos assuntos terrestres (Atos 5:17-20; Lucas 11:24-26).
É claro que tais histórias não estão de acordo com as leis da natureza. Estas fábulas bíblicas servem para manter a idéia primitiva de que freqüentemente forças sobrenaturais podem intervir em nosso mundo. Presumivelmente, os autores de tais histórias ou mentiram ou foram desonestos quando relataram essas histórias. Quando examinados à luz da experiência e da razão, tais suspensões das leis da natureza carecem de credibilidade. Nossa experiência demonstra que o mundo se comporta de acordo com princípios de regularidade que nunca são alterados. Uma terrível conseqüência na crença de que forças sobrenaturais interferem nos afazeres terrestres tem sido a de pessoas que freqüentemente desviam suas energias na tentativa de buscar no sobrenatural a solução de problemas de nosso mundo. Ao invés de estudar o mundo natural para descobrir fatos que possam ser usados para o desenvolvimento de soluções científicas, tais pessoas se engajam em atividades religiosas no esforço de obter ajuda de forças sobrenaturais ou para impedir a influência de forças supostamente malignas em suas vidas.
Um exemplo de tal desvio de energias pode ser visto na história das tentativas de prevenir a ocorrência e a disseminação de doenças na Europa. O historiador Andrew White diz que, durante muitos séculos na Idade Média, a imundície das cidades européias sempre causou grandes pestilências que levaram multidões para os túmulos. Baseado nos ensinamentos da Bíblia, os teólogos cristãos durante séculos acreditavam que tais pestes eram causadas não por falta de higiene, mas pela ira de Deus ou pelas maldades de Satã.
Devido a crença nas causas espirituais das doenças, os teólogos ensinavam as pessoas que as pragas poderiam ser evitadas ou aliviadas por atos religiosos, tais com arrependimento dos pecados, doação de presentes para as igrejas e monastérios, participação em procissões religiosas e comparecimento aos encontros nas igrejas (o que certamente somente servia para espalhar ainda mais as doenças). A possibilidade de causas físicas para a existência e cura das doenças sempre foi ignorada pelos religiosos.
Andrew White diz que, a despeito de todas as rezas, rituais e outras atividades religiosas, a freqüência e o rigor das pragas não diminuiu até que a higiene científica começasse a se tornar presente. Falando das melhorias higiênicas que ocorreram na metade do século XIX, White diz que "as autoridades sanitárias conseguiram em meio século fazer mais pela redução da doença do que tinha sido feito em 1500 anos por todas as feitiçarias que os religiosos tentaram realizar."


ENSINAMENTOS INCONSISTENTES COM A ESTRUTURA FÍSICA DO MUNDO:

