terça-feira, 5 de julho de 2011

Chico Xavier era uma Fraude?


No site ceticismo aberto (http://www.ceticismoaberto.com) existem varias materia a respeito de Chico Xavier e todas dizendo que ele seria uma Fraude, Charlatão, Plagiador e etc., para quem não acredita aqui vão os links das materias:
http://www.ceticismoaberto.com/paranormal/3417/chico-xavier-e-a-fraude-de-otlia-diogo-a-irm-josefa
http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/5974/psicografia-de-chico-xavier-colocada-prova
http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/960/chico-xavier-plagiador
http://www.ceticismoaberto.com/ceticismo/1707/o-caderno-de-chico-xavier
Acredito que existam mais materias no site sobre o tema mais esses links acima ilustram o que quero dizer
Sou a Favor de questionar, mais com inteligência e isenção.Até os céticos tem que usar o ceticismo para seus próprios argumentos.

VAMOS AGORA AS RAZÕES DE SEREM AFIRMAÇÕES E ARGUMENTOS ABSURDOS:
1- Se ele era uma fraude , não recebia mensagens dos espiritos?!  - Então ele era um Gênio, por que como um ser humano comum poderia tirar de sua cabeça mais de 400 livros , varios personagens, historias ricas em detalhes.... impossivel, então estamos diante de no minimo o maior gênio literario do Brasil senão do Mundo.

2 - Se ele era um Gênio, pra que ser Burro de não querer receber NADA pelos livros e credita-los a espiritos? - Bom, isso não tem explicação, ele poderia pela venda de suas obras ser RICO e uma Celebridade maior do que foi dizendo receber mensagens do além, afinal ele não dividiria seu público por seguimento religioso e logo venderia muito mais como obra de ficção. exemplo: Paulo Coelho

3 - Ele mentiu dizendo receber mensagens do alem pra vender mais, por estar em inicio de carreira e fazia caridade para comprovar a verdade dos livros e logo depois de alguns anos revelaria a fraude e colheria os lucros? - Absurdo, por que se assim fosse ele não morreria em um quarto simples, digno de alguem que não ganhava nem o suficiente para si mesmo. Então ele levou sua fraude ate as ultimas consequecias, como NUNCA desfrutar de uma vida melhor ou até de LUXO ,como poderia se ficasse com o que era de direito , os lucros das vendas dos livros.Afinal se era ele mesmo que escrevia podia ficar com a grana.

4 - Queria divulgar a doutrina espirita? - Pra que ?, afinal era uma doutria falsa , ele obteria lucro com contribuições em dinheiro de fies?  - NÃO, no espiritismo não existe dizimo e afins, então não teria razão para divulgar algo que não daria lucro (já que era um farsante), e é lógico que com os livros que escreveu não precisaria de lucro de templos, pois teria todo o dinheiro que precisasse.

Poderia argumentar muito mais, mas isso ja é suficiente para os ceticos tentarem responder, se alguem faz alguma coisa é por que tem motivo, proposito, objetivo... e afinal qual era o de Chico Xavier????
Eles nunca responderão.
Para concluir digo que Chico Xavier é uma das melhores pessoas que ja surgiu nesse planeta, quem dera que existissem 1000 iguais a ele, o mundo seria muito melhor, e pergunta pra quem não acredita nele se ja fez 0,001% do que ele fez para os pobres e necessitados, uma Pessoa como Chico merece todo o respeito de qualquer cidadão de qualquer religião , por que antes de espírita ele era um Homem de Bem, um verdadeiro Cristão.

OBS: Por favor não venham com teoria de Esquizofrenia, pois Chico não se encaixa nesse tipo de doença basta pesquisar do que se trata a esquizofrenia e se tinha alguma doença era CASO ÚNICO no mundo pois seja a doença que for não existe ninguem como Chico Xavier que esteja catalogado nos livros de medicina, ou seja se era "doença" era caso ÚNICO, o que torna ridículo esse tipo de teoria.

um artigo que fala sobre Chico e tem dados das vendas de alguns de seus livros: http://pt.wikipedia.org/wiki/Chico_Xavier

144 comentários:

Psicóloga disse...

As pessoas não acreditam naquilo que não entendem... Busquemos o entendimento sempre! Com clareza, inteligência e fé...
Abraços,
http://olhardepsicologa.blogspot.com/

Constantine disse...

Olha sinceramente , como alguem que é colocado como fraude doa tudo que ganha para as pessoas carentes ??? ........................
qual o objetivo de mentir se não for pra enrriquecer ???
eu acho que esses que se dizem ceticos nem pesquisaram a história do Chico Xavier e ja saem falando besteiras affff

Anônimo disse...

concordo plenamente com "constantine"!
vc tbm se contradiz em tudo o que diz, como vc msm flou ele poderia ter sido mto rico , mas nao era um simples e qlqr, outra coisa q vc msm disse donde ele tirara todo esse conhecimento para colocar em tantos livros? logo ele nao era uma fraude! leia mais, aprenda mais , busque conhecimento e depois volte a colocar posts sobre ele ;D nao saia falando qlqr MERDA que aaparece na net valew?!

Anônimo disse...

Chico Xavier não passava de um loco que acreditava mesmo no que escrevia e só tolo acreditava que aquela besteira vinha dos mortos.

Anônimo disse...

Bom, eu não mentiria sobre algo assim se não fosse para ganhar dinheiro, pra começar. Só pra ter fama, não vale...

Acontece, que as pessoas não acreditam naquilo que vêem, mas acho que cético ou não, basta estudar esse assunto, e só falar quando tiver devida certeza.
Ele era mentiroso, e as milhares de famílias que confiaram nele? Do nada é que não foi.
Enfim, cada um fala o que quer, e eu respeito
Esta é minha opinião, e apenas peço que conheçam bem sobre o assunto antes de falarem.
Abraço.

Marquinhos disse...

ao amigo anomimo(que concorda com constantine), vc nao entendeu o texto e nem sequer leu, se o texto é justamente defendendo o Grande Chico Xavier, antes de comentar algo se de ao menos o trabalho de ler e entender os textos

Anônimo disse...

nao estou questionando se ele era uma fraude ou não. Mas o texto foi claramente escrito por alguem que crê nele, e crer/ter fé é sem ter provas fisicas logo qualquer argumento que deem é levado como "um teste de fé". Por exemplo , pessoas matam pessoas todos os dias, existem serial killers, e porque eles fazem isso? pra ficar ricos? não. Não se sabe ao certo, e logo chico xavier poderia ser um doente. nao estou falando que é, só que seus argumentos estão extremamente mal fundados , convencendo apenas quem já acredita

A Luz Eterea disse...

sem falar que se ele era uma fraude como ele é reconhecido pela justiça brasileira que absouveu um "assassino" apos psicografia de chico???

Anônimo disse...

Se é mentira seria a 2º maior mentira da humanidade o legal é que essas duas mentiras salvaram o mundo! A primeira dizem que havia um cara a 2000 anos atrás que com seus ideais mudou o mundo e hoje temos o chico que continuou o trabalho do primeiro! Se as mentiras que ouvimos ou dizemos fizessem apenas os 0,000000001% do que esses dois fizeram seria excelente!

Marquinhos disse...

ao anonimo que falou sobre serial killers, meu amigo Pense..., como um GENIO que escreve uma obra de mais de 400 LIVROS, pode ao mesmo tempo nao saber o que faz??!!!!!, vc ja ouviu falar de um serial killer que tenha escrito 5 livros best sellers????????, vc é que tem argumentos muito bobos e da pra notar que so conhece Chico Xavier pelo que ouviu falar, estude o assunto, que vc não vai ter duvidas sobre quem ele era.

jacareca disse...

Curto e objetivo!! (claro, para quem acredita na bíblia)

Em II Coríntios 11:14, a Bíblia diz que o Diabo se transforma em anjo de luz, o que ele quer é desviar as pessoas de Deus, independentemente se essas pessoas são religiosas ou não. Para fazer isso, ele ilude e engana as pessoas, pois segundo a Bíblia, em João 8:44, o diabo é o pai da mentira.
Ver também, Dt 18:9-14, contra a consulta aos mortos. É minha explicação, quem quiser que acredite.

Anônimo disse...

O mais engraçado (ou talvez preocupante) é você tentar usar a raciocínio lógico e cometer erros pueris. Vejamos alguns:

No "argumento" 1 você diz ser impossível um ser humano criar "mais de 400 livros , vários personagens, historias ricas em detalhes". Então, você, provavelmente, tem um conhecimento literário muito escasso, pois o que não falta são exemplos de livros que criaram verdadeiros "universos alternativos" com inúmeros personagens e tramas complexas. Exemplo? J.R.R.Tolkien (autor de O Hobbit, O Senhor dos Aneis, etc) e C.S.Lewis (autor de As Crônicas de Nárnia). P.s.: supomos, aqui, que Chico Xavier REALMENTE escreveu SOZINHO (sem outro “encarnado”) toda sua obra.

No argumento 2, você diz que "se ele era um Gênio, pra que ser Burro de não querer receber NADA pelos livros". Bom, primeiro, não querer receber dinheiro não implica em ser burro. Há outros objetivos que inebriam a mente humana: sensação de poder ou de superioridade, fama, auto-divinização, ou até mesmo divulgação de uma doutrina ou filosofia. Inclusive, ao invés do que diz o texto, dividir o público por segmentos é um dos princípios do marketing e vendas. Imagine quão lucrativo não pode ser escrever para um público ainda inexplorado.

No argumento 3, mais uma vez, a falácia da pressuposição desabona a linha de raciocínio, pois pressupõe como objetivo de Chico Xavier o dinheiro. Como já disse, há vários outras glórias, além da pecuniária, pelas quais a mente humana anseia.

Sobre o argumento 4, esse talvez tenha sido o verdadeiro objetivo de Chico Xavier: divulgar uma doutrina. O fato de ela ser falsa, ou não ser comprovada, não impede que Chico tenha acreditado nela assim mesmo. Exemplo? A visão aristotélica do mundo foi tida, disseminada e acreditada como verdade durante toda a Idade Média, apesar de estar errada em muitos pontos, como a abiogênese, o geocentrismo, a quintessência, etc.

Um dos poucos pontos onde você não errou foi dizer que "se alguém faz alguma coisa é por que tem motivo, propósito, objetivo". Isso, no entanto, não implica que esses objetivos sejam os mais nobres, ou até mesmo reais.

Bom, desculpe ter me alongado, mas, se você vai criticar os céticos, tem que fazer direito.kkk

Brincadeiras à parte, não estou negando que Chico Xavier tenha feito muito para os pobres e necessitados. Só estou querendo mostrar que esse fato não COMPROVA que a doutrina ou crença que ele tinha eram verdades. A mente vê o que ela QUER ver, e nosso subconsciente é uma área ainda obscura e pouco conhecida. Quem sabe as peças que ela pode nos pregar?

Provavelmente, Chico Xavier foi um homem bom, que acreditava em contos de fadas.

Constantine disse...

Sobre o comentario do " Jacareca "
por tudo isso que vc postou que eu não acredito na igreja e nem em seus pastores e muito menos no tal de PAPA ..........
se o diabo se transforma no que ele quiser pra enganar ,ao contrario do diabo Deus manda mensageiros de origem humilde sem apego a bem materiais, não beneficiado por beleza e provavelmente contestado pela grande maioria da população .
Ja aconteu varias vezes os enviados de DEUS são totalmente contestados e os farçantes são adorados por beleza - riqueza - mentiras - mortes - e corrupções ............

com toda certeza do mundo o Chico Xavier foi muito mais importante para a humanidade e aproximou mais pessoas de DEUS , do que 99% dos papas , padres ,pastores , igrejas e afins que visam unica e exclusivamente através do fanatismo dos fieis dinheiro e riquezas enganando os pobres coitados desde a fundação da igreja (( Deus Mostra a verdade só enxerga quem quiser )) ...............
ONDE SERÁ QUE ESTA O DIABO MESMO ???????
PENSE NISSO !!!!!!

PDT Rio Preto disse...