Uma razão adicional pela qual os Humanistas rejeitam a Bíblia é a de que ela contem muitos ensinamentos que são contrários ao que a ciência descobriu como sendo a estrutura física do mundo.
Um exemplo clássico sobre os ensinamentos incorretos da Bíblia pode ser visto na oposição dos religiosos cristãos aos argumentos de Galileu sobre os argumentos da doutrina de Copérnico quanto ao duplo movimento terrestre. No século XVI, Copérnico apresentou a idéia de que a Terra girava em torno de si e do Sol, e no século seguinte o telescópio de Galileu proporcionou evidencias seguras de que Copérnico estava certo. Em oposição à doutrina de Copérnico e na tentativa de demonstrar que a Terra permanecia estável enquanto o Sol se move em seu redor, a Igreja católica se referiu ao décimo capítulo do livro de Jó. Lá somos informados que Jó conseguira que o Sol, e não a Terra, permanecesse parado para que o dia fosse mais longo e assim pudesse cumprir sua missão na batalha contra os Amoritas.
Outras passagens demonstram que os escritores da Bíblia pensavam que a Terra era fixa: Salmos 93:1 (O Mundo não pode ser movido), Crônicas 16:30 e Salmos 104:5 (O Senhor fixou as fundações da Terra de forma que jamais pudesse ser movida).
Por causa dos pontos de vista de Galileu sobre a doutrina de Copérnico, a Inquisição o torturou, forçando-o a desmentir suas afirmativas e condenou-o à prisão. Além disso, baseado nos ensinamentos da Bíblia, por quase duzentos anos, o Índex dos Livros Proibidos da Igreja Católica condenaram todos os escritos que afirmassem a idéia do duplo movimento terrestre. Além disso, por gerações, as principais correntes da Igreja Protestante - Luteranos, Calvinistas e Anglicanos - denunciaram a doutrina de Copérnico como sendo contrária às escrituras.
A Bíblia também contem erros grosseiros quando sustenta a idéia da Terra ser plana. No sexto século, um monge cristão chamado Cosmas escreveu um livro intitulado Topographia Christiana no qual ele descrevia a estrutura do mundo físico. Cosmas baseou suas conclusões nos ensinamentos da Bíblia e sustentava que a Terra era plana, cercada por quatro mares.
Uma das razões para a crença de Cosmas numa terra plana era a afirmativa bíblica do livro das Revelações 1:7 de que, quando Cristo retornasse, "todos os olhos o iriam ver". Cosmas concluiu que se a Terra fosse redonda ao invés de plana, as pessoas que estivessem do outro lado não poderiam presenciar a Segunda vinda de Cristo...
Outros apoios bíblicos para a idéia da terra plana podem ser encontrados em Isaías 11:12 (ao falar dos quatro cantos da Terra) e em Jeremias 16:19 e Atos 13:47 (final da Terra).
Como conseqüência de tais ensinamentos bíblicos, a maioria dos antigos padres acreditavam que a terra era plana. O pensamento de Cosmas também foi considerado por muito tempo como parte da doutrina da Igreja Ortodoxa. Consequentemente, quando Cristóvão Colombo propôs, no século XV, a idéia de partir do leste da Espanha para chegar as Índias pelo lado oeste, a noção da Terra Plana foi um dos principais motivos de oposição ao empreendimento.
A Bíblia também apresenta a idéia do céu como uma abóbada solida. Em Gênesis 17 o Senhor coloca o Sol e a Lua "no firmamento" para que houvesse luz sobre a Terra. A palavra em Hebreu traduzida como "firmamento" é "raqia", que significa "metal batido". Por essa razão, a Igreja levou muito tempo aceitando a idéia do "firmamento". Tal idéia também foi aceita por Cosmas e consequentemente tornou-se parte da doutrina ortodoxa da Igreja por diversos séculos.
Dentro dessa doutrina estava a idéia ingênua de que havia janelas no firmamento que eram abertas por anjos sempre que Deus desejasse fazer chover na Terra. Cosmas acreditava que quando tais janelas eram abertas, uma porção das águas contidas acima do "firmamento", conforme mencionadas em Gênesis 1:17, caiam sobre a Terra. A base de Cosmas para esse ponto de vista era a afirmativa de Gênesis 7:11-12, de que no tempo do dilúvio, "as janelas dos céus foram abertas" caindo assim a chuva sobre a Terra.
A Bíblia também afirma que a Terra repousa sobre pilares. Os "pilares" da Terra são mencionados em diversos versículos do Velho Testamento (Samuel I 2:8, Salmos 75:3, Jó 9:6). Tais passagens, na verdade, são um reflexo da crença dos antigos Hebreus de que a Terra se sustentava sobre pilares.
Além disso, a Bíblia contradiz a ciência médica ao declarar que as doenças e outros males físicos resultam de agentes sobrenaturais, tais como atividades demoníacas, ao invés de causas físicas. Ao descrever as curas de Jesus, o Novo Testamento afirma que os seguintes fatos teriam sido produzidos por demônios: cegos (Mateus 12:22), mudos (Mateus 9:32-33), aleijado (Lucas 13:11,16), epilepsia (Mateus 17:14-18) e insanidade (Marcos 5:1-13).
Como conseqüência, os líderes da Igreja geralmente desencorajavam o ponto de vista de que a doença pudesse ser causada por processos naturais e apoiavam a idéia de agentes demoníacos como principais causas dos males. Por exemplo, Santo Agostinho, cujas idéias fortemente influenciaram o pensamento ocidental por mais de um milênio, disse no século IV: "Todas as doenças dos cristãos devem ser atribuídas a estes demônios..." Mesmo com o surgimento da Reforma Protestante no século XVI, não houve muita mudança na atitude da Igreja quanto à origem das doenças. Martinho Lutero sempre atribuía sua própria doença à "praga do diabo" e ensinava que: "Satã produz todos os males que afligem a humanidade, pois ele é o príncipe da morte".
A Bíblia também contem versículos que mencionam dragões (Jeremias 51:34), Unicórnios (Isaías 34:7) e outros animais fabulosos (Isaías 11:8). Com base nestes versos, muitos naturalistas da Idade Média acreditavam que essas criaturas míticas de fato existiram.
Além disso, por séculos, e ainda hoje em muitos lugares, os versículos bíblicos levaram o mundo cristão a acreditar que os cometas são enviados de Deus para prevenir a humanidade de sua ira divina e castigo iminente; que o surgimento de estrelas e meteoros são presságios benéficos de eventos tais como o nascimento de heróis e grandes homens; que os eclipses significam a divina tristeza devido a fatos terrestres; que os temporais e todos os fenômenos meteorológicos desagradáveis são causados pela ira de Deus ou pela fúria de Satã; e que, mesmo que a Terra seja redonda, as pessoas ainda assim não vivem "do outro lado."
A Bíblia também não está cientificamente correta quanto diz que o morcego é um pássaro (Levíticos 11:13,19), que o coelho e a lebre ruminam (Levíticos 11:5-6), e que a semente de mostarda "é a menor de todas as sementes"(Mateus 13:32). Também é inconsistente com a ciência e de fato absurdo assegurar que Deus tenha confundido as línguas dos seres humanos por ele temer que os homens unidos pudessem construir uma torre alta o suficiente para atingir o Céu (Gênesis 11:1-9).
O efeito de se buscar na Bíblia idéias a respeito da estrutura do mundo físico foi bem resumida pelo historiador Andrew White. Ele diz que "desenvolveu-se em todos os campos pontos de vista teológicos sobre a ciência que nunca levaram para uma verdade sequer e que, sem exceção, forçaram a humanidade a se distanciar da verdade causando por séculos o afundamento do mundo cristão num abismo de erros e infortúnios."
Face às numerosas afirmativas incorretas concernentes à estrutura do mundo físico contidas na Bíblia, parece não haver razão para se acreditar que os escritores bíblicos estivessem mais corretos quando escreviam sobre coisas invisíveis. Cometendo tantos erros sobre o universo observável, a Bíblia não pode ser considerada como um guia totalmente confiável quando trata de assuntos espirituais e questões de fundo ético.


PROFECIAS NÃO REALIZADAS

Também, em confirmação à posição dos Humanistas sobre a Bíblia, há o fato de que ela contem profecias que comprovadamente falsas. A não ocorrência de eventos biblicamente profetizados, constitui prova clara de que a Bíblia não é infalível.
A Bíblia mesmo é que apresenta um teste para determinar se uma profecia foi inspirada por Deus. Deuteronomio 18:22 diz: "Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra se não cumprir, nem suceder assim, esta é palavra que o Senhor não falou; com soberba a falou tal profeta, não tenhas temor dele." Ao aplicar esse mesmo teste na Bíblia, nós percebemos que ela contem afirmativas que não foram inspiradas por Deus.
Em Gênesis 2:17, o Senhor teria advertido Adão e Eva sobre o fruto que havia na árvore do conhecimento: "Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás". Porém em Gênesis, no capítulo 3, somos informados de que Adão e Eva comeram do fruto proibido e não morreram no dia em que assim agiram.
Gênesis 35:10 informa que Deus disse a Jacó: "O teu nome é Jacó; não se chamará mais o teu nome Jacó, mas Israel será o teu nome. E chamou o seu nome Israel". No entanto, 11 capítulos depois, em Gênesis 46:2 lemos "E falou Deus a Israel em visões de noite, e disse: Jacó, Jacó! E ele disse: Eis-me aqui."
Em II Crônicas 1:12 há que Deus disse a Salomão: "Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, e fazenda, e honra, qual nenhum rei antes de ti leve, e depois de ti tal não haverá." Como o grande agnóstico Robert Ingersoll disse no século XIX, houve diversos reis na época de Salomão que poderiam jogar fora todo o reinado de Salomão (Palestina) sem perder muito com isso. Podemos acrescentar que a riqueza de Salomão é pequena comparada aos padrões atuais e sempre foi superada por muitos reis que reinaram depois dele.
Alguns exemplos de outras profecias não realizadas no Velho Testamento incluem: Os Judeus irão ocupar a terra do rio Nilo até o rio Eufrates (Gen. 15:18); eles nunca perderão suas terras e nunca mais serão perturbados (Samuel II 7:10); A casa e o reinado de David durarão para sempre; nenhuma pessoa incircuncisada nem imunda entrará em Jerusalém (Isaías 52:1); Damasco seria reduzida a um montão de ruínas (Isaías 17:1); as águas do Egito iriam secar (Isaías 19:5-7).
Aplicando ao Novo Testamento o mesmo teste bíblico para identificação de falsos profetas, somos forçados a concluir que o próprio Jesus fez declarações não inspiradas por Deus. Por exemplo, as profecias de Jesus a respeito da época em que o mundo iria terminar são claramente incorretas. Em Mateus 16:28, Jesus diz a seus discípulos: "... que alguns há, dos que aqui estão, que não provarão a morte até que vejam vir o Filho do homem no seu reino". Obviamente, as pessoas que estavam lá já morreram todas e nenhuma delas viu Jesus retornar para fundar o seu reinado.
Além disso, em Marcos 13:24-30, Jesus teria listado uma série de signos que deveriam acompanhar o fim do mundo, incluindo o escurecimento do sol, a lua não "dando" mais luz, as estrelas caindo, o filho do homem nas nuvens com grande poder e glória e a presença de anjos. No versículo 30, Jesus diz: "Não passará esta geração, sem que todas estas coisas aconteçam." Aquela geração passou há muito tempo e os acontecimentos previstos não ocorreram.
A análise do Novo Testamento também revela que Jesus estava incorreto na sua previsão no que dizia respeito a quantidade de tempo em que ele ficaria na tumba. Em Mateus 12:40, Jesus diz: "Pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra." Porém, Marcos 15:42-45 diz que Jesus morreu na tarde do dia antes do Sábado (ou seja na Sexta-feira) e Marcos 16:9 e Mateus 28:1 nos dizem que Jesus saiu da tumba no Sábado à noite ou no Domingo pela manhã. De Sexta a Domingo pela manhã não há como se contar três dias e três noites.
Para dar mais um exemplo do Novo Testamento, Jesus diz em João 14:13-14 que: "E tudo o que pedires em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." Em milhões de situações tais solicitações foram feitas e não foram atendidas. Como um único exemplo, basta lembrar o assassinato do Senador Robert F. Kennedy. Durante horas, logo após ter sido ferido, milhões de pessoas rezaram em nome de Jesus pela recuperação do Senador Kennedy. Se já houve um teste para a força da oração cristã, esse foi um de fato. Todos sabemos o resultado. Contrariamente ao que estava mencionado na Bíblia, o pedido não foi atendido. Assim ocorrem com outras profecias mencionadas na Bíblia. A existência de incorretas profecias colocam em dúvida a veracidade dos ensinamentos bíblicos. Se um versículo na Bíblia está errado, é bem possível que outros versículos estejam errados também.


AFIRMATIVAS INCORRETAS SOBRE A HISTÓRIA

Mais uma razão para a rejeição da Bíblia pelos humanistas é a de que ela contem afirmativas incorretas a respeito da história. As pesquisas de historiadores e outros estudiosos indicam que muitas afirmativas na Bíblia são historicamente incorretas.
A respeito do Velho Testamento os historiadores determinaram que a história de um dilúvio universal não passa de um mito. Por exemplo, Andrew White aponta que o Egito tinha uma próspera civilização muito antes do dilúvio bíblico de Noé e que nenhum dilúvio chegou a interrompe-la.
O livro de Êxodos nos fala de uma fuga dos escravos israelitas do Egito mas os historiadores e os arqueólogos jamais conseguiram confirmar nada sobre esse fato. Nenhum registro egípcio se refere ao Moisés bíblico ou às pragas devastadoras que Deus supostamente teria infligido ao país ou à fuga dos escravos hebreus ou ao afogamento do exército egípcio. Além disso, White relata que os registros contidos nos monumentos egípcios demonstram que o faraó que reinava na época da suposta fuga dos judeus jamais se afogou no Mar Vermelho.
O livro de Esther fala de como uma jovem judia chamada Esther foi escolhida pelo Rei persa Xerxes I para ser a rainha depois do rei ter se divorciado da rainha Vashti. Embora os historiadores saibam uma grande quantidade de fatos sobre Xerxes I, não há registro de que ele tivesse uma rainha judia chamada Esther ou de que tenha sido casado com Vashti.
Além disso, o livro de Esther afirma que o império persa foi dividido em cento e vinte e sete províncias mas os historiadores nos dizem que nunca houve tal divisão do império. Também, ao contrário do que é dito no livro, Xerxes I não ordenou aos judeus em seu território que atacassem seus súditos persas.
O livro de Daniel contem o relato de certos eventos que supostamente ocorreram durante a permanência dos judeus na Babilônia. No quinto capítulo do livro, somos informados de que o rei Nabucodonosor foi sucedido no trono pelo seu filho Belsasar. No entanto, os historiadores nos dizem que Belsazar não era filho de Nabucodonosor e nunca foi rei. O livro também nos fala de um "Dario, o Medo", capturou a Babilônia no sexto século. A história nos diz que foi Ciro da Pérsia que tomou a Babilônia.
Passando para o Novo Testamento, o segundo capítulo do livro de Lucas diz que, pouco antes do nascimento de Jesus, o imperador Augusto ordenara um censo a ser realizado em todo o mundo romano. Lucas nos diz que todas as pessoas tinham que viajar para a terra dos seus ancestrais com o objetivo de fazer esse censo. Ele indica que tal censo teria sido a razão que levou José e Maria a viajar de Nazaré até Belém, onde Jesus teria nascido.
No livro intitulado, "Ficções Apostólicas", Randal Helms diz que tal censo jamais foi realizado na história do Império Romano. Ele também diz que é ridículo se pensar que os romanos tão práticos fossem solicitar a milhões de pessoas a viajar distancias enormes até as cidades de seus já falecidos progenitores, meramente para assinar um formulário de registro.
O terceiro capítulo de Lucas contem uma genealogia que traça os ancestrais de Jesus em 76 gerações até chegar a Adão, que, de acordo com Gênesis, capítulo 1, foi criado juntamente com o restante do universo durante o transcorrer de uma semana. A Bíblia, dessa forma, sustenta a idéia de que a história da raça humana, bem como a de todo o universo, se estende por um período relativamente curto de tempo, não mais do que alguns milhares de anos. De fato, considerando-se os ensinamentos bíblicos, tais como os de Lucas, capítulo 3, durante muitos séculos a posição Cristã ortodoxa era a de que toda a Criação ocorrera dentre 4 a 6 mil anos antes do nascimento de Cristo. A ciência apresenta hoje números bastante diferentes...
O segundo capítulo do livro de Mateus diz que logo após o nascimento de Jesus, o rei Herodes teria ordenado o massacre de todos as crianças do sexo masculino até dois anos de idade em Belém e suas vizinhanças. No livro de Lucas, o qual contem a única outra história do nascimento de Jesus, não há qualquer menção de tal ordem tão cruel. Tal acontecimento não é também mencionado em nenhum dos registros da época. Tem-se a impressão de que a história de Mateus foi inventada.
Mateus 27:45 diz que enquanto Jesus estava na cruz, caiu sobre a terra uma escuridão que durou do meio-dia até as três horas da tarde. Andrew White diz que observadores romanos tais como Sêneca e Plínio embora tivessem descrito ocorrências muito menos significativas em regiões mais remotas, não fazem qualquer menção a esse fato em particular.
Outro fato marcante, é que Josephus, o melhor historiador judeu do primeiro século, jamais disse nada sobre a vida e a morte de Jesus; nada sobre o infanticídio cometido por Herodes; nenhuma palavra sobre a estrela que apareceu nos céus quando do nascimento de Jesus; nada sobre a escuridão que se abateu sobre a terra; nada sobre a centena de túmulos que se abriram e da multidão de judeus que se levantaram dos mortos e visitaram a cidade sagrada. Na verdade, nenhum historiador da época jamais mencionou tais prodígios.