Jacareca, obrigado em ter lido o texto, e parabéns pelo estudo que vc fez da biblia, isso já o torna diferenta da humanidade ingnorante, e que não busca algo que acolha seus conhecimentos e muito menos as faça completa no sentido de existencia. Porem amigo, não o deixe levar por um livro aonde SABEMOS que foi adulterado primeiramente pela igreja catolica cristã, aonde era o monopolio do poder na era da escritura, e não deixaria tal poder diminuir-se com um livro escrito por discipulos daquele que um dia ele julgou como bruxo (jesus), e também, posteriormente, adulterado para a concepção protestante, que avalio que "algumas coisas" estavam errado, e se deu o luxo de mudar. Outra coisa lamentavel na biblia, é que ela foi feita EM METAFORAS, para um tipo de leitor que NA EPOCA de jesus, era rebelde, sem quaisquer fé e seguimento religioso, uma leitura fácil, de grande resultado de entendimento, tanto que se estendeu até hoje. Saber, ler E ENTENDER a biblia, é dificil e manipulada como foi, é quase IMPOSSIVEL. A Doutrina espirita, só tenta responder fatos as quais NENHUMA outra doutrina, religião ou aceita responde e que completa o ser humano existencial. Pq a fatos nesse mundo DE HOJE, que nao conseguimos respostas na biblia e muito menos em colocações de pastores ou papas. NÃO DECLARO AQUI QUE A BIBLIA É ERRANTE, declaro aqui que o ser-humano por puro egoismo CONSEGUIU altera-la e faz outros humanos acreditarem naquilo que ela alterou INFELIZMENTE. Chico, nada mais é que um doutrinador do espiritismo, e com seus amis de 400 livros tentou RESPONDER algumas questões DE HOJE que nem o nada responde. A propria doutrina fala que ela nao se cabe em uma religão, e muito menos em seguimento moralista, que vc só passa a ser um espirita, se vc MESMO encontra uma resposta a questões que vc nao entendia. E agora meu caro Jacareca, COMO VC ME RESPONDE QUE UMA DOUTRINA QUE BUSCA RESPOSTA PARA AQUILO QUE A BIBLIA ( que foi feita para uma epoca de rebeldes ) NAO RESPONDE, PASTORES, PAPA, PADRES NÃO CONSEGUEM ENTENDER, PODE SER DE FATO OBRA DO "capeta" ? O "capeta" então tá muito bonzinho, pois umas das resposta MAIS obvias no espiritismo é a reencarnação, POIS SE SOMOS FRUTO DA IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, não seria um deus com boca, olhos e pernas né ? E se somos de SUA semelhança (ESPIRITO) podemos SIM chegar no mesmo potencial de pureza que ele, pois, semelhança = igual ou bem parecido ( pureza ) e IMAGEM = Espirito. E partimos de algo PERFEITO, DEUS, e se partimos de algo perfeito, imperfeito seriamos ? Deus nos deu o caminho da perfeição moral e espiritual que é os 10 mandamentos, e ele PERFEITO como é, entendeu que nao conseguiriamos isso em uma só vida. Em uma só existencia, SENDO ASSIM, nos deu um BELO PRESENTE... a reencarnação, que nso permite existir mais de uam vez para UM DIA sermos da mesma pureza divina, e nos permitir chegar n'quilo que chamamos de paraiso, PARA O INFINITO PURO ETERNO. Eu com apenas 17 anos sei tudo isso, e me sinto feliz, procure a estudar, evoluir. Jacareca e a todos que leem isso, DEUS NÃO É MAL, NEM BONZINHO, ele é PERFEITO. Sendo perfeito, jamais darias as costas para a gente, e jamais permitira um ser que chamamos de diabo, nos acarretar para o mal enterno no inferno. Ao contrario, DEUS, nos da a cada uma chance para mudarmos, evluirmos, e assim que morremos, teremos SIM NOSSO "Juizo Final", mais nao sera um Juizo e muito menos final, é o pagar das consequencia, POIS TUDO ESTA NA LEI DE AÇÃO E REAÇÃO. E em uma proxima vida, ela estara mais facil ou mais dificil de acordo com a nossa evolução atual. Pra assim, chegar no "paraiso". Bom, um beijo, um abraço a todos, e me sigam no twitter: @gabriellima_8 ou acessem meu blog: www(ponto)gruposemdominio(ponto)com.

Marquinhos disse...

mais um anonimo, ok, caprichar nas palavras não torna seu argumento melhor em nada, comparar o Senhor dos Aneis com mais de 450 Obras???? tem noção da diferença??? quantos universos e historias criadas, se vc como cetico e "muito inteligente" fosse capaz de algo parecido com isso não precisaria comentar um simples blog como " anonimo", seu nome precederia sua reputação

Anônimo disse...

Pseudo-conhecedor esse último Anônimo. Se ele tivesse pelo menos visto o filme de Chico Xavier, poderia argumentar com mais clareza. Explicar que um homem que foi pouco alfabetizado na infância, que escreveu diversas obras em outras línguas, até de trás para frente, foi uma farsa... Bem, pelo menos foi uma farsa usada para o bem, visando quem precisa!

Anônimo disse...

Desculpe, Marquinhos, não quis ofender, só mostrar as falhas no seu texto. Poderia tê-lo feito caprichando ou não nas minhas palavras ;)

Não quero transformar o campo de comentários em ringue, então, vamos ao que interessa:

Aparentemente, não houve muito o quê contrapor no meu texto, já que você preferiu partir para o ataque pessoal, em vez do ataque argumentativo (apesar disso, gostei do seu sarcasmo, me fez rir).

Será que VOCÊ tem noção de diferença? Talvez a diferença entre qualidade e quantidade? As obras de J.R.R.Tolkien vão além do Senhor dos Anéis, e seus enredos são tão complexos que ele chegou a CRIAR um língua para por em seus livros. E, mesmo que quantidade de obras valesse de alguma coisa por si só, Chico Xavier seria fichinha perto de José Carlos Ryoki, que tem mais de 1.100 trabalhos publicados. Mas, esse não é o ponto da discussão, só quis justificar o exemplo que usei para ser elucidativo.

Não pretendi ser pedante no meu comentário anterior. Talvez, eu não seja "inteligente" o bastante para escrever 450 contos de fadas, mas, voltando ao assunto inicial: você consegue rebater meus argumentos? Porque, é até possível que Chico Xavier tenha sido um prodígio literário, mas isso comprova alguma coisa?

Afinal, você disse que nós céticos "nunca responderíamos". No entanto, eu continuo aqui, escrevendo, esperando agora suas respostas.

P.s.: O motivo de eu ter parado para, usando suas palavras, "comentar em um simples blog" é o mesmo que, provavelmente, levou você a construí-lo: eu TAMBÉM quero a verdade =D

P.p.s.: Continuo como "anônimo" porque não sei como colocar meu nome :p Talvez eu não seja tão inteligente assim, né? kkkk

Bruno disse...

Isso eh mais coisa de evangelico do que qlqr outra doutrina religiosa.... evangelicos são osduentes da população q acham q dando dinheiro e criticando o modo do outro viver se sobe na vida!!
DOIS DETALHES que eu gostaria q alguem m explica sobre XAVIER:
-COMO ELE IA SABER TANTOS DETALHES DE FILHOS MORTOS DITOS PARA AS MÃES....
-ELE NÃO QSTIONAVA DE QL RELIGIÃO A PESSOA ERA....
só mais uma coisa:
os mais suceditos na vida são pessoas espiritas já comprovado!!
bom fca a dica!!

PROTABOSSA disse...

SEM QUERER DEFENDER TAMPOUCO CONDENAR....


a diferença entre v e o site ceticismo é que o site relata fatos ue supostamente foram comprovado "postulado" ou algo assim...

e vc usa sua fraca defesa com hipóteses....

já é um mal começo par quem quer defender algo concret com abstratismo....

exemplo... vc usa um argumento de que ele sabia mais de 400 Livros e o comparou com um gênio

José Carlos Ryoki escreveu 1074 livros e nem por isso era tido como o tal...
ah e os livros de rioky alimentam cerca de 400 mil leitores mês...
Enyd blinton escreveu mais livros que os 1074, nem por isso era o cara....

bom estou dzendo isso não para diamar o cico xavier, me para descredibilizar o espiritismo...

mas sim para dar uma dica de que seus argumntos para a defesa do rapazinho está muito, mas muito vaga....

SÓ UMA DICA....

Marquinhos disse...

ao anonimo do senhor dos aneis, cara na boa vc acha que não respondi e passei ao ataque pessoal? isso é uma piada?!, não preciso "responder" pq esta tudo no texto , se vc não entendeu quem sou eu pra fazer vc entender, suas opiniões sao fruto da sua educação e nao vou mudar seus conceitos com comentarios, se quer discutir procure pessoas dispostas a perder tempo ok, um abraço e boa sorte na sua procura por tolos embates.

Anônimo disse...

Meu caro, marquinhos. O fato de alguém comentar em anônimo é só porque é o jeito mais simples de comentar. Nem todo mundo vai fazer uma conta pra poder comentar, ainda mais em um blog como esse. O nome do blog chega ser uma piada quando se analisa o texto. Argumentos furados que uma criança é capaz de rebater; não tenta descobrir a verdade apenas se deixa levar por fé e emoção. Estude mais um pouco e não seja tão pretensioso, colocar ótimo texto no ocioso pra chamar atenção é no minimo desonesto.

Anônimo disse...

Faz um blog com o nome "quero saber a verdade sim" e se recusa a discutir.A discussão é perda tempo?o que você queria? que as pessoas entrassem aqui e ficassem fazendo elogios para um textinho horrível desses. Auhahaauua eu tenho que rir dessa é no minimo uma piada. Me lembrou aqueles garotos que quando estão perdendo desligam o video-game e mandam o amigo embora.Estude menino procure respostas,use a razão, quem quer balela liga a tv na madrugada pra ouvir a opinião de pastor.

Anônimo disse...

OK, desculpa ter tomado seu tempo. Não incomodarei mais.

Tive a ligeira e tola impressão de que você estivesse disposto a um debate, ou a uma argumentação racional, quando pegou textos (com evidências e contra-exemplos) de outro site e quis contrapô-los.

Minha interpretação de texto deve ser muito ruim, certamente eu não entendi o significado oculto da seguinte frase que você escreveu: "Sou a favor de questionar, mas com inteligência e isenção. Até os céticos tem que usar o ceticismo para seus próprios argumentos."

É claro que, a outra hipótese e que você não entenda o que significa "questionar com inteligência ou isenção".

Enfim, o que esperar de alguém que acredita em gasparzinhos e similares, né?

Abraços e boa sorte também.

P.s.: Quando saem os artigos/textos sobre unicórnios e Papai Noel? Como percebi que essa é a temática do blog, queria saber se você pretende escrever sobre eles também. Obrigado.

P.p.s.: Esse é meu último comentário.

Ass: Anônimo do Senhor dos Anéis.

Anônimo disse...

Pai, perdoai-os.. eles AINDA não sabem o que fazem

Carlos Lopes disse...

Aqueles que optarem por iluminar, gastem suas energias onde precisarem de luz... :D

Existem pessoas que preferem permanecer à sombra do materialismo/ceticismo...e afins!

Deus abençoe à todos.

Luiz disse...

Eu queria dizer sinceramente que eu não me interesso pelo assunto, mas tem sempre um cristão idiota que quer sempre usar um mártir para reafirmar sua suposta divindade invisível. O cara em momento algum quis que ele fosse taxado como um homem de Deus, que fez voto de pobreza e disseminava seus amores e compaixões paradoxais e concomitantemente invisíveis. Ele era espírita, na dele. Não me vêm reafirmar sua estúpida visão cristã, usando um homem que não é, nunca foi e nunca seria a par da causa. Cristianismo tende a usar mártires para atrair pessoas à causa, e Chico Xavier ficaria extremamente chateado se a Igreja o usa-se como mártir. Algo que ele também não foi.

PDT Rio Preto disse...

Calma Marquinhos... não é por ai cara, realmente apoio vc ter defendido Chico, e tudo mais... sou espirita e defenderia o mesmo por muito menos, só que vc transgride o que tanto Chico vinha dizendo da tal da "humildade", não querer se achar nem melhor nem pior que os outros... Ao amigo do senhor dos aneis ... simplesmente nada responderá tal argumento duvidoso... de FATO é verdade que existe a probabilidade de Chico ter tamanha sagaz e ter sido refém do seu subconsciente... tantos livros e uma conduta não defendem e provam nada... o que prova é a LÓGICA. Tudo que tem lógica, contexto e objeção é a prova máxima de qualquer coisa, ai entramos no que Chico vinha fazendo ... pois chico NÃO é o pai e muito menos o representante da doutrina espirita, é um a mais que estudou bastante aqui que o filosofo Allan Kardec exaltou e por sobre-naturalismo, teve a comunicação com os espíritos(fruto ou não da imaginação do próprio). O que E N F A T I Z A o verdadeirismo e lógica em Chico, é que TODAS as suas mais 400 obras, tem fundamento, tem lógica e mais tem respostas para aquilo que mais perturba a ciência e qualquer outra religião que não saiba responder e coloca a culpa ou no "capeta" ou em "deus", o que demonstra insegurança e pouca credibilidade. Ou oras, porque será que Chico tanto soube de pessoas que NUNCA tinha visto na vida, e/ ou conhecido ? Sera mesmo que seu SUB-CONSCIENTE tem tanta criação óbvia ? E mais, porque SERÁ que Chico nada fez para ter algum lucro n'quilo que designou ser SUAS obras ? Tanta humildade falsa ? Para que ? Porque Chico cuidava e CURAVA tantas pessoas em uma só hora em seu dia ? Fruto do acaso ou do sobre-natural QUE ninguém responde, somente suas obras .... Ao cara do senhor dos anéis ... te convido a assistir o filme Chico Xavier, depois procurar O MAXIMO que puder sobre o tema MEDIUNIDADE, depois a 3º revelação de Kardec, a assim assistindo o filme "Nosso Lar". Vc terá respostas SUFICIENTE para qualquer resposta que IMPOE ao Chico e ao espiritismo... e mais, mesmo que depois nao acredite em nada... PELO MENOS, ignorante em uma area a qual nunca leu ou estudou não serás mais ... porque hoje, nada tens a falar de Chico, pois nem sabe o que é MEDIUNIDADE OSTENSIVA ... sem mais, peço que me faça convites a ler artigos ou livros as quais defende, pois estou no seu mesmo patamar da doutrina espirita, com relação à ceticismo ....

Ps: Contos de fadas é algo que não tem lógica e muito menos fundamento... JAMAIS classifique obras que responde as questões existenciais como contos de fadas... pois ela sim, tem fundamento e lógica.

Anônimo disse...