CONCLUSÃO

Em resumo, os humanistas rejeitam a Bíblia porque ela contem contradições, crueldades, afirmativas completamente inconsistentes com as leis da natureza, afirmativas incorretas sobre a estrutura do mundo físico, profecias incorretas e diversos erros históricos. Outros problemas também poderiam ser citados, tais como não sabermos quem escreveu a maior parte de seus livros, o fato de que tenha sido escrita muitos anos depois da ocorrência dos fatos, suas muitas passagens obscenas, sua promessa de salvação para os ignorantes e os crédulos e a condenação à tortura eterna para os cépticos e os investigadores que proporcionaram infinitos benefícios à raça humana.
Todos esses problemas e muitos outros constituem clara evidencia de que a Bíblia não é a palavra de Deus. Ao invés de ser infalível, a Bíblia tem muito mais afirmativas incorretas e ensinamentos imorais do que na maioria de outros livros. Como resultado de se tratar um livro assim tão cheio de erros como sendo infalível, a civilização ocidental foi levada ao erro e à miséria através da história. Além disso, podemos concluir que, no mundo atual, a influência dos ensinamentos bíblicos no campo político pode resultar - e, na opinião de certas pessoas, certamente resulta - na continuidade de um grande número de procedimentos socialmente prejudiciais e uma oposição às propostas progressivas de melhoria social.
Além disso, percebemos através da mídia que os versículos bíblicos ainda levam alguns cristãos a cometer atos bizarros e prejudiciais tais como espancar as crianças, não aceitar tratamento médico, tomar veneno, cortar as mãos ou os pés, arrancar os olhos, violentamente tentar arrancar do corpo demônios, afastamento dos afazeres comuns ao nosso mundo, renúncia aos prazeres da vida e a expectativa de um final iminente do mundo.
Por a Bíblia conter tantas afirmativa incorretas e ensinamentos pouco éticos e por ter causado e continuar causando numerosos erros e tantos prejuízos, nós rejeitamos a proposta daqueles que nos exortam a buscar na Bíblia as respostas para nossos problemas pessoais, sociais e políticos.
O que tem permitido à humanidade corrigir muitas das falsas idéias que a Bíblia nos dá sobre o mundo tem sido a aplicação de uma abordagem científica à solução de problemas. Tal abordagem envolve a confiança na observação, experiência, lógica e empatia do ser humano, muito mais do que uma cega aceitação de dogmas religiosos seculares.
Quando os resultados obtidos com os métodos científicos são vistos em confronto com as idéias incorretas contidas na Bíblia e com os prejuízos causados por tais idéias, fica bem claro que somos muito mais bem guiados pela razão e compaixão humana do que pelos ensinamentos da Bíblia.
Joseph C. Sommer

FONTE: http://www.xr.pro.br/livros/humansxbible.html

35 comentários:

Rafaek disse...

foda. ótimo post, cara. é estranho como um cristão, de qlqr ramificação, pode ler um texto desse, ou ouvir algumas dessas verdades, e continuar com sua fé. temq ue ser um cara meio tapado pra nao perceber essas coisas. o homem já CLONOU UMA OVELHA, e tem gente que acha que um cara há 2011 anos andou na água. preferem ignorar as contradições e besteiras, e só acreditam no que lhe convém. (pergunta se eles acreditam em unicornio! ta na biblia ué hahaha).
bom post \o

alex disse...

Sobre maria ter sido fecundada pelo anjo e a biblia apontar jose como pai eu vejo como nos dias de hoje, jose fez seu papel de pai como é falado nos dias de hoje que pai é quem cria, é um exemplo meio bobo mas acho que deu pra entender meu ponto de vista, se não em toda passagem que escrevessem na biblia teria que exemplificar que ele nao era pai de sangue e tals.
Sobre as partes que fsão incompativeis com as leis da natureza e fisica do mundo, é não tem como explicar realmente, nós acreditamos pela fé mesmo, da mesma forma que acreditamos em um Deus que criou todo o universo, se não acredita em Deus é melhor nem acreditar nisso, se não você é meio louco hhehehe.
Gostei do post, queria saber se posso usar partes dele?!?!
Fica na Paz!

Marquinhos disse...

pode usar sim, sem problema, abração

Anônimo disse...

Respondendo ao Rafaek, lá em cima:

Todo o texto (fenomenal, por sinal), é baseado em raciocínio lógico, e a fé não admite esse raciocínio, pela sua própria definição.

Uma pessoa que acredita nunca precisou de provas materiais ou científicas pra crer; ela simplesmente acredita, e acabou. Expor argumentos lógicos pra essa pessoa tem o mesmo efeito que expor argumentos religiosos a um ateu, não adianta nada, pois um raciocínio nunca dependeu do outro.

Para um religioso deixar de acreditar em religião é necessária uma epifania, em que ele vai botar em cheque as próprias crenças. Logicamente, epifanias não acontecem todo dia, hehe.

grande abraço, e novamente, belo texto.

Anônimo disse...

E sobre todo este texto, o que ficou claro?
A bíblia é uma fantasia de alguém?
Ou não é interpretada espiritualmente?
Naturalistas? Só crêm no que vêem, portanto
Crer não é para todos, mas para aquele que quer crer, e isto é um dom de Deus!

Anônimo disse...

o problema qe os humanistas leem a biblia ao pé da letra e qe sabemos nao é assim,o fato da cobra falar ea fruta q da o conhecimento do bem e do mal é só uma forma de tentar explicar como o ser humano se afastou de Deus,o qe isso qer dizer é qe o homen nao qeria tudo qe Deus tinha dado a ele tdas as frutas, eo dominio da terra ele qis tbm ser igual a Deus na sabedoria,entao aceitou o conselho da serpente (diabo) e comeu a fruta (primero pecado) se rebelou contra Deus assim como fez o otro anjo la....

Mr-Trolling disse...

desculpa não li tudo d uma vez,hehhe
mas vou ler com cuidado...
ainda estou acreditando...
mas prefiro ler e analizar e buscar versões de todos os lados...
mas parabéns pelo texto...

MatheuscomTH disse...

...Tenho 28anos onde 25 foram passados dentro de igrejas evangélicas. Com tal comportamento posso dizer: Sou evangélico e esculpido, cultural e moralmente pela bíblia e o que tenho a dizer deste POST é:
SENSACIONAL!!!
Hoje, com os recursos "midiáticos" o consciente coletivo esta em transição e traz à luz questões como estas. Aprendi que se levarmos a bíblia ao pé da letra abrimos a possibilidade de, hipoteticamente falando, creditar a ação de Hitler, por exemplo, como uma obra divina caida vingativamente sobre os Judeus por não executarem algum pedido de algum profeta...Visualizem: Tal crédito seria escrito num livro no qual não se teria importancia nenhuma na comunidade academica hoje e pelos proximos 400 anos e tomado como verdade nas mãos de um estrategista politico que o acharia involuntariamente, ou não(na internet é claro) e efetuaria alguns ajustes e o incluiria ao livro de termos de alguma doutrina como verdade absoluta amarrando algumas pontas soltas para derrubar argumentações de contradição e atribuindo outras pontas dificeis de amarrar como DOGMA.
Apesar disto não matei ninguem pelo fato deste livro fazer parte (grande)de meus ensinamentos, uma vez que pontos filosoficos e de boa conduta também possam ser tirados dai. Claro que isto depende do prisma analisado uma vez que podemos tirar regras de boa conduta até mesmo do livro do Harry Potter...
Existe uma passagem: "Eu o Senhor, não mudo!" (Mal.3:6) e "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente!" (Heb.13:8). A partir dai comecei a imaginar o porquê de não descer uma coluna de fogo sobre a Casa Branca por exemplo uma vez que investiram contra a "Terra Santa" ou "Caras Carimbadas" de "Mensalão" e desvios conhecidos serem comidos vivos por animais selvagens ou bandidos armados pra ser mais contemporâneo. Certamente a resposta que ouvirás será: "Afluía o povo e ele continuou: Esta geração é uma geração perversa; pede um sinal, mas não se lhe dará outro sinal senão o sinal do profeta"(Lucas 11,29). Diz-se da "Nova Aliança" formada após Jesus...Contraditório? Talvez uma ponta amarrada embasada em mais um dogma...

Anônimo disse...

Realmente, na biblia existe varias contradições..onde muitas vezes , parece ser dogmas,regra invetandas pelo homem..
porem, eu passei por experiencias que me fazem acreditar em Deus sim..
apesar de ta indo a igreja, tenho minha propria filosofia,e as vezes não concordo com certas atitudes de pessoas,que agem em nome dE Deus, quando no fundo querem mesmo é alienar as pessoas, e deixa-las cada vez mais ignorante..
isso me revolta..
e tbm, me revolta, essas regras q a igreja impoe as pessoas, fazendo delas, pessoas doente e oprimidas..o que muitas vezes não traz paz, e sim odio, revolta..
mas é claro, tudo depende do referencial

Anônimo disse...

post sensacional...parabens.

HEREGE disse...

Fanáticos religiosos e ateus fanáticos batem na mesma tecla e acabam se tornando farinha do mesmo saco. Ambos acreditam que as estórias Bíblicas possuem sentido literal. A Bíblia é um livro alegórico!! Não se pode levar ao pé da letra. E claro, são séculos e séculos de erros de tradução e editações feitas por interesses políticos...Ateus e religiosos fanáticos se odeiam mas são exatamente a mesma coisa. ¬¬

lol disse...

Tenho somente algo a comentar,sobre uma das contradições...
Deus disse que criou a luz antes,depois que criou o sol,a lua,e estrelas.

Concordo com todas as contradições,porém,a luz,não se refere tão somente a objetos luminosos.
O sol,e as estrelas,emitem luz,porém a luz já existe,com ou sem,objetos para produzí - la.
Assim,a luz pode sim ter vindo antes dos atros.

Anônimo disse...

Porque a Palavra da Cruz é loucura para os que perecem;mas para nós,que somos Salvos,é o Poder de Deus.Porque esta escrito:Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
Onde está o sábio?Onde esta o escriba?Onde esta o inquiridor deste século?Porventura,não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
Visto como,na sabedoria de Deus,o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria,aprouve a Deus Salvar os Crentes pela Loucura da Pregação.
1 Coríntios Capitulo 1 versiculo 18 ao 21.

mmcmarinho@folha.com.br

Cristiano disse...

Pra mim eh bem mais absurda a ideia de que TUDO eh um acaso e nasceu de uma explosao...

Caiam na real: a certeza cientifica de um seculo se torna a piada de outro seculo! A razao e os sentidos humanos sao EXTREMAMENTE limitados, e sao ampliados mtas vezes por instrumentos que tem seu grau de precisao tambem limitado.

Cristiano disse...

Um belo exemplo disso eh a matematica, mae de toda a logica. Quem a estudou a fundo sabe que nao passa de aproximacoes limitadas: ate hoje nao se sabe o numero pi por completo... Por que?,a matematica eh uma mera APROXIMACAO da realidade...

Basta olhar o exemplo da teoria do efeito borboleta para compreender... E outro belo exemplo, mais cotidiano: uma ciencia q nao consegue sequer fazer uma simples previsao do tempo pode ser confiavel para descobrir a verdade do universo?

Acordem, Jesus e todos os milagres da biblia tem mto mais logica do q toda a teoria de evolucao das especies e o BIG BANG (piada rsrsrs)....

Fala-se tantk de "fe cega", porem poucos percebem q a crenca na ciencia tamem eh uma questao de fé: quem de vcs ja refez os experimentos de laboratorio ou ja comprovou alguma teoria dessas? Vem um cara d oculos c um discursinho legal e ja arrebata multidoes para uma "verdade" q no fundo no fundo soh esta baseada em palavras e crença. E se acham no direito de se acharem mais logicos q pensamentos milenares...

Tsc tsc tsc... "OUCA A VERDADE, E ELA O LIBERTARA" (Jesus)...,vc cetico, eh livre?

Anônimo disse...

Eu acredito em um ser maior que Deus, que o Deus da biblia, que outros Deuses, a biblia há sim várias contradições que até então quando eu questionava era obrigada a aceitar que tudo acontecia conforme Deus queria, isso me deixava com medo do Deus que tanto fala que é misericordioso conforme pregam, Deus é bom mas se vc não aceitar o que ele propos na biblia, vc esta condenado ao fogo eterno.
Hoje eu estou a descobrir mais sobre o que o criador quer dos seres humanos mas sou um ser tão pequenininho para entender...
A ciencia veio para ajudar sim a humanidade, mas ela se torna uma arma mortal quando cai em mãos erradas, mas não deixa de ser útil e como.
As religiões tens os prós e contras ela une e separa no meu ponto de vista, eu estou a viver como um humano vivente, vivendo pela ética que tb é crucial na sociedade, ainda estamos em evolução tecnologica, e estamos deixando para trás a evolução humana no quesito amor um bem comum para todos.