E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz. IICoríntios 11:14. Ou seja, pode vim como bonzinho, trazendo "coisas boazinhas" mais é o próprio satanás por trás e pode ter certeza, vai ter uma consequencia mais tarde.
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,hebreus 9:27. Ou seja, quem morreu espera o julgamento final e quem "vem" como um ente querido que morreu é uma entidade que sabe todo o passado da pessoa, seu modo de falar, agir, nomes de parentes, etc.
Cuidado com doutrinas diabólicas,VAMOS LER A BIBLIA, RELIGIÃO E RELIGIOSOS SÃO UM CÂNCER NA HUMANIDADE.

Anônimo disse...

Graças ao "anonimo do Senhor dos Anéis" o autor do texto mostrou-se uma piada, texto ridiculo com argumentos fracos e vazios, não ha porque perder tempo com uma mente fechada como a sua Marqinhos.

Anônimo disse...

PESSOAS QUE ESCUTAM VOZES = ESQUIZOFRENIA. SEM MAIS.

Mah disse...

Acreditando ou não,essas pessoas primeiramente precisam ter respeito com o próximo,e vendo aqui não é bem assim,só pode ser daquela religião onde seu lider a cada 10 palavras que fala 5 é diabo 5 dizimo.

sigrid disse...

"E não é de admirar, porquanto o próprio Satanás se disfarça em anjo de luz".

Anônimo disse...

esses caras q o criticam na verdadem sao os que roubam o dinheiro do povo pedindo esmolas em igrejas(nem todos os padres sao assim,mas a maioria age assim),chico xavier era uma pessoa tao boa q pra quem nao assistiu ao seu filme nao sabe q ele morreu so quando todos estavam felizes,foi no ano q o brasil ganhou a copa do mundo!e ele faleceu em seu quarto deitado numa humilde cama.nao importa q religiao somos,todos somos cristaos baseados na doutrina de cristo!(so catolico)

Constantine disse...

mais uma evidencia de que Chico era real ...
Um ano antes de ele morrer ele estava muito mal no leito do hospital e uma luz filmada pela rede globo foi em direção ao quarto de Chico xavier e os medicos não acreditaram na repentina melhora dele após o evento ( fato ) , perguntado ao Chico xavier o que tivera acontecido naquele momento ele relatou que recebeu a visita da mãe dele (( detalhe ele nem sabia que aquilo havia sido filmado ))simplemente perguntaram a ele o que ele havia sentido naquele momento ......
outra evidencia , ele era tão humilde que até pra morrer escolheu não ser notado e relatou um ano antes de sua morte que quando ele desencarnace os brasileiros estariam em festa e muito felizes (( o dia que ele morreu o brasil foi penta campeão e os brasileiros estavam em festa e em extase PELO TITULO BRASILEIRO )) .........
COINSCIDENCIA SERA ????
sua morte não teve tanto destaque em consequencia do titulo do brasil na copa .......

agora eu pergunto ???
a pessoa doar tudo que ganhou para pessoas carentes.( EM DINHEIRO ) FORMAVAM FILAS NA PORTA DE SUA CASA PARA RECEBER DONATIVOS ....FATO.
ajudar qualquer pessoa sem distinção de credo ,raça ou classe social.
o fato da luz visitar ele no leito do hospital
(Nem a ciencia consegue explicar o que houve).
um cara que podia ter ficado milionario e prefiriu morrer pobre .
em 100% de suas cartas psicografadas ele escrevia algo que somente os parentes da vitima sabiam ( fato ) .
a propria justiça se rendeu a uma carta psicografada alterando a sentença do rel .
a nasa chegou a pesquisar a aurea do Chico Xavier. FATO
quando ele era jovem mesmo fazendo o trabalho espiritual podendo ganhar seu sustento através disso prefiru trabalhar como qualquer pessoa normal e disse que o espiritismo era MISSÃO POR ISSO GRATUITO .
Ele Chico nunca em nennhum momento disse que aquilo tudo que acontecia em sua vida era criação dele em suas obras ele sempre deixou bem claro o nome dos verdadeiros autores .

OLHA ACHO QUE É CONSCIDENCIA DEMAIS !!!!!!!!

ME RESPONDAM QUAL SER HUMANO EM SÃ CONSCIENCIA AGIRIA ASSIM ????

SÓ MESMO SENDO MUITO ILUMINADO pra negar os prazeres carnais e abdicar de uma vida para dedica-la aos outros .....
e se realmente fosse uma fralde como dizem os céticos ,por que o filho dele não continuou com com as psicografias ????

Chico Xavier uma consciencia muito mais evoluida que a dos meros mortais como eu .....

agora se for pra falar realmente de fralde poderiamos ficar dias contando tudo aquilo que as pessoas acreditam e só servem para te alienar.
por exemplo aquela imagem de Jesus loiro de olhos azuis e cabelos longos affffff
o papa como homem santo (( pra rir ))
a igreja como salvadora (( pra rir mais ainda ))
o Deus impiedoso que te pune se vc não der o dizimo ( kkkk )
a europa que enrriqueceu roubando o mundo (ou vc acredita que os europeus são limpinhos kkkk)
a escravidão apoiada pela igreja ...


kkkkkkkkk eu dou risada por que cada um acredita no que é mais conviniente mais uma coisa é certa a verdade não pode ser escondida ,pode ser disfarçada pra te fazer acreditar na mentira

(( OBS : EU NÃO TENHO NADA CONTRA OS CÉTICOS POR QUE NA MAIORIA DAS VEZES CONCORDO COM O CETICISMO ,MÁS CHICO XAVIER NEM O CÉTICOS PODEM NEGAR )) F A T O

Anônimo disse...

O próprio sobrinho dele disse que era tudo farsa....que ele era um bom homem mais era tudo farsa.

Anônimo disse...

Não sou o mesmo anônimo, que comentou sobre Senhor dos Anéis, mas acho que o comentário dele é de longe o mais lúcido nesse debate.

O Marquinhos é uma figura interessante, lê um texto sobre argumento (ou seja que tenta comprovar alguma coisa) e quando alguém rebate dizendo que está errado, ele simplesmente chora. (mimimi, tolos embates).

Certíssimo, vc debater ou não, não faz os argumentos do anônimo anterior serem invalidados colega, Chico Xavier pode, de repente, até não ser uma completa farsa (opinião que compartilho), mas os argumentos apresentados não comprovam NADA.

Anônimo disse...

e uma Grande Salva de Palmas para Chico.

Anônimo disse...

Tudo que ainda não conhecemos é um bom motivo, para uma nova religião.
Em breve através da ciência, vamos alcançar os indícios mais profundos da mente humana.
Será à razão desmistificando o sagrado.
Tem sucedido no decorrer da história.
Mesmo assim para muitos, o "divino" sempre será (independente da lógica) inquestionável.

Anônimo disse...

Adorei o post, você mostrou claramente toda a bondade, humildade e respeito que o Chico Xavier e todos seus seguidores tem para com as pessoas; Um tipo de doltrina que não exige nada em troca para fazer o bem; E concordo que se as pessoas decidicem ler um livro se quer, seja de qualquer titularidade ou escritor, que seja de ensinamento espirita com certeza teria uma clareza melhor sobre seus sentimentos e pensaria bem mais na força de Deus; Quem sabe não conseguíamos um mundo melhor, não é mesmo? - Mas vamos continuar acreditando, evoluindo, sendo feliz. Fique com Deus. Abraço.

Eu disse...

Pelo comentario do amigo Jacareca, essa passagem na biblia citada por ele:

"...a Bíblia diz que o Diabo se transforma em anjo de luz, o que ele quer é desviar as pessoas de Deus, independentemente se essas pessoas são religiosas ou não....",

Isso é muito sem logica pois se for assim, o diabo pode se transformar em anjo de luz entao podemos ter a hipótese de que Jesus seria um diabo disfarçado, pois tb ajudou os pobres e tentou difundir uma ideia; e no caso do segundo cometanrio:

"...Dt 18:9-14, contra a consulta aos mortos."

Nunca vi ninguem proibir alguma coisa que não existe, tipo: 'é proibido um ser humano correr à 300km/h', não tem como alguem proibir isto pois não existe.
Agora, se está na bíblia que é proibido falar com os mortos é porque com certeza alguém já falou com os mortos, entao existiu isto.

Anônimo disse...

Galera fato que Xavier é uma fraude como vão existir outros...

CHUMBAWAMBA disse...

Anonimo fã dos senhor dos anéis.
Talvez as obras de J.R.R.Tolkien como Senhor dos Anéis, com seus enredos complexos e a língua inventada e José Carlos Ryoki com seus mais de 1.100 trabalhos também tenham sido psicografadas. A diferença reside onde estes autores não tiveram a ombridade de indicar de quem é a verdadeira autoria das obras.

Anônimo disse...

o que é mais importante que dinheiro é ficar na historia, ele nao queria dinheiro simplesmente para ser lembrado, e para criar uma nova religiao, sabendo que daqui muitos anos sera lembardo como uma espécie de buda, isso é mais importante que grana, isso é fraude mesmo, com certeza, nao acreditem nessas besteiras.

Anônimo disse...

o demonio ajudava ele, fato

Anônimo disse...

Quanto ao argumento um (1): Gostaria da fonte que diz que ele fez mais de quatrocentos livros.
*************
Quanto ao argumento dois (2): Seu argumento aqui, é "Ele não seria burro de não cobrar pelos seus livros se ele fosse charlatão, afinal ele não ganhou nada." Tem certeza que não ganhou nada? Nem um "pouquinho" de fama?
O Brasil inteiro conhecia e amava o Chico, ele TEM (mesmo após anos da sua morte) o brasil nas mãos. Afinal, consideravam ele uma entidade suprema. É ou não é verdade? Será que as pessoas não iriam dar uns agradinhos para a celebridade chico? Logo, ele ganhou muito sim, fama. E finalmente, não. Ninguém é considerado o 'melhor escritor do mundo' (suas palavras) pela quantidade de livros publicados, o proprio Paulo Coelho publicou mais ou menos uns dez (vide wikipédia: Paulo Coelho).
*************
Quanto ao argumentro tres (3): É o mesmo do argumento dois. Fama, foi o que ele ganhou. E fama não vem sozinha. Os beneficios da fama que o chico poderia tirar são gigantes.
*************
Quanto ao argumento quatro (4): Não entendi, você diz que ele não é charlatão, porque se ele fosse ele não divulgaria a doutrina espirita? Não faz sentido nenhum. Ele poderia muito bem querer ter divulgado a doutrina espírita justamente para se tornar o santo que é hoje no Brasil. Não sei como ainda não tem feriado para ele.

"Poderia argumentar muito mais(?) mas isso já é suficiente para os céticos responderem"
Na realidade, amigo, isso fui até bem pouco. Nenhum dos seus argumentos fez sentido. Por favor leia a conclusão:

- Não estou dizendo que, Chico Xavier, era um pregador de peças, mágico, charlatão, entidade ruim. Ele pode muito bem ter sido o que todos nos conhecemos, (demais até), mas o que eu estou dizendo é: Ele era um cara bom, e acreditava muito no que ele próprio dizia.
Ver fantasmas, espíritos, ouvir coisas, qualquer esquizofrênico faz, já viu por exemplo, o filme "Uma mente brilhante"? O personagem cria pessoas ao seu redor, amigos com quem ele conversa, e depois descobre que ele de fato não existiram.
Acredito sim, que foi uma pessoa boa que fez o bem e espalhou o bem ao próximo, mas isso não quer dizer que ele ouvia espíritos.

Eu não estou de um "lado" da história com garras e dentes. Eu estou é do lado da verdade, então se você pudesse lançar mais argumentos que comprovem que Chico não era somente mais um cara com o bem no coração e um parafuso a menos, por favor, me mostre.

Marquinhos disse...

galera anonima da critica ok vamos la:
ao cara do senhor dos aneis , 1 - seu primeiro comentario ja respondi ok , a obra de Chico é complexa e sobre inúmeros temas(pesquise), mais uma vez não se compara com o Senhor dos Aneis, ok ate ai?
2 - "dividir o público por segmentos é um dos princípios do marketing e vendas. Imagine quão lucrativo não pode ser escrever para um público ainda inexplorado." , - dividir nunca foi conta de quem quer lucrar mais, quem quer mais lucro a palavra principal é SOMAR, respondido ok
3 - "mais uma vez, a falácia da pressuposição desabona a linha de raciocínio, pois pressupõe como objetivo de Chico Xavier o dinheiro. Como já disse, há vários outras glórias, além da pecuniária, pelas quais a mente humana anseia." - Bom essa é a questão que os ceticos não respondem qual a motivação,e vc tambem não respondeu, respondido ok!
4 - "esse talvez tenha sido o verdadeiro objetivo de Chico Xavier: divulgar uma doutrina. O fato de ela ser falsa, ou não ser comprovada, não impede que Chico tenha acreditado nela assim mesmo" - Na boa, entaõ agora vc disse que a motivação era divulgar a doutrina certo? alem desse resposta ja estar no texto vamos la novamente, se o cara inventou como ela acreditava??? o fato é se ele era fraude então ele tinha muita capacidade, de escrever, pensar, se fazer acreditar e etc...então ele tinha consciencia das suas mentiras portanto não " acreditaria" , saberia da mentira e não teria motivo pra divulgar algo que não daria vantagem alguma a ele. - respondido ok?

aos outros anonimos:
" mente fechada" - Só quem não acredita no sobrenatural é inteligente? é isso?? que pensa?? ok muitas das figuras idolatradas da humanidade como genios inventores e cientistas acreditavam em Deus ok
"video game" - A questão sobre discutir ou não depende se vale a pena, no mundo existe todo o tipo de pessoa, como as que vc diz que o carro é azul e ela diz que é verde e ai? vc faz o que? fica horas tentando dizer que é azul ? não vc guarda sua energia pra quem valer a pena.