Anônimo disse...

Respondendo aos céticos, a biblia leva consigo dois fatores de grande importância, de que a fé e a razão andam juntas. melhor é que primeiro admitam que não sabem nada e aprendam um pouco de história, arqueologia, bom censo e um pouco de grego e hebraico com sua declinações para ver que a biblia é total inspirada em seu origianl, sem erros e com conteúdo humano sim, usados para guiar o homem a uma vida abençoada, livre dos preconceitos daqueles que nada conhecem ou pouco ainda e deixada como testemunho de como devemos viver em nossa época. Me desculpem, mas este livro não é uma gramática. Em sites de comentário da biblia cética o que tenho mais visto é gramática e uma tradução ao portugues manipulada pelos mesmos. Assim como em várias faculdade temos uma matéria chamada hermeneutica assim tambem para com os textos biblicos. Interpretar não é para qualquer um, pois primeiramente os inscritos são para o cristão e em seguida para testemunho dos não cristãos, para que venham a crer ou mostrar que estavam errados.

Itamar Fleming disse...

Claro que há uma verdade, se não houvesse não teria um clamor por ela!!! Um fundo clama para outro fundo!!! Se vc ve contradições falta a revelação espiritual que faz tudo se encaixar, pois a PALAVRA é revelada espiritualmente e é pedra de tropeço para o incrédulo. Vejo que você é uma pessoa sincera em suas palavras e no seu estudo mas enquanto sua posição for contraria a Deus o seu entendimento da escritura é velado, ou seja apesar de vc ler não enxerga pois vc usa o raciocinio logico. Para entender estes pontos contraditorios são necessarios a revelação de Deus, agora ele só lhe revelará se for sincero com ele assim como foi para escrever este texto. Só um exemplo, vc diz que pelo que Deus falou para Adão e Eva ele deveria mata-los, mas por amor deles ele fez um caminho, matou um cordeiro em vez de ceifar suas vidas ali mesmo e fez vestes para eles vestirem ou seja um cordeiro teve que morrer, ele não deixou de comprir sua PALAVRA. Genesis 3. 21 E fez o SENHOR Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
De onde vc acha que saiu as tunicas? Do cordeiro que foi morto!!! Simbolizando, tipificando Jesus que viria...isto está nas entrelinhas... O que isto quer dizer? Deus simbolizou, tipificou em sua escritura que ele viria em carne (Cordeiro) e ele mesmo pagaria o preço pela desobidiencia que Adão e Eva cometeram!!!E o que Adão e Eva tinham que fazer para receber o seu perdão? Crer no seu sacrificio!!! O que Deus estava fazendo? Os perdoando, mas sua PALAVRA tinha que ser cumprida!!!E ele a cumpriu integralmente no calvário, ele morreu por todos, inclusive por amor de vc!!! Pois ele sabia que depois que Adão e Eva pecaram vc TAMBÉM PECARIA!!! Mas mesmo rebatendo item a item desses que vc colocou, assim mesmo vc poderia continuar negando a PALAVRA, não é o meu objetivo, Pesso que vc se arrependa de sua obra e peça a Deus que lhe ajude. Pergunta!!! Vc sabe se um cego pode ver a luz? O seu trabalho foi de um cego tentando falar da luz... Não falo isso para lhe provocar nem para lhe desrespeitar. Que Deus lhe abençoe e que vc possa abrir seu corração para deixar o SENHOR lhe guiar, e lhe abrir sua visão espiritual para enxergar verdadeiramente a PALAVRA REVELADA. A sua opinião que vc tem da Biblia é a sua opinião que vc tem de Deus, pois ele é essa PALAVRA. II Pedro 2.20 Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
21 Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. Agora este trabalho é sua interpretação não é!!! Peça a Deus lhe dar a dele!!! Se vc leva ao pé da letra sem revelação a interpretação da PALAVRA vc acaba virando um hitler da vida, ou falando mal de Deus sem querer, o que também não é seu objetivo, não é!!! Mas se vc leva ao pé da letra com revelação(presença do Espírito Santo) vc manifesta a Jesus Cristo através de vc, e ele realiza as mesmas obras que ele fez, provando que sua PALAVRA está correta. Tudo depende do ponto de vista que vc está vendo a escritura. Se vc pode aceitar um conselho de alguem que está acordado de madrugada para lhe responder, leia a Bíblia com humildade, respeito, temor e tremor. Toda a VERDADE está na Bíblia, ela é o colírio!!!Vc já viu escrito na escritura, está pobre, miséravel ,cego e nu(Apocalipse 3 17-18). Se vc recusa o sacrificio vc fica nu perante Deus como Adão e Eva, pois o Cordeiro tinham que ser morto para poder lhe dar as vestes epirituais (PALAVRA)!!! Que o SENHOR JESUS CRISTO possa lhe ajudar em todas suas dificuldades, com amor cristão em meu coração é que oro por ti meu amigo, se de alguma forma possa pensar que lhe ofendi, não foi este meu objetivo, mas fiquei preocupado com vc, por isso senti em meu coração de lhe escrever, está é a verdade. Deus se preocupa com vc, por isso dele me colocar aqui de frente ao computador para lhe escrever. Pesso que reflita nestas palavras que lhe escrevi. Boa Noite.

friends disse...

Itamar, meu caro, mas, sobre contadições, é o que não falta na Bíblia. Mas, sobre o fato de o Deus Biblico causar tanto sofrimento ao inocente, mandar matar a criança de colo, você acha isso louvável? Você concorda? Deixe seu parecer sobre sua posição a respeito.

Hyourimaru disse...

que lindo, que lindo... o fato de cada um deles contar a mesma história de forma diferente mostra mais uma vez que o ser humano é falho... mas Deus é sublime. capitulo primeiro de gêneses é uma introdução, dizer que Deus matou pessoas gravidas não vai deixar um cristão com peso na consciência, a humanidade era perversa, perante aos olhos de Deus, e Ele diz que nunca mais castigaria a terra por causa da raça humana. sobre os dias até sair da arca.. vc não acha que demoraria muito para a água ser sugada pela terra? 40 dias e 40 noites passaram chovendo... Bom, acredite ou não, um dia vc servirá esse mesmo Jesus e (Deus da bíblia) que eu sirvo! E digo mais, Deus ja te perdoou por escrever coisas do tipo! e Ele TE AMA!

Hyourimaru disse...

Mais uma coisa, a biblia não tem culpa se seus tradutores a interpretaram errada... Se vc ler uma biblia com versão diferente, talvez terá palavras diferentes com sentidos diferentes, mas o fim é o mesmo... JESUS... fui!

Marquinhos disse...

Amigo na boa vc acredita mesmo ao pé da letra nas historias da biblia? ....então Noé veio ao Brasil salvar os animais que só existem aqui ne?! e foi a China salvar os Pandas! e no mundo inteiro recolher "Todos" os animais, como????. E ja que todos os humanos morreram no diluvio , nos somos todos filhos de Noé , ja que foi ele que depois disso povoou a terra e teve filhos de todas as raças(negros, asiaticos e etc) e espalhou pelo mundo é isso?????Sera que vc nao percebe o quanto absurdo isso é???. E essa historia de que para entender a Biblia precisa ter a "Revelação do espirito Santo" ou "Unção" é a mesma historia da Roupa do Rei que só os inteligentes veem, assim quem vai dizer que nao esta entendendo para o pastor e passar por "sem unção" ou " sem o espirito santo"? claro que o cara nao entende , nao concorda e nao vai falar pra não passar vergonha na Igreja, isso é o que os Humanos aproveitadores fazem com os mais fracos.
Se Deus quisesse escrever alguma coisa ele o faria, estaria tudo escrito nas rochas pelo mundo a Biblia toda, mas não, os homens escreveram "inspirados" por Deus, assim é facil. Se Deus pode tudo,criou a terra com toda a sua perfeição, por que não escreveu a Biblia e multiplicou o livro pelo mundo com seu poder??? pergunte isso a vc mesmo e a seu pastor.

ps: Não estou dizendo isso por que nao acredito em Deus, acredito SIM no Deus de Jesus pacifico e amoroso e não no Deus violento e assassino do velho testamento.

Defesa da Fé Cristã disse...

Olha! meu nome é Henrique,seu de rondonopolis MT, sou bachareu em adm. de Empresa, tenho o hábito de estudar as escrituras não só como fonte de fé e pratica, mas como minha profissão religiosa, más também gosto de ouvir à luz das verdades de outras religiões oque pensam sobre ela, gosto de ouvir a concepção alheia, principalmente de outros credos religioso. más percebo que existem muitas formas de hipocrisia disfarçada ou maquiada: em pessoas, filosofias e religiões.
deixe-me fazer entendido, ninguém carrega um estepe de rodas de um automóvel porque gosta, porque esta na moda, porque seu carro ficará com melhor aparência devido a esse acessório, más sim, porque sabe que um dia, dia de aperto, ele será muito útil. Chamo de hípocrita todos os homens que usam a Bíblia para embasar suas convicções religiosas e/ou filosóficas como valvula de escape,por que, quando são perguntados se creem nas escrituras, dizem que não, afirmam dizendo que por ter sido escrita por homens, não merece crença, meu Deus ou você acredita , ou não, se acredita? estude, examine, medite em sua mensagem, e faça dela sua bussula para chegar-se a Deus, mas se não acredita inteiramente, não cite nem um só versículo para afirmar oque você acredita. A Bíblia não é e nunca foi estepe para homens covardes, omissos e amantes de si mesmos, que se auto-justificam com filosofias vãs, afim de continuarem numa vida descompromissada com Deus e sua palavra. Até um feiticeiro possui mais dignidade que muitos supostos religiosos, eles fazem oque acreditam, pois não usam a Bíblia para se auto-justificarem, sejam obras aprovadas pela sociedade ou não, eles são oque são.

marcello disse...

não entendi, se vc acreditar inteiramente na biblia e nao levar em conta que foi escrita por homens como justificar as atrocidades e as mortes? se Deus é perfeito por que errou e enviou o diluvio? se Deus deu os 10 mandamentos e disse :"Não Matarás" como pode ter ordenado Moises a matar todos os q estavam adorando o bezerro de ouro(isso assim q ele desceu da montanha)???? como o mundo tem 6000 anos se esta provado que tem bilhões? são erros que so podem ser atribuidos a seres imperfeitos ou seja homens, se Deus quisesse escrever livros aos homens ele escreveria certo? quem criou o mundo nao poderia escrever um livro? poderia ate deixar tudo escritos pelas montanhas do mundo ,na rocha...mas não o fez infelizmente , então sempre que houver a mão do homem haverá erro e esse também é o caso da Biblia.

Anônimo disse...

Uma coisa é não acreditar na bíblia outra coisa é não acreditar em Deus. São coisas totalmente separadas. È claro que uma força superior criou o mundo e tudo o que há nele e fora dele. Essa força é Deus. Mas daí acreditar em tudo o q a bíblia diz já é outra história. A condenação bíblica dos espíritas é um exemplo. Como pessoas como Chico Xavier por exemplo e tantos outros vão queimar no inferno, depois de uma vida tão correta, dedicadas a Deus e a caridade ao próximo? Só porque era espírita? Me poupe. Acredito fielmente em Deus, mas desacredito da bíblia.

Anônimo disse...

Creio q Deus permite estas pequeníssimas contradições diante de imensuráveis verdades e grandezas, para que estes que não merecem a salvação, não acreditem e não sejam salvos; Diante das mortes e crueldades Deus sabe o futuro de cada criança e se realmente é inocente, podendo dar na morte o destino de um lugar tão lindo que nunca um olho viu, nem um ouvido ouviu, e nunca jamais um homem sentiu, o que Deus tem preparado para aqueles que O amam, e abreviaria tantos sofrimentos que a humanidade sofre hoje, ele é Deus e o céu pagará todo prejuízo que o homem tiver para alcançá-lo, mas nenhum prejuízo pagará a perda do céu, busque a Deus que a Palavra de Deus diz que Ele se deixa achar por aqueles que o buscam!, Ele é Deus, justo e bom; e sua bondade um dia será completa e eterna, o mistério é acreditar, Deus te ilumine!

Anônimo disse...

É um bom post, mas merece algumas ressalvas. Quando a bíblia fala na morte de Adão e Eva, não se tratava de morte física, mas sim espiritual. A bíblia usa muitas metáforas, alegorias e símbolos. O post meio que ignorou essas figuras de linguagem.
É difícil acreditar cegamente no Deus da Bíblia. Frequentei igreja evangélica desde criança, por quase 20 anos e certas coisas não faziam sentido. Acredito em Deus, mas não o Deus inventado por homens ignorantes. Um Deus cruel, assassino, intolerante.
Nos dias de hoje os reis da biblia seriam condenados por crimes de guerra. O que eles fizeram, a mando desse Deus, foi limpeza étnica, assassinatos, genocídios. Aí num belo dia, Deus resolveu mudar de ideia e no NT, na epoca da graça, devemos dar a outra face a quem nos fere...
Os evangelicos não sabem explicar porque o Deus do AT foi tão sanguinário, eles se saem com o pretexto de que os "desígnios divinos são insondáveis".
O Deus que acredito não é cruel, possessivo, não criou a humanidade para depois destrui-la só porque rezam pra outro deus.