" otimo texto" - Não fui eu que coloquei, basta ver o titulo do post, quem colocou aquilo foram os caras do ocioso, nao tenho culpa dos caras terem gostado.

Galera tenho reparado nesse tempo que tenho blog no incrivel fato que os mais alterados, os que falam palavrão e etc ( esses eu nem aprovo os comentarios e são muitos) são justamente quem eu achei que usaria mais a razão: os ateus. os ceticos são muito revoltados por isso que as vezes nem me preocupo em debater, pq se a galera visse o que leio nos comentarios nao aprovados tomaria um susto.

Quero pedir desculpas a todos se passei a impressão errada, mas o blog tem twitter se quiserem debater pode ser por la. um abraço a todos inclusive aos que não concordam ( pq aprovo ate os comentarios dos criticos basta ver , entao é facil notar que nao aprovo so os que concordam)

Marquinhos disse...

gabriel lima, não deixei de debater por falta de humildade, simplesmente pq pela minha experiencia como pessoa sei que é dificil fazer alguem enterder um ponto de vista seja ele qual for, imagina vc discutir futebol , politica com o intuito de fazer o outro mudar de opinião, impossivel, agora pelo prazer da conversa pode ser mas por comentarios na net é cansativo demais.respondi ontem de madrugadacom minha esposa me chamando pra dormir..rs..imagina isso fica complicado, mas de qualquer forma peço despulpa a vc se teve essa impressão.

Marquinhos disse...

PRA DEIXAR CLARO NÃO FUI EU QUE COLOQUEI " OTIMO TEXTO" LA NO OCIOSO, FORAM OS CARAS DO PROPRIO OCIOSO, EU NUNCA FARIA ISSO ATE PQ SERIA RIDICULO, ENTAO SAIBAM QUE FOI O PROPRIO OCIOSO QUE GOSTOU E COLOCOU ESSE "(OTIMO TEXTO") LA OK, UM ABRAÇO A TODOS

Anônimo disse...

Palavras do usuário "Eu": "Nunca vi ninguem proibir alguma coisa que não existe, tipo: 'é proibido um ser humano correr à 300km/h', não tem como alguem proibir isto pois não existe.
Agora, se está na bíblia que é proibido falar com os mortos é porque com certeza alguém já falou com os mortos, entao existiu isto."

Você realmente precisa de estudo bíblico ante de falar. A doutrina biblica, diz que ocorre uma guerra espiritual, e também diz que o diabo se veste de anjo de luz, para enganar os outro. Isso significa, que a explicação cristã para isso é que, os anjos de satanás se passam por pessoas, simples.

Jéssica disse...

No momento em q um cético entrar em uma casa espirita e sentir a paz q isso traz, não terá duvidas q o espiritismo sim pode ser considerado cristão.
Sobre Chico Xavier só tenho uma frase feita a dizer: " Antes de criticar e levantar falsos testemunhos, faça melhor... "
Quando pararmos de questionar o bem que o próximo faz e tentarmos tb de alguma forma fazermos o bem o mundo será sim um lugar melhor.
Acredite no q quiser, mas faça a sua parte antes de jogar questionamentos errôneos ao vento, vc apenas se fere fazendo isso.

Anônimo disse...

céticos e evangélicos abitolados...

pra queê perderem seus preciosos tempos com tolos loucos que acreditam em chico xavier como nós, apenas respeitem o espaço de cada, só isso, respeitem.

Érico_CB disse...

Anonimo do senhor dos anéis rullllaaaaaaa

kkkkkkkkkkk

ganhou um fã

dificilmente vc acha algm, q poe em tão boas palavras, essas estórias folclóricas..

(tive q voltar pra editar.. trabalhera da porra logar soh pra postar =S )

thaís disse...

Chico Xavier é sem sombra de dúvidas o ser humano mais digno que já passou por esse plano...

Anônimo disse...

"o que é mais importante que dinheiro é ficar na historia..." o q ??? vc vive pra q? vc acorda todos os dias pra trabalhar pra sustentar suas necessidades ou ficar na história? q papo furado, q argumento mais estúpido. quem reinvidicaria aquilo q é de direito seu, vindo de origem honesta (q só fosse literatura ficctícia até aí não vejo nada demais ou será um crime vender fantasia?) o q não se vê hj em dia, a fundos de caridade? só tem maluco, no mínino...o q vc não sabe apenas respeita.

Icaro F. disse...

A fé existe para ser sentida não para ser provada, seria pensar muito pequeno achar que a existência humana se resumi a nascer e a morrer sem causa ou mesmo sem Fé.

É dada a Deus uma imagem de o Grande Castigador que vai destruir sua obra, ou mesmo uma Igreja que prega o não culto de imagens onde seus templos se abarrotam das mesmas, ou mesmo Pastores que usa o fato de uma igreja não pagar impostos para enriquecerem obrigando a seus fieis a pagarem dízimos.

Deviam criticar quem merece ser criticado, onde a Obra de Chico prejudicou alguém? quando Chico criticou alguém ou ofendeu?

Parem de olhar para o próprio umbigo e ser egoísta, falam de Fatos e provas

Existe uma célebre máxima oriunda das páginas de Hamlet

“Existem mais coisas no céu e na terra,. Horácio, do que possa sonhar tua vã Filosofia”.

Um bom passo para só que criticaram Chico seria ler ou conhecer sua vida, ele teve um educação ruim e vida pobre, como conheceria a Obra dos grandes autores? como replicaria suas assinaturas? Como sabia que os repórteres que tentaram lhe fazer de fraude, dando lhes dois exemplares com dedicatória no nome dos mesmos.

Em vez de critica-lo, vamos pegar 30% do esforço que foi gasto falando mal dele, e tentar fazer pelo menos algo por alguém que precisa.

Sou espirita, e defendo minha crença, Fé é para ser sentida e não provada.

kenia disse...

Os ceticos só acreditam no que se pode provar certo? experiencia que pode ser repetida em laboratorio certo?, então quero saber se eles podem provar a existencia do AMOR, podem? ou vao dizer que o amor não existe? tem muitas coisas que existem e não são visiveis, ou algum cetico tera coragem de dizer que não ama seu filho por exemplo? Se quimica é possivel reproduzir esse fenomeno do sentimento AMOR em laboratorio? e esse fenomeno é responsavel por muita coisa que acontece na vida todos na terra algo que não se pode pegar ou ver

Seu jorge disse...

pow o anonimo do senhor dos aneis concluiu que o chico x. fez tudo para divulgar a doutrina, mas a resposta pra esse argumento tava la no texto do cara do blog, pra que debater ? cetico vacilão, e dizer que a galera acredita em gasparzinho kkk se vc pesquisasse veria que é facil provar que existem espiritos fala serio tu deve ser aquele nerd fa de senhor dos aneis e hobbit e narnia que adora um conto de fadas

Anônimo disse...

POW VOCES ASSIM COMO EU ,NAO PASSAM DE RELES MORTAIS QUE NAO TEM A MINIMA CAPACIDADE PARA DEFIR A EXISTNCIA DE UM ALGO A MAIS.NAO CREIO EM DEUSES MITOS PROFETAS E ETC,TENHO APENAS UMA CERTEZA EU VOCES E TUDO QUE E VIVO HA DE PERECER E NADA MAIS.VIVA A VIDA FAÇA O BEM E SEJA FELIZ,E NADA MAIS TERA IMPORTANCIA.

Anônimo disse...

Kenia, eu não ia comentar até ler seu comentário. as sua perguntas sobre provar o amor realmente não fazem sentido, mas vou interpretar suas perguntas da melhor forma possível e tentar responde-las. O amor pode ser provado sim, assim como o ódio também pode ser provado, não em laboratório mas pode ser provado, uma pessoa que arrisca sua vida para salvar uma outra é uma prova de que exista o amor (e não é necessário laboratório para provar isso certo?). Concordo com você de que muitas coisas existem e não são visíveis, assim como o ar, o amor, o ódio, o cheiro, porém todas elas podem ser provadas, ou melhor, são comprovadas sua existência. Kenia, só mais uma coisa querida, o fato de uma pessoa ser cética não quer dizer que ela não possua o sentimento de amor dentro de si, ou que ela não possa reproduzir ou provar esse sentimento. As pessoas céticas são como todas as outras pessoas, apenas tem um opinião formada diferente da sua. Agora, quanto a provar ou não provar a existência de espírito isso é uma questão de fé e de cultura (onde a pessoa segue tradições de sua comunidade ou família. EX: se você tivesse nascido no Japão sua cultura e principalmente sua religião seria diferente), portanto não adianta ficar discutindo quem está certo ou não, ou se existe espírito ou não, pois apenas vai estender essa discussão e não vai chegar a lugar algum devido a fé e a crença de cada um.

P.S. Não acredito no espiritismo e a religião é o maior mau que já existiu na face da terra, pois gera brigas, assassinatos em massa, corrupção, enganação, mentira, dor, guerras e muitas outras coisa ruins. O espiritismo também é uma religião e não está isento de algumas dessas coisas ruins citadas acima.

Sr. Anônimo do Senhor dos Anéis, partilho da mesma ideia que a sua, afinal foi o único que apresentou idéias plausíveis e soube usar de argumentação para defender sua opinião. Sou teu fã cara.

Vou postar como Anônimo mas me apresento como Sr. Machado (Publicitário).

Marina disse...

A Verdade maior não precisa ser provada. Não é preciso que o mundo acredite em Chico Xavier ou respeite o Espiritismo para que os mesmos existam e façam seu trabalho. Quando for a hora, a Verdade irá aparecer.

kenia disse...

Sr. machado , no japão tambem acreditam em espiritos,e no mundo inteiro ha relatos sobre espiritos, entao isso é uma prova que eles existem? parece que ter fã é bem facil para os ceticos, mais isso me parece prova de fe, fe que nao existe nada alem do que vc ve e pronto , os ceticos parecem mais crentes fervorosos no nada do que os que acreditam em algo a mais.
ps: uma pergunta como chico adivinhou anos antes de sua morte que morreria quando o brasil inteiro estivesse feliz? alguma explicação? pelo menos vidente ele era ne?!

Anônimo disse...

FÃ EU SOU DO DONO DO BLOG.. PARABÉNS PELO TEXTO OTIMO MESMO ..SÓ NÃO ENTENDE QUEM NÃO QUER.. ABRAÇÃO

Anônimo disse...

COM FULCRO NO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO (ALLAN KARDEC):
"Grande mérito há, crede-me, em um homem saber calar-se, deixando fale outro mais tolo do que ele. É um gênero de CARIDADE isso. Saber ser surdo quando uma palavra zombeteira se escapa de uma boca habituada a escarnecer; não ver o sorriso de desdém com que vos recebem pessoas que, muitas vezes erradamente, se supõem acima de vós, quando na VIDA ESPÍRITA, a única real, estão, não raro, muito abaixo, constitui merecimento, não do ponto de vista da humildade, mas do da caridade, porquanto não dar atenção ao mau proceder de outrem é caridade moral."

Anônimo disse...

Kenia, creio que você não entendeu meu exemplo em relação ao Japão, eu quis dizer que as pessoas seguem suas religiões de acordo ao meio em que vivem (como em algumas comunidades, em algumas culturas ou países). No mundo inteiro há relatos que existam espíritos porém não há provas, pois volto a dizer que isso é uma questão de fé e fé não se prova, entenda isso de uma vez por todas. Em todo o mundo existe relatos de espíritos, porque a religião faz parte da maioria das culturas espelhada pelo planeta.
Como há céticos "crentes" fervorosos também há evangélicos fervorosos, como há católicos fervorosos e também como há espíritas fervorosos (como é o caso de muitos aqui).

Kenia, não sou fã pelo fato do cara (Anônimo Senhor dos Anéis) ser cético, sou fá dele pelo fato do cara ter apresentado idéias plausíveis e por usar uma boa argumentação para defender suas idéias. Acho que escrevi isso no comentário anterior porém você não deve ter prestado a devida atenção. Também me tornaria seu fã se você me apresentasse idéias bem estruturadas e bem argumentadas mas enquanto você apenas mostrar idéias baseadas no senso comum (caso não saiba o que é ou qual é a definição de senso comum favor procurar no Google) seus comentários não vão passar de apenas "achismos".

Sobre sua pergunta, me mostre alguma fonte que prove o ocorrido e procure pesquisar pois tenho certeza de que há muitas explicações (explicações reais, não essa balela de explicações religiosas, pois quando há uma explicação há uma prova) para o que aconteceu com Chico Xavier.

Outra coisa, não existe esse negócio de vidente, ninguém é capaz de prever o futuro de ninguém, o único responsável pelo seu futuro é você mesmo. Ou por acaso alguém ainda acredita nessas idiotices de Mãe Dinah e afins?

Pessoas que possuem um senso crítico questionam e buscam respostas concretas baseadas em fatos reais. Pessoas que possuem um senso comum questionam e acreditam no que um qualquer Zé mané diz e se dão por convencidas.

Você escolhe que lado quer seguir.

A partir de agora não responderei novamente, pois tenho vida social (aliás, somente essa vida, não tive outra vida antes dessa e não terei outra vida após essa) e muito mais o que fazer do que ficar discutindo sobre seres invisíveis.

Abraços a todos, sejam bons um com os outros e sempre façam o bem, se por acaso existir um lugar pra ir depois que morrer vocês terão um bom lugar garantido.

Sr. Machado (Publicitário)

Anônimo disse...

Concordo com a kenia. Relatos de espiritos tem em todo lugar do mundo,todo mesmo. Até eu tenho os meus.

Mas pra que ficar aqui discutindo essas coisas?

Cada um acredita no que consegue e pronto,não precisam ficar atacando a crença do outro para se acharem mais inteligentes e pensarem que tem razão,pois ninguem é dono da verdade.

Anônimo disse...

Sim,vocês céticos disseram que os argumentos do texto não provam nada,mas os seus provam menos ainda.

Então não vejo motivo para essa briguinha patética.

kenia disse...

ao anonimo (COM FULCRO NO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO) eh isso mesmo, resumindo "não de pérolas aos porcos"
Bom o Sr.machado não respondeu como chico soube que morreria quando o brasil estivesse feliz mas eu ja esperava isso é claro que não responderia não tem como responder mesmo, e sobre prova de espirito aqui no blog mesmo tem o caso Katie King provado pelo renomado cientista Sr. Willian Crookes a materialização e existencia de espiritos, agora vai dizer de Willian Crookes não merece crédito?!!! só falta essa.pesquise no google o assunto e vera

Anônimo disse...

Concordo que são plausíveis,mas é obvio que são muito mais plausíveis para vocês céticos,pois não acreditam nesse ''conto de fadas'' como adoram falar. Enrão é fácil um cético ser ''fã'' de outro cético.

Já para nós,espíritas,esses argumentos são mais inválidos,pois nós acreditamos que Chico Xavier estava falando a verdade o tempo todo.

Abs a tds.

Anônimo disse...

"[...]baseadas no senso comum (caso não saiba o que é ou qual é a definição de senso comum favor procurar no Google)"
Sr. Machado, aprendi a ter respeito pelos outros, porém, devo admitir que me incomoda saber que pessoas consideradas cultas como você conseguem fazer comentários tão ignorantes baseados em puro sarcasmo. Pelo menos tente ser um cético humilde, acho que não é difícil pra você expor suas opiniões sem ligeiramente humilhar outros.

Quanto à isso tudo, cada um com as suas crenças ou opiniões, os céticos que continuem céticos, só vão saber mesmo se estão certos ou não após a morte, pena que não vão poder contar pra gente ou jogar na cara dos espíritas, não é?

Anônimo disse...

bem... eu não tenho religião, sempre busquei a verdade, mas o fato é não importa se ele é uma fraude ou não, esse homen foi um exemplo de pessoa um verdadeiro ser humano, simplesmente não a como criticado pois ele passou a vida tentando plantar a semente do amor em uma terra já quase estéril.

Anônimo disse...

Pelo amor de DEUS!!!

Parem de pensar que o ser humano tem necessidade somente de dinheiro, bens materiais e poder.

A vaidade é o que realmente move o mundo. A indústria da moda já sabe dessa verdade há séculos. E, a vaidade nos leva a atitudes como tatuar e encher o corpo de peças de metal ou publicar centenas de livros água-com-açúcar, (todos dizendo exatamente a mesma coisa)e não querer o dinheiro daí advindo. Basta a fama de "Gandhi brasileiro, Madre Tereza de calças, etc)

A doutrina espírita se baseia nas entrevista de Kardec com as irmãs Fox. Procurem no site do new york times sobre elas. Não passa de um atalho pra apaziguar as consciências pesadas pelo conformismo com o mundo. E, reflexo do medo da morte e do desconhecido.

Se existe reencarnação, por que funciona só para o futuro??? Ou alguém morre e reencarna no passado da humanidade??? O tempo não existe pro espírito. É apenas umas das dimensões desse mundo físico. A dimensão mais fácil de ser bulada, aliás.

Marcelo Nogueira

Anônimo disse...

Um cetico nada mais e do que um religioso fustrado, este queima idolos em nome da religião e o primeiro em nome da razão.

Luca disse...

Sinto uma leve pontada contra o Cristianismo, mais por mim tudo bem ! Cada um no seu lugar. Lembre-se sempre só Deus, só Deus, Só DEUS pode nos julgar. (Porque afinal Ele é o único que pode mudar o nosso juízo)!!!

Elço disse...

Lendo os comentarios, vi que todos aqui na verdade são bastante inteligente, (tirando alguns crentes fanaticos que tentaram chamar a atenção). E percebi que os que se dizem ceticos tem um conhecimento bem avançado, por isso queria dizer que o Espiritismo não é bem uma religião, mas sim a mistura de religião, ciencia e filosofia, uma otima doutrina para os ceticos conhecerem, e verem que no espiritismo não existe magica nem conto de fadas, todos os fenomenos tem logica e podem ser explicados cientificamente, é por isso que me interesso por essa doutrina, pq nao aceito nada que nao tenha uma explicaçao logica, sugiro que leiam A Geneses segundo o espiritismo, mas tem que ter um pouco de conhecimento cientifico para entender alguma coisa, la explica tudo com muita logica desde o começo do planeta até agora e tudo de acordo com a ciencia. E só relembrando, Qual explicação logica vcs dariam para as 2 luzes que foram filmadas entrando no quarto onde Chico X estava, e como Chico sabia do assunto quando o reporter perguntou, respondendo que era sua mae e Emanuel, eu sei que isso parece um conto de fadas mas isso pode ser provado cientificamente, apenas a ciencia ainda nao se desenvolveu para isso, imaginem se alguem aparece com um celular na epóca que Jesus esteve aqui, do que ele seria chamado de brucho, mago, ou qualquer coisa relacionado a feitiçaria, mas hoje sabemos o que é e como funciona um celular, e logo vamos saber tudo sobre esses fenomenos que a ciencia ainda nao consegue explicar ( mas sabe que existe e isso ngm pode negar).

Ingrid Yurie disse...

Sou espírita e acredito no Chico Xavier e valorizo os comentários de todos os céticos que aqui postaram.
É essencial que a oposição discorde de nós e de tudo, que pesquisem, que argumentem que saibam do que estão falando (como muitos aqui fizeram), porque isso nos faz pensar.
Se ninguém nunca tivesse discordado da Igreja, seria difícil o Renascimento acontecer. E da mesma forma como nós temos o Espiritismo como verdade absoluta, eles também tinham a Igreja como bem maior.
É extremamente perigoso aceitar algo como absoluto, seja a favor ou contra uma religião.
O Espiritismo me faz bem, Chico Xavier, para mim, era incrível, mas pode ser simplesmente por causa da minha história. Para outra pessoa, talvez sirva uma casa de Umbanda, uma Igreja, nunhuma religião.
Acho que ainda tem muito mais a ser descoberto do Espiritismo, coisas que ainda não estamos prontos para descobrir. Talvez um dia a gente perceba que nada do que está nos livros é a realidade, mas era o que precisávamos no momento para evoluir.
O importante é não parar de questionar e absorver tudo o que aparece.

ManoelNeto disse...

Eu acho, C. Xavier digno.

Mauricio disse...

Opa, devagar ai, voce disse:

uma Pessoa como Chico merece todo o respeito de qualquer cidadão de qualquer religião

Como Católico abomino esse ser humano e suas obras ditadas pelo diabo

Elço disse...

Mauricio que interesse o Diabo teria em fazer o BEM. Concerteza vc é só mais um que critica o que acha que conhece, e deve ter um enorme preconceito e querer conhecer, como todos que criticam.

Anônimo disse...

Estou sentindo falta dos comentários do Anônimo "Sr. dos Anéis"...

Anônimo disse...

Quem não sabe argumentar, xinga... FIKDIK :D

E Chico? Pra mim, apenas um homem bom e humilde que fez a sua parte. Nem gênio, nem mártir, nem melhor ou pior do que ninguém.

Anônimo disse...

O ceticismo não é nada mais que uma nova religião, com seus seguidores fanáticos.

Nestor disse...

Falam que Chico Xavier era fraude, mas são apenas especulações. É só ler.

Anônimo disse...

Sim, Chico Xavier era uma Fraude, e com 'F' maiúsculo, igual ao do título do post. Assim como tudo que fala em Deus, espírito ou alma etc, que não existem, seja cristianismo, Jesus (outro mito), ou o que quer que seja da área espiritual, é tudo fraude, sem exceção. Essa realidade aqui, física, é tudo. Eis a verdade. Seja livre agora.

Henrique disse...

A MELHOR RESPOSTA, BUSQUE A VERDADE...
JÁ DIZIA A BÍBLIA...A MULHER RECEBEU O ENTENDIMENTO ANTES DO HOMEM...ELAS SÃO SÁBIAS POR ESCOLHA DE ALGO SUPERIOR.
VAMOS ESQUECER DESSE NEGÓCIO DE DIABO, SOMOS PARA ALGO O QUE AS VACAS SÃO PARA NÓS...
E SE UM DIA ALGUÉM DESSE O ENTENDIMENTO A VACA? ELAS SE REBELARIAM...NÃO TENHA DÚVIDA...COM O TEMPO...ISSO ACONTECERIA...
BUSQUE A VERDADE...ABRA SUA MENTE, VEJA A HISTÓRIA DO HOMEM NA TERRA.

NÃO LEIA A BÍBLIA COMO UMA CRIANÇA...VC JÁ É UM ADULTO..QUESTIONE...NÃO ACEITE O QUE FOI IMPOSTO...BUSQUE A VERDADE...E ELA O ENCONTRA-RÁ.

Anônimo disse...

se vcs todos que comentaram se dessem ao trabalho de ler a Bíblia, primeiro e único livro que revelou o mundo espiritual, entenderiam quem foi Chico Xavier. Ele foi um instrumento sim, mas de engano. Leiam e analisem os fatos. Está escrito, busque e encontrarás, peçam e vos será dado.

Anônimo disse...

essa coisa de vida após a morte é só um consolo pra pessoas que perderam entes queridos e que não aceitam, de jeito nenhum, o sonho eterno

JSS disse...

Essa discussão de anônimos, é enfadonha. Tudo no escuro, todos com receio de mostrar a cara como fez o próprio Chico Xavier. Ninguém quer mostrar o que faz atualmente, as amarras que os prende nesse emaranhado de deveres e obrigações que é a vida. Valorizam o argumento do anônimo, "Senhor dos Anéis", porém vos digo, quem fez a melhor ponderação foi Ingrid Yurie P. Matuoka, fechando muito bem com a colocação: "O importante é não parar de questionar ao absorver tudo que aparece". E professa a crença espírita, sem receio de aparecer e ser prejudicada por isso.

Anônimo disse...

## Direitos autorais
--- Não foram empregados só em atendimento aos pobres, senão também e preferentemente para divulgação dessas psicografias e para propaganda do Espiritismo. Concretamente já aludimos ao "Christian Spirit Center", que pessoalmente Chico ajudou a fundar. Precisamente junto ao centro onde atendia Chico havia uma livraria de Espiritismo. Etc.
auri Xavier Pena, filho da irmã mais velha de Chico Xavier, Da. Maria Xavier, foi escolhido pelo tio para seu sucessor. Vinha treinando desde os treze anos. Aos 17 anos cedeu às insistências do tio. Treinado com grande constância na "psicografia", mostrou maior facilidade do que o famoso tio para imitar os autores que lia. E assim publicou mais de cinqüenta livros "psicografados" imitando mais de cinqüenta autores, "cada qual no seu próprio e inconfundível estilo. Recebeu também uma epopéia de Camões em estilo quinhentista", Cruz e Sousa, Gonçalves Dias, Castro Alves, Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Luís Guimarães Jr., Casemiro Cunha, Inácio Bitencourt, Cícero Pereira, Hermes Fontes, Fabiano de Cristo (?!), Anália Franco..., e até Bocage e Rabindranath Tagore. O boletim espiritista "Síntese", de Belo Horizonte, fazia a divulgação.
"Um grande médium" era proclamado, mesmo depois da auto-retratação em Julho de 1958 no "Diário de Minas". E lá mesmo, perante os jornalistas, imitou diversos estilos de autores famosos. "Tudo o que tenho `psicografado´ até hoje, apesar das diferenças de estilo, foi criado pela minha própria habilidade, usando apenas conhecimentos literários", declarou.
E proclamou que seu tio Chico Xavier "não passa de um grande farsante". E à revista "Manchete": "Revoltava-me contra as afirmações dos espiritistas (que diziam que era médium). Levado à presença do meu tio, ele me assegurou, depois de ler o que eu escrevera, que um dia eu seria seu sucessor. Passei a viver pressionado pelos adeptos da 'terceira revelação'...
--- como absurdamente chamam ao Espiritismo, com ele pretendendo suplantar, após as revelações do Pai e do Filho, a Terceira Revelação pelo Divino Espírito Santo o dia de Pentecostes.
"A situação torturava-me, e várias vezes, procurando fugir àquele inferno interior, entreguei-me a perigosas aventuras, diversas vezes saí de casa, fugindo à convivência de espíritas. Cansado, enfim, cedi dando os primeiros passos no caminho da farsa constante. Tinha então 17 anos".
"Perseguido pelo remorso e atormentado pelo desespero, cometi vários desatinos (...) Vi-me então diante da alternativa: mergulhar de vez na mentira e arruinar-me para sempre diante de mim mesmo, ou levantar-me corajosamente para penitenciar-me diante do mundo, libertando-me definitivamente. Foi o que decidi fazer procurando um jornal mineiro e revelando toda a farsa" (...)
"Meu tio é também um revoltado, não conseguindo mais recuar diante da farsa que há longos anos vem representando".
"Eu, depois de ter-me submetido a esse papel mistificador, durante anos (...), resolvi, por uma questão de consciência, contar toda a verdade" (Ver também "Estado de Minas", 20-Janeiro-1971; revista "Realidade", Novembro 1971, pág. 65; etc.).

Gilgamesh disse...

É isso aí!

O Conhecimento Liberta!

Acesse e leia: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3032142

Gilgamesh disse...

Pra quem já acessou e leu os artigos do site Ceticismo Aberto e utilizou o bom senso para interpretar, constatou que eles são meramente especulativos, não há uma comprovação cabal que invalide a mediunidade de Chico Xavier.

Chico Xavier psicografou por mais de 70 anos. Foram inúmeras mensagens para um sem número de pessoas. 7 décadas é tempo mais que suficiente para desmascarar qualquer embusteiro, e muitos foram os seus contestadores, mas nenhum teve êxito real em provar que ele era uma fraude (intencional ou não). O pe Quevedo é um bom exemplo: Enquanto Chico Xavier estava vivo, o padre o chamava de charlatão e especulava muito, mas não provava coisa alguma contra Chico Xavier; nunca o desmascarou.

Ele não foi desmascarado em vida e, agora, depois de morto, os detratores querem desmascará-lo com especulações.

Especulações não são provas, portanto, não servem para desmascarar ninguém, e o Ceticismo Aberto só faz especular.

SÓ UMA DICA...

Gilgamesh disse...

E na Bíblia, a dita "Palavra de Deus", temos isso:

I Coríntios 14:34-35: “As mulheres estejam caladas nas igrejas, porque lhes não é permitido falar, mas estejam submissas como também ordena a lei. E se querem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos, porque é vergonhoso para uma mulher o falar na igreja”.
I Timóteo 2:11-15: “A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação”.
Efésios 5:22-24: “As mulheres sejam submissas a seus maridos como ao Senhor, porque o marido é cabeça da mulher como Cristo é cabeça da Igreja, seu corpo, do qual ele é o Salvador. Ora, assim como a Igreja está sujeita a Cristo, assim o estejam também as mulheres a seus maridos em tudo”.

Hebreus 9:27: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo”. Hebreus 9:27 nega a ressurreição e não a reencarnação ou a comunicação com desencarnados. Hebreus 9:27 contradiz as ressurreições bíblicas, pois se “aos homens está ordenado morrerem uma vez”, ou seja, os ressuscitados bíblicos, como Lázaro, por exemplo, estariam vivos até hoje. Isso, sem entrar no mérito do “erro” de tradução, pois o original koiné de Hebreus 9:27 não tem o tal artigo definido “O” antes de “JUÍZO”, portanto, deveria ser traduzido “UM JUÍZO” e não “O JUÍZO”. Saiba mais em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3032125.

A Bíblia está repleta de trechos execráveis e contradições. Utilizá-la para contestar ou condenar outra crença é, no mínimo, estapafúrdio.

Gilgamesh disse...

O Anônimo disse: “Direitos autorais”
“--- Não foram empregados só em atendimento aos pobres, senão também e preferentemente para divulgação dessas psicografias e para propaganda do Espiritismo”.
É mesmo? Não me diga!
Eu pergunto: Algum líder espírita enriqueceu, tornando-se um mega-empresário, com os direitos autorais dos livros psicografados?
Vivemos em um sistema regido pelo dinheiro. O Espiritismo, como instituição, tinha de sobreviver e divulgar-se de alguma forma. A ICAR aliou-se ao poder secular e utilizou o dízimo e a venda de indulgências para propagar e consolidar-se, porque o Espiritismo não poderia aplicar parte dos direitos autorais, concedidos, dos livros do Chico Xavier, para divulgar-se?
O que há de ilícito nisso?

Outra pérola do Anônimo: “Concretamente já aludimos ao "Christian Spirit Center", que pessoalmente Chico ajudou a fundar. Precisamente junto ao centro onde atendia Chico havia uma livraria de Espiritismo”.
O que há de errado nisso? Em que isso invalida a mediunidade de Chico Xavier e desqualifica o Espiritismo?
Argumento pueril!

Sobre Amauri Pena:
“O jornal Diário da Tarde, também de Belo Horizonte, visando uma melhor cobertura, enviou um repórter a Sabará para entrevistar Amauri, que entretanto, ainda se encontrava na capital mineira. O repórter procurou então o delegado Agostinho Couto, que informou ser o jovem um alcoólatra inveterado, "um desordeiro", que já tinha sido apanhado tentando roubar uma casa e fora expulso da cidade por várias vezes pelo policial. O pai de Amauri, Jaci Pena, confirmou as acusações, complementando:
"Meu filho é um doente da alma. Todo mundo sabe disso. É dado a bebidas. Ontem mesmo eu o apanhei caído no jardim no maior pileque. Chico conhece Amauri. As declarações dele não alteram nada." (Diário da Tarde. apud op. cit., p. 140.)
Prosseguindo no trabalho de reportagem, no dia 29 de Julho o repórter do Diário de Minas, autor do furo jornalístico, entrevistou Chico Xavier, acerca das declarações do sobrinho. Chico, à época muito surpreso e magoado, negou que Amauri fosse seu auxiliar:
"Meu sobrinho, até agora, não freqüentou reuniões espíritas ao meu lado, mas posso acrescentar que ele tem estado num grupo de espíritas muito responsáveis em Belo Horizonte, junto dos quais sempre recebeu orientação com muito mais segurança que junto a mim.".
E acrescentou, demonstrando perdoar o seu acusador:
"Meu sobrinho é muito moço e, pelo que observo, é portador de um idealismo ardente, em sua sinceridade para consigo mesmo. De minha parte, peço a Jesus, com muita sinceridade, para que ele seja muito feliz no caminho que escolher."
Ao se despedir do repórter, ainda escreveu um bilhete, a ser publicado na edição do dia seguinte:
"Se algo posso falar ou pedir, nesta hora, rogo a todos os corações caridosos uma oração a Nossa Mãe Santíssima em meu favor, a fim de que eu possa - se for a vontade da Divina Providência - continuar cumprindo honestamente o meu dever de médium espírita sem julgar ou ferir quem quer que seja." (Diário de Minas, 29 de Julho de 1958. apud op. cit., p. 140-141).
Sem novos factos que a alimentassem, a polêmica encerrou-se por si só. Amauri Pena, ainda na condição de alcóolatra, veio a ser internado em um sanatório na cidade de Pinhal, no interior do estado de São Paulo, tendo vindo a falecer pouco tempo depois. Ainda de acordo com a pesquisa de Souto Maior, o seu último desejo, algum tempo antes de falecer, foi o de divulgar um documento com um pedido formal de desculpas ao tio, sem que o conseguisse, uma vez que os então diretores da Federação Espírita Brasileira decidiram adiar essa retratação sob a alegação de que os adversários da Doutrina poderiam insinuar que Amauri fora forçado a se arrepender (op. cit., p. 141)”. (Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Amauri_Pena)

Saiba mais: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/03/310499.shtml.

Anônimo, não seja parcial.

Gilgamesh disse...

Certamente que o católico abomina Chico Xavier, mas, sendo assim, obviamente, deve exaltar a pedofilia, o apoio tácito do Vaticano ao Nazismo, as torturas, perseguições e execuções do Tribunal do Santo Ofício, A noite de São Bartolomeu, o Liber Sententiarum Inquisitionis, o Malleus Maleficarum, o Index Librorum Prohibitorum, dom Juan de Quevedo (bispo de Cuba), Tomás de Torquemada, etc, etc e tal...

Márcio disse...

Ao companheiro AnônimoJul 8, 2011 08:24 PM...

Chico pode até ser aceito um super QI pelo descrentes, mas sua comaparação é tanto quanto incabida e nem mereceria comentários, Chico não possuia problemas mentais, mais absurdamente o da ordem de um serial killer que pode ser comprovado por exames médicos, as vezes só é difícil acreditar que pessoas boas existem, a razão deixa as pessoas cegas... Foi ótima argumentação do autor do post, digna de por em dúvida as "respostas desmacaradores"!

Anônimo disse...

Chico Xavier na minha opniao foi nada mais nada menos que um seguidor de jesus cristo.obdecendo seus ensinamentos ,amaivos uns aos outros ele cumpriu com sua missao.Agora quanto ao campo religioso ,o que mais me entristece sao as invejas de pessoas que nao fazem o bem nem dentro de suas proprias casas e conciencia e usam blogs para ofender as pessoas com suas opnioes preconceituosas.Ninguem na verdade sabe o certo se È ou nao è.entao so podemos ter reflexos das coisas com sentimentos ,e se sentimos vontade de fazer o bem isso e louvavel,se sentimos a vontade de fazer o mal ,isso e digno de do.meu amigo so o fato de vc defender alguem ja significa que coloca em pratica o maior de todos os sentimentos divino e humano que e o amor,parabens.

Tefa disse...

"Provavelmente, Chico Xavier foi um homem bom, que acreditava em contos de fadas."

Disse tudo.

O argumento geral dos crentes é de que "seria impossível ele não ser o que aparentava ser, seria impossível ele forjar tal e tal e tal". Aí fica fácil a gente refutar... basta mostrar que ele podia muito bem ser só um doido que acreditava piamente nas ilusões da própria mente. O foda é gente que não tem ilusões acreditando nele. ¬¬'

Anônimo disse...

Religião, ex.: Cristianismo, budismo, islamismo, etc
Seita religiosa, ex: Catolica, protestante, e aí diversas correntes de pensamento que se assemelham,,,
Doutrina ex.: espiritismo

Anônimo disse...

Chico Xavier praticou muito mais o bem que o mal, conforme pode ser evidenciado no resumo dos comentarios.
Ajudou os mais humildes, e colocou no coração dos mais aflitos a esperança.
Só por isso, já justifica a sua passagem na terra.
Se todos nós fizessemos um pouco do que ele praticou o mundo sería bem melhor do que é.
Que Deus abençõe a todos.

EU disse...

Que espíritos existem isso eu nao tenho mais dúvidas, apesar de nao ter como provar nada a ninguém. A minha questao no momento quanto ao chico é: ele foi enganado por espíritos ruins ou nao?


JESUS ele nao negou, o que ele "negou" foi a doutrina cristã tradicional,( é assim que eu particulamente o vejo ), estou aqui pra aprender.

Anônimo disse...

"Aí fica fácil a gente refutar... basta mostrar que ele podia muito bem ser só um doido que acreditava piamente nas ilusões da própria mente".

Falar é fácil! Quero ver provar.

Então, mostre que ele era só um doido que acreditava piamente nas ilusões da própria mente?

Anônimo disse...

Apesar de não saber se é verdade, acho o espiritismo interessante.

Apesar de não saber se Chico Xavier cometeu fraudes, admiro suas obras de caridade.

Anônimo agnóstico.

Unknown disse...

uhu chico é o maior brasileiro de todos os tempos quem quiser criticar critica eu quero ver os hipócritas que o jugam mal ser o maior brasileiro de todos os tempos
não é pra quem que
é só quem merece mesmo

hmarcio disse...

E se ele achava realmente que estava recendo algo do além, ele poderia acreditar, isso não torna verdade! :)

Anônimo disse...

"Nunca discuta com uma pessoa ignorante, ele te rebaixa ao nível dele e vence pela experiência.." autor desconhecido

Entrei nesse blog pelo titulo, e o texto que encontrei foi mais descepcionante do que eu já imaginava ser a "estoria" de Chico Xavier. Por isso nem vou argumentar..
Admiro a paciencia do "anonimo do senhor dos aneis", mas entendo a intenção em dar "realmente" uma resposta plausível ao titulo (questionamento) do blog.. foi o que fez valer a pena o acesso. ;)

Anônimo disse...

Li os posts um por um.. e cada vez que lia me convencia mais e mais da "baboseira" que são os argumentos dos que "tentam" defender Chico Xavier como "médium".. todos repetem as mesmissimas coisas.. ex: "ele disse q qdo morresse o Brasil estaria feliz" - automaticamente associaram isso a Copa do mundo, como quem diz que a Copa foi a UNICA coisa boa que aconteceu no ano, que deixaria "todo" o Brasil feliz, mesmo se uma boa porcentagem da população nem ligue p a copa.. Ele "ao menos" deveria ter dito então que o motivo seria a Copa, pq "chutômetro" muitos tb tem.. e ae por diante.. Oque Chico fez, e muito bem, foi "usar" da fé das pessoas, daquelas que buscavam as coisas que por serem "misteriosas", pareciam por isso, ser verdades.. O ser humano nasce com essa "pré-disposiçao" a ter fé, ele realmente é livre p ter fé naquilo que quiser ou for "induzido".. Ass: Jane

marcello disse...

Legal é que vc fala da copa , mas nao falou nada sobre ele no programa pinga fogo de 1974(esta no youtube) dizer(afirmar) que havia AGUA NA LUA e hoje sabemos que existe agua na lua, e ai ele chutou? como ele saberia disso?
aqui um link falando que foi descoberta agua na lua: super.abril.com.br/blogs/superlistas/descobertas-importantes-astronomia/

obs: Com relação a copa Chico disse " Quando o Brasil inteiro estivesse feliz" vc conhece algo que deixe "todo o Brasil" feliz mais que ganhar uma copa? quando ele disse isso todos ja sabiam que seria em uma vitoria de copa do mundo que ele morreria.Pergunte a qualquer um que conhece a historia.
Jane sua Falacia não muda o fato de que ele foi eleito o Maior Brasileiro de todos os tempos e que sera sempre lembrado como um ser Humano maravilhoso, que so fez o bem. Sera que vc que se julga "melhor" que ele tera essa capacidade?sera que sua presença no mundo sera tão relevante?

Anônimo disse...

Prezado Marcello, ficar repetindo "feitos" do Chico, não vão me convencer..

Não me julgo melhor que ninguém,.. Quem queria "se aparecer" melhor talvez, porque se achava um "escolhido", era o Chico Xavier..
E por não me achar melhor que ninguém, não tenho preocupação nenhuma em querer saber se "todas as pessoas" acham minha presença neste mundo "relevante".. Basta que aqueles que "realmente" me conhecem e convivem comigo, saibam se sou um ser "humano" bom ou não, sem que eu precise provar isso, abrindo mão de receber dinheiro, ou dizendo que tenho algum dom "mirabolante", ou querendo me "parecer" com Deus. Não julgo ninguém pelos sentimentos, julgo pelas "ações", quando elas me parecem "fraudulentas", com segundas, terceiras ou quartas intenções,.. Quando alguém age no intuito de "usar" da FÉ das pessoas para satisfazer o próprio Ego,.. isso eu não aceito..

Pense você, que num mundo como o nosso, que não passa de uma poeirinha no espaço, uma ser humano poderia ter "tanto poder" como Chico dizia ter.. Curar os doentes? A fé que cura as pessoas, e ele sabia muito bem "usar" da fé das pessoas.. Chico nunca curou ninguém..

Ele era "diferente", ou poderia até ser UM GÊNIO, que usou de sua genialidade para satisfazer o próprio ego..

Sendo ele um "gênio", ele saberia muito bem como fazer as pessoas acreditarem em tudo que ele disse ou "premonizou"..
E assim ele se preconizou. Porque o que ele queria mesmo, era se vangloriar dos próprios feitos.

Hora ou outra aparece outra pessoa qualquer dizendo ter "dons como o Chico".. Só que hoje a tecnologia "se adianta" a qualquer "premonizador" fraudulento, que use seus conhecimentos ou descobertas, em prol apenas de vangloriar-se.

DEUS tem PODER, o resto, é RESTO!

Jane

Anônimo disse...

Marcello, só mais uma observação, em 1974 ou mesmo antes, Chico Xavier não era o único que acreditava haver água na Lua, assim como ele, vários outros cientistas e seres humanos pensantes, já imaginavam essa hipótese.. Em 2009 apenas veio a "comprovação".

Mas como um gênio, Chico viu ali mais uma boa oportunidade para "tentar" provar sua "mediunidade",..

"..E então, um espirito veio até ele "especialmente" para contar que havia água na Lua.." Qual a moral dessa história?

Muitos outros "chutaram" ou "preveram" que haveria água na Lua, mas Chico foi dos poucos que tiveram a oportunidade de dizer isso, ser gravado, e depois "usar" isso como "prova" de mediunidade.. :P

Link: http://oitavadopotencial.blogspot.com.br/2008/08/principais-acontecimentos-do-sculo-20.html

Neste link estão relacionados os maiores acontecimentos do Século 20,.. Pq Chico não "previu" todos e citou-os, se a intenção era prever para alertar, avisar ou fazer conhecer antecipadamente..?!

Regra do Chico: "Chutar apenas quando tiver 95,99% de certeza de acerto.."

Anônimo disse...

Exemplo de genialidade (QI alto, e algumas de suas atribuições:

Kim Ung-Yong
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kim Ung-yong (nascido em 8 de março de 1962) é um coreano garoto prodígio. Encontra-se no Livro Guinness dos Records, na categoria "QIs mais altos"; estima-se que seu QI alcance 210 pontos.[1]
Com pouco tempo de nascido, Kim começou a mostrar extraordinárias habilidades intelectuais. Começou a falar aos 6 meses, podendo conversar fluentemente com 1 ano de idade, e foi capaz de ler japonês, coreano, alemão e inglês em seu terceiro ano de vida. Em 2 de novembro de 1967, então, com cinco anos de idade, resolvia cálculos integrais e diferenciais. Algum tempo depois, demonstrou em um programa para a televisão japonesa sua habilidade para compreender os idiomas chinês, espanhol, vietnamita, tagalo, alemão, inglês, japonês e coreano. Sendo ainda um garoto, Kim tambem se dedicou a escrever poesia, sendo também um excepcional pintor.
Kim foi um estudante convidado de física na Universidade Hanyang dos 4 aos 7 anos de idade, sendo aos 8, convidado pela NASA para terminar seus estudos nos Estados Unidos. Terminou seus estudos universitários, conseguindo um doutorado em física na Universidade Estadual de Colorado, antes de completar os 16 anos. Em 1974, durante seu período universitário, começou seu trabalho de investigação na NASA, até 1978, quando voltou a Coreia.
Na Coreia, decidiu frequentar uma universidade local e mudou sua especialização em física, para engenharia civil. Conseguindo o doutorado neste campo, seguindo adiante, até tornar-se em um proeminente estudioso publicando, pelo menos, 90 artigos.

(o "numero" de publicações do Chico não garantem sua "qualidade"..

marcello disse...

mais uma vez muita FALACIA, no texto do Blog esta falando sobre a "Genialidade" do Chico e a refutação do argumento muito bem feita. Procure saber o que é falacia e percebera que é o que vc faz.
Ego? podendo receber dizimos como os pastores e afins e ficar rico e poderoso, mas vc diz que ele queria apenas satisfazer o ego? poxa se os pastores fizessem o mesmo que Chico o mundo seria melhor não acha? se ao invez de comprarem aviões, fazerem Igrejas em todo o mundo , comprarem televisões , tratassem dos males das pessoas no mundo, como a fome na africa, pobreza no Brasil e entre tantos outros males que o dinheiro que arrecadam do dizimo poderia ajudar e nao ajudam, preferem comprar carros de 500mil reais como Malafaia e não doar nada aos pobres, ou fazer como RR soares que disse a uma fiel que perguntou se poderia fazer caridade e ele disse que isso quem devia fazer era o governo que ela nao devia ajudar aos pobres devia dar o dinheiro a igreja , isso é coisa de Deus? isso é coisa de quem "presta" falar?
Chico sempre tratou dos pobres por isso ele é tão amado, Chico é julgado como um ótimo ser humano por suas Atitudes não seus dons mediúnicos, vc fala do que não sabe, não conhece nada da historia de Chico Xavier apenas o que seu pastor fala pra vc , mas quem se parece mais com Jesus Cristo seu pastor que anda de Jato ou Chico que andava de carona? Jesus era pobre e não viveu na riqueza como os pastores vivem e pregam que é o que Deus quer para seus servos, se assim fosse por que Jesus que era seu filho era pobre, não tinha templo, não tinha palácio, e foi morto pelos romanos sem Deus jogar pragas e matar os romanos?
Repito se as igrejas seguissem Jesus usariam o dinheiro que arrecadam para ajudar as pessoas mas ao contrario so usam para benéfico próprio, Chico fez pelos outros seja com a intenção que vc quiser julgar que ele teve , fez muito mais pelas pessoas que qualquer igreja que exista hoje.
E quando for falar sobre algo ou alguém saiba de verdade sobre o que esta falando , não diga besteira sem conhecer o assunto, não repita o que escuta dos outros.
Como alguém ruim pode ser eleito “O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS”?
Sua opinião vale mais que a do Brasil inteiro?
Sabe por que não existe filme sobre os pastores evangélicos? por que a única coisa que eles tem pra contar são bolos de notas de dinheiro, pois feitos desprovidos de interesse e baseados nos ensinamentos de Jesus não tem. Não existe um que mereça ter a historia contada por que será?
Não quero te convencer de nada , se vc não tem capacidade de analisar fatos tão obvios , não serei eu a te ensinar alguma coisa.
Continue na sua Igreja e evite falar do que vc não sabe.

Anônimo disse...

Prezado Marcello, desculpe dizer que não sigo nenhum pastor ou faço parte de alguma "igreja", como já lhe disse, sigo à Deus.

O que conheço sobre Chico Xavier é o que pesquisei e estudei, e assim tirei minhas próprias conclusões.. Mas também nunca me deixei levar pelas palavras dos "fiéis" de Xavier, pois que a fé que possuem, lhes deixa "cegos".. E é isso que me incomoda nessa história, o "uso" da fé das pessoas.. Chico pode ter sido sim um ser humano bom, de muitas boas ações, mas o intuito das ações era de satisfazer-se a si mesmo.. Então isso o contradiz em ser "bom".. Tornando-se "celebridade", ele deixou de viver na "miséria" portanto tb não foi de todo ruim ter aberto mão do "din-din".. Mas percebo que o mais importante para ele era ser considerado "semelhante" a Jesus Cristo.. Se o estou "julgando" mal, pode ser também.. Mas não estou segura disso..

Concordo plenamente com você, em tudo que disse sobre os pastores e as igrejas, principalmente aquelas super materialistas.. Mas alguns pastores não diferem muito de Chico, na questão de "Ego", a diferença é que alguns pastores jamais abririam mão do dinheiro e conforto..

Quanto a Chico ser eleito “O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS”, há controvérsias, e muitas.. Principalmente pelo fato de que esse tipo de lista dificilmente faz jus a alguns seres humanos que foram tão importantes, mas por não serem "celebridades", não tiveram o devido reconhecimento..

"Sua opinião vale mais que a do Brasil inteiro?"

- Se a minha opinião é contrária, ae já esta uma prova de que não é "o Brasil inteiro" que tem essa mesma opinião.. e não sou a unica..

Mas para encerrar essa nossa "discussão" de idéias e crenças, quero dizer que respeito sua "fé" em Chico, pelo simples fato de que vc defende os BONS FEITOS dele, e que portanto, isso me garante de que VOCÊ SIM é uma pessoa de bom coração, que em sua inocência em relação ao Chico, acaba por transmitir o bem.. Então concluo que de uma forma ou de outra, com intenção ou não de fraude, Chico cativou apenas pessoas de bom coração.. O que sinto muito MESMO, é que realmente ele não tenha sido sincero, e usado da fé das pessoas que nele acreditam..

O livre arbítrio nos permite ter fé ou acreditar naquilo que "queremos",.. A diferença talvez, entre vc e eu Marcello, é apenas de que você tem facilidade para acreditar em certas coisas, que eu, prefiro ir "mais fundo" antes de acreditar em qualquer coisa..

Portanto, agora para encerrarmos, vc continua com sua crença, e eu continuo com minhas pesquisas.. ;)

Abços!


Jane.

marcello disse...

ok Jane. Mas lembre-se que Jesus disse (Mateus 7:15-20): "se conhece a arvore pelos seus frutos".
Então nas suas pesquisas leve isso em consideração, veja os frutos daquilo que deseja e se forem bons a arvore é boa, se forem ruins a arvore é má, simples assim.
tudo de bom. Grande abraço.

Anônimo disse...

"Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal."

"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas."

"Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar."

"As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras."

"Não posso acreditar num "Deus" que quer ser louvado o tempo todo."

Friedrich Nietzsche

- o "Deus" em quem acredito e a "religião" a qual sigo, são a minha própria CONSCIÊNCIA.


Geneci, amiga da Jane.

Anônimo disse...

Todas as provas, incluindo a foto falsa de uma pessoa com um lençol em cima e chico dizendo que era o fantasma da dona joaquina.
http://www.slideshare.net/Montezumap/anlise-das-10-provas-contra-chico-xavier

Unknown disse...

Acho muito bacana as pessoas duvidarem,pois isso alavanca o senso critico pessoal. Acreditar em tudo que nos é informado,sem antes duvidar,favorece pessoas mal intencionadas. Mas ,por incrível que pareça,não consigo enxergar má fé nas coisas que chico fazia.Isso porque não há vaidade no mundo maior que o reconhecimento dos outros no que você mesmo faz,já o chico dava méritos totais as entidades,sem querer tirar vantagem do que acreditava(digo:vantagem no mérito),ele tinha reconhecimento de possuir um dom ou seja la o que fosse,por todos,mas me diga o que você faria se as coisas pelas quais ele passou fosse com você,como você faria para lidar com isso? Acredito que seria ridicularizado da mesma forma que ele foi,sendo posto a todo momento à provas e mais provas do que você crê estar acontecendo.Não quero provar que ele não sofresse de algum distúrbio psiquiátrico,é possível,mas também não podemos julgar sem ter provas cabais disso.

Anônimo disse...

Por que vc nao escreves 450 livros contra o espiritismo e doa todo o dinheiro aos pobres e cria casas anti espiritas e nelas conforta os coraçoes de quem sofre porque perdeu alguem ,sem cobrar um centavo por isso ?

Unknown disse...

(´´Tornando-se "celebridade", ele deixou de viver na "miséria" portanto tb não foi de todo ruim ter aberto mão do "din-din".. )
Até onde eu saiba chico xavier sempre trabalhou,inclusive era aposentado...chegou a ter suas crises como a maioria dos brasileiros daquela época passavam...

Anônimo disse...

é isso aí.
As pessoas insistem em acreditar em mágica

Anônimo disse...

Se chico xavier tem poder porque escreveu 400 livros plagiados, esse cara é Deus:

http://www.ovendedordelivros.com.br/2010/06/o-escritor-que-mais-publicou-livros-no.html
http://literatortura.com/2013/01/30/o-escritor-que-mais-escreveu-livros-em-todos-os-tempos-e-brasileiro/


Abram suas mentes. PQP!

Anônimo disse...

PESSOAL NAO ADIANTA FICAR DISCUTINDO QUEM ACREDITA OU NAO AQUI, A VIDA NA TERRA É CURTA, AQUELES QUE NAO ACREDITAM DEIXA ELES, SE NÓS ACREDITAMOS E NAO FOR VERDADE , PELO MENOS VIVEMOS AQUI COM ESPERANCA, O PIOR E AQUELES QUE NAO ACREDITAM SE FOR VERDADE, VAO TER QUEPAGAR CARO PELAS ESCOLHAS DELES, E VAO PEDIR PERDAO PARA ESPIRITOS ILUMINADOS COMO XICO PARA SAIR DO SOFRIMENTO

Anônimo disse...

É isso aí, cada um é livre pra fazer ou não o que quiser. Obviamente é inquestionável a superioridade moral da pessoa de Franscisco Cândido Xavier, independente da análise de cada um. De qualquer forma, deixemos livres para pensar e se expressar esses incrédulos por levianidade e vagabundagem que enchem a boca a todo instante falando as asneiras mais absurdas, se pesquisassem mais a fundo a causa real de todos os fenômenos naturais facilmente compreendidos pelos espíritas sérios e estudiosos certamente teriam opinião muito mais polida e diferente. Deixemos livres e respeitemos os incrédulos, como nossa doutrina espírita prega, os que são por opção e sem fervor pela busca da razão e do bom senso, que batam as cabeças nesse lamaçal. Permitamos serenamente que pensem que isso aqui é tudo em sua vida egoísta e angustiante, assim certos podemos ficar que, ao contrário deles, estaremos agindo de acordo com a moral crística, moral que muitos ditos religiosos pregam mas que, em sua hipocrisia, não passa da língua. Nós já sabemos o que nos espera e somos muito felizes por isso, lamentamos os materialistas por orgulho e os por vaidade e, porque não, inveja. Não necessitamos de combates, estamos certos de nosso futuro, sempre de acordo com nossos pensamentos e ações. Aproveitemos ainda o que resta de nossas jornada passageiras para fazermos o melhor que pudermos a todos, independentemente de serem simpáticos ou não com nossas idéias. Assim, como Chico Xavier e como Cristo, nossas vidas, independentemente do plano em que estivermos, será cheia de paz e felicidade.

Henrique Lisboa disse...

Sobre esse assunto, vejam e ouçam http://www.portalsaber.org/2013/06/podsaber-10-ha-2000-anos-parte-1.html

Anônimo disse...

Se são mágicas ou não (a seu entender pobre e ignorante) é problema deles e não teu,Fraude é PASTORES PEDIREM DINHEIRO E MORAREM EM MANSÕES E CARROS DE LUXO,FRAUDE É SE APROVEITAR DE PESSOAS MAIS HUMILDES E GANHAR ALGO COM ISSO!!!
CHICO XAVIER FOI UM DOS POUCOS RELIGIOSOS QUE REALMENTE FIZERAM VALER O MAIOR MANDAMENTO DE CRISTO: AMAR UNS AOS OUTROS COMO A SI MESMO!!! NUNCA RECEBEU POR NADA,MORREU POBRE E NUNCA DESRESPEITOU NENHUMA OUTRA CRENÇA!

Anônimo disse...

VC É UM IGNORANTE,NÃO SABE O QUE DIZ,NÃO SABE INTERPRETAR TEXTOS,VAI PELO O QUE OS OUTROS DIZEM.

Anônimo disse...

Xico Xavier foi uma farsa, é só ver as fotos que ele tirou com os supostos "espíritos", uma coisa tosca... vai no google q encontra. Quanto a "isenção" do texto, tá de sacanagem né?

Zuca disse...

Gente... Só sei que a quantidade de pessoas que este homem ajudou não é farsa. Fico pensando qual o objetivo das pessoas desejarem apagar a luz no coração dos outros... Imagino porque seja mais complicado imprimir a caridade.
Abraços

Anônimo disse...

Quando o Brasil inteiro esteve feliz mesmo?
Isto é realmente possível?
- feliz com que?
M. Nando

Anônimo disse...

E cadê as provas de que o sobrinho dele disse isso ? Sem especulações e blogs mentirosos,por favor !

Anônimo disse...

Para algumas pessoas é melhor crer no mal q no bem...e Chico era um espirito de luz entre seres humanos incredulos ...Só fez o bem sem olhar a quem agora é dificil julgar alguem q partiu com comentarios futeis e inuteis pq ele ja partiu e deve estar com os anjos de Deus..não tenho religião acredito em Deuse no bem..repudio o mal e ele nunca fez mal a ninguem p ser crucificado como Jesus ....no mundo se jesus voltasse mesmo seria crucificado novamente pelos incredulos ,céticos e pessoas do mal..duvidar de um ser tão gentil,bondoso,e inteligente...é como se duvidasse q Deus seria capazde enviar um mensageiro a terra ....talvez essas mentes tão criativas não estejam preparadas p tal evolução..ainat

Unknown disse...

Nunca li um livro do Chico... Nem sou espirita.. Costumo ver o que as pessoas fazem , nao o que elas dizem. Ele deu tudo pra caridade..Alguém aí ja passou fome ?

Anônimo disse...

Não é o caráter da pessoa Chico Xavier que está sendo questionado. Um homem bom, que dedicou uma vida inteira aos necessitados, que abdicou do próprio conforto para consolar os que lhe buscavam, enfim, faltariam adjetivos para qualificar uma pessoa tão benevolente quanto o nosso querido Chico Xavier. A questão toda é compreender porque algumas pessoas fazem o que fazem? Quem, por exemplo, daria chibatadas em si próprio até sangrar em nome de Deus(como fazem alguns aborígenes na Ásia), ou quem entraria em um avião e se suicidaria em nome de Alah, como ocorreu nas torres gêmeas nos EUA? Só pode haver uma explicação: a força da crença, a tal fé. Suponho que se Chico Xavier fez o que fez, certamente foi porque sua crença nos espíritos e na imortalidade levou-o a acreditar (talvez mais que qualquer crente) que um mundo melhor o esperaria lá do outro lado no caso de "cumprir bem sua missão", ou por outra, quanto mais fizesse por seu próximo, certamente ele acreditava que maior seria a recompensa no mundo dos espíritos. Esse gênio, que escreveu mais de 400 obras e deu exemplo de moralidade, não deveria ser classificado como charlatão (porque o charlatão engana intencionalmente), mas sim como alguém que pode ter se enganado pelo excesso de fé. Não tem gente por aí que jura de pés juntos ter visto uma nave espacial alienígena? Talvez ele não esteja mentindo: ele só não considera que poderia ser um meteorito entrando a 16000km/h atmosfera e se incandescendo, talvez por desconhecer física. Outros desconhecem neurologia e atribuem uma simples ilusão de óptica ao "sobrenatural". Assim sendo, suponho que, de alguma forma, talvez o Chico Xavier tivesse incertezas quanto à existência dos espíritos, mas preferiu acreditar que suas idéias provinham dos mesmos. Assim, juntando essas idéias às informações dadas pelos familiares, teria ele escrito as cartas às famílias desesperadas, acreditando estar fazendo um bem ao consolá-las e acumulando sua "riqueza espiritual", uma espécie de cheque pré-datado que ele correu o risco de aceitar acreditando cegamente que poderá descontá-lo após sua morte. Claro, essas colocações são especulações minhas, mas parece-me uma resposta sensata para explicar porquê Chico Xavier fez o que fez: por amor e por fé cega. Abraço a todos!

Leandro disse...

O motivo de ele ser pobre é que se ele não fosse perderia um grande argumento da sua farsa: que ele não teria porque inventar pra não ganhar nada com isso. No entanto ele tinha a outra coisa que os humanos desejam além de dinheiro: poder

Anônimo disse...

Não sou cético, porém gosto do Chico Xavier pelas frases, caridade e bondade que esse homem fez. Nunca li um livro do CX, vi o filme, me emocionei, e achei a história dele muito bonita.

Porém, a discussão não é a pessoa de Chico Xavier(essa acredito que seja consenso), mas infelizmente acabarei falando sobre a pessoa de CX.


Bom, eu sei que isso não é um ringue, porém acho que quando o assunto é fé e quando a pessoa tenta desfazer a fé do outro isso é muito grave, pois a fé é a coisa mais importante que um sujeito pode ter.


Assim, vou começar. (o anonimo do senhor dos anéis poderá então debater, se ainda lê isso)


1- O Chico Xavier era inteligente, segundo os céticos ele lia muito, lembrem que não existia internet naquela época. Então acho que os céticos deveriam ponderar: Como alguém no programa pinga fogo em 1969 iria acertar sobre a água na lua, e que a lua poderia ser utilizada como ponto de partida para outros pontos do universo??

Resposta(minha): Ou ele viajou para o futuro, ou tinha algo diferente no CX, ou, por fim, ele era iluminati e estava de conchavo com a NASA.

2- O Chico, era esquizofrênico ou com problemas mentais. Sim, talvez um sujeito com problemas mentais, que inclusive apresentava sinais de epilepsia quando psicografava. Aos céticos: Como um sujeito com problemas mentais conseguiu passar por perícias grafotécnicas feita por especialistas, e por favor não me venham com argumentos de teoria da conspiração do tipo A GLOBO E BLA BLA BLA. Ainda, a patologia dele era um pouco diferente mesmo, pois pra mim é um fenômeno escrever 30 páginas na velocidade que ele escrevia. Acredito que qualquer um aqui para fazer uma redação com apenas 30 linhas demoraria pelo menos 30 minutos, isso para ter ideias concatenadas, óbvio.

Anônimo disse...

continuando...
3- O Padre Quevedo, e demais céticos que criticam o CX gostam muito de falar sobre o PUBLIUS LENTULUS, em uma dissertação que li na internet, ví que o sujeito encontrou mesmo um político do segundo escalão de roma, com esse nome. Lembrem, que não havia internet na época, e convenhamos, ter acesso a muitos livros em Pedro Leopoldo em 1950 devia ser alguma coisa muito fácil de conseguir(sendo sarcástico). Portanto, peça ao seu irmão que diga qual o nome do vereador suplente(atualmente) do PMDB da cidade de Pato Branco sem usar a internet e sem morar lá é óbvio. Provavelmente se ele acertar, vc considerará ele um .....?

4-No mesmo programa pinga fogo o CX diz que os homens devem estudar os órgãos de "plástico" segundo bezerra de menezes. Uma pesquisa no google vcs ja vão encontrar diversas noticias. Bom ou o sujeito deu 2 chutes muito certos que aconteceram em torno de 60 anos depois e ainda foi aprovado por perícias grafotécnicas nas letras e assinaturas nas cartas psicografadas(qualquer procura simples no google tbm acha). Ou há algo de muito estranho nesses fatos.

5- A misteriosa LUZ que entrou no quarto de CX. Bom como todos acompanharam na época e pra quem quiser ver está no youtube. Qual a explicação dessa luz? CX comprou um drone com um canhão de luz para atirar contra o hospital? Tbm manipulou prontuários médicos e subornou o médico para que o mesmo dissesse em rede nacional que a melhora em seu quadro de saúde não foi por causa dos remédios que já tomava a 1 semana?


Já como muitos céticos gostam de provas, gostaria de saber primeiramente qual cético teria capacidade técnica(óbvio, não adianta vim dizendo qualquer coisa que não cola) de discordar de peritos?(caso da perícia grafotécnica). E se mesmo assim discordar da perícia, por favor, pense, a mesma técnica é utilizada em todo o mundo em processos judiciais a fim de trazer a verdade à tona, pq só no caso de CX que não iria valer.


Ahhhh ainda tem um site até bem visitado que li a maior idiotice na minha vida sobre CX. Que o CX chutar e acertar tbm o dia de sua morte foi um complô entre CX, Ricardo Teixeira e a FIFA, para garantir que seu legado continuaria. KKKKKKKKKKKKKKKKK, desculpe mas li isso essa semana e sinceramente se acham que os argumentos espíritas(não sou espírita) são fracos ou bizarrices, essa dos céticos foi a coisa mais idiota que eu já li na minha vida(não estou sendo sarcástico), superou até mesmo aquela sobre a morte do ayrton senna que ele teria segurado a respiração até ficar inconsciente.

Anônimo disse...

e por fim...
Portanto, quem é cético ou discorda de CX, teorias da conspiração não servem de argumento, tampouco dizer que se não está comprovado não é verdade (vide a descoberta de água na lua). Assim eu posso dizer que sobre a pessoa de Chico Xavier, tem todo o meu respeito e admiração, volto a dizer, não li nenhuma obra, mas simplesmente há coisas que eu não poderia deixar passar desapercebido como essas que expus, como o sujeito captaria tantas informações de tantas pessoas de regiões diferentes se quando ele já fazia as psicografias não existia nem mesmo telefone, é claro que todos gostaríamos de saber se existe ou não alguma coisa após a morte. Porém, curiosidade é uma coisa, atacar a fé dos outros é completamente diferente e querer manchar a imagem de um dos brasileiros que mais contribuíram para a sociedade como CX é ainda pior, pois o mesmo não pode se defender.

Abraço a todos e mais uma vez, deixo claro e peço que se mesmo assim houver dúvidas, reflita e coloque em algum site uma previsão simples como qual o próximo ministro da justiça no BRASIL. Acredito que erraremos, mesmo com internet.

Unknown disse...

Doutrinas só servem pra aprisionar mentes. Acredite em Deus e semei o amor. Não percamos tempo e nem energia discutindo o sexo dos anjos. Que Deus nos abençoe.

Unknown disse...

Amigos qualquer um pode ser enganado pelo adversário,pois ele vem como espirito de Luz.Deus não autoriza nenhum ser vivente a dialogar ou conversar com os mortos,pois eles estão