Josete Arts disse...

POSTE MARAVILHOSO VOU USAR PARA MUITOS ESTUDOS QUE ESTOU FAZENDO, JA ESTA MAIS DO QUE NA HORA DA HUMANIDADE DE SE LIBERTAR DE TANTA IGNORANCIA!

Anônimo disse...

Só me pergunto o porque disso?
Tem os que acreditam que a bíblia tem por si só tudo de Deus pra nós e tem os que não acreditam e não podemos força-los a compreender que ela é tudo o que Deus diz além de estar correta, além disso só Deus pode mudar o seu jeito de pensar, falar e agir.

Unknown disse...

-Em Gênesis 7:17-18 diz:Durou o diluvio quarenta dias sobre a terra; e cresceram e levantaram a arca, e esta se levou sobre a terra.18-Subiram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca flutuava sobre a superfície das águas. e em gênesis 8-3 diz: E as águas se escoavam gradualmente de sobre a terra; e as águas se retiraram ao cabo de cento e cinquenta dias. - Ele não fala que o diluvio durou cento e cinquenta dias, porque o meu Deus não é um Deus de contradição. A Paz de cristo

Francisco Nunes disse...

Amigo a biblia não tem contradições, se tivesse seria sem valor, sem méritos, credibilidade. Existe sim interpretações equivocadas ou interesseiras por vários motivos.
Com todo respeito você está equivocado com o princípio de Gênesis, analise direitinho que irá perceber, caso contrário eu sugiro estudar um pouquinho de conhecimento da Hermenêutica.
Abraços.

Unknown disse...

É aberrador esse histórico e comentário; principalmente em observar vê erros na bíblia sagrado, porque ela é textos e contextos e manual em relação a vontade de Deus, toda a biblia é observado pelos olhos da fé e não como o homem natural quer vê. E um absurdo o que este cidadão comentou a respeito da biblia: se é que esta criatura pode ser chamado de cidadão, por que da forma como revela as suas maldades de observações errôneas, este só deve andar na prática do demonismo, e buscando um pouco de cada conhecimento nas ciências aliadas à tudo que possa desfazer da água e do pão. Meu caro cidadao você está totalmente voltado a árvore da ciência do bem e do mal, a qual levou Lúcifer e uma terça parte de seus suditos para um desprezo eterno sem volta, e isto aplicouse (após a desobediência do ser humano ) como forma de punição para todos que não procuram se enquadrar a vontade de Deus.

Anônimo disse...

Meu nome é Gilmar!
Estou com 57 anos, fui para o meio evangélico quando foi pelos anos 80, não tinha interesse por coisas espirituais na época, conheci a bíblia em uma casa de recuperação de cunho evangélico! Para resumir, 2 anos depois era co pastor em certa denominação e depois pastor, sendo já pastor conheci um amigo na cidade de Sinop - MT que era pastor Batista e me disse que mesmo sendo pastor era bom fazer um seminário, fui para Recife na época com filhos pequenos, 3 deles.de 1992 a 1996 fiquei em Recife fazendo seminário mas já era pastor ordenado, mas sempre pregando a unidade do Corpo de Cristo e a salvação universal de todos os seres, então era a ovelha negra do meio evangélico, com isso estive em outras denominações, enfim, acabei saindo do meio protestante e fiquei com minha família e alguns irmãos nos reunindo em casa, não achava base no meio protestante, era tido como desviado, afastado do Corpo de Cristo, até que examinando as escrituras passei a crer que Jeová não podia ser DEUS e era totalmente diferente do Deus de Jesus. Paramos com as reuniões devido muitas perseguições, chegando a ponto de não querer mais ser CRISTÃO< até que dia 11.04.2017 decidi com minha família e algumas pessoas a colocar em prática o versículo que diz, “EXAMINAI TUDO. RETENDE O QUE FOR BOM.” (1 TESSALONICENSES 5:21), então decidimos a colocar isso em prova primeiro com a BÍBLIA, crendo apenas naquilo que entendemos, que Jesus veio revelar o verdadeiro Deus, e passar a adorar só a JESUS e crer que Jesus dos EVANGELHOS não podia ser o mesmo do APOCALIPSE, então estamos nos reunindo e estudando o que Jesus disse e o que ELE não disse, estamos recebendo muitas críticas porém estamos muito felizes em sermos sinceros crendo no que Jesus disse; Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.
Mateus 18.20!
Essa é minha história, se alguém também estiver vivendo algo semelhante, gostaria de poder fazer contacto com você para nos ajudar e trocarmos mais informações; gilmarrau@gmail.com
Grato, que o Verdadeiro Deus nos ajude a permanecermos nesse caminho de luz, paz e luz a todos...

Jaraguassu disse...

Estranho?! Se a Bíblia é tão contraditória como tentam provar, não buscando se ater a imagens figuradas ou cronológicas, dêem ao leitores opções mais consoladoras e contundentes ao invés de opiniões embasadas não sei de onde. Estão agindo como àqueles que achando que um tal ou qual não pode ingerir tal alimento, arrebata violentamente do faminto o "comestível", não repondo absolutamente NADA para saciar a fome do "Mendigo". No meu entender, a maior prova de que a Bíblia teve suas aplicações em datas e locais específicos é, que até hoje existem idiotas querendo provar a não autenticidade dela, sem ao menos se dar ao trabalho de entender o sentido aplicável de cada texto, que não foram cronológicas.
Me apresente algo melhor que os ensinamentos bíblicos e, não perca precioso tempo para encontrar base em mentes insanas.

Anônimo disse...

Algumas coisas fazem sentido, outras não. Permita-me expor um trecho sobre as 'profecias não realizadas':

"Em Gênesis 2:17, o Senhor teria advertido Adão e Eva sobre o fruto que havia na árvore do conhecimento: "Mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás". Porém em Gênesis, no capítulo 3, somos informados de que Adão e Eva comeram do fruto proibido e não morreram no dia em que assim agiram."

Assim que o Satanás os incitou a comerem o fruto, dizendo a eles que se tornariam deuses (e eles acreditaram que assim não precisariam mais dar satisfações ao único Deus), eles morreram. A morte referida por Deus existiu, e foi a morte espiritual, e ela condenou (como está escrito acima) todos seus descendentes, inclusive nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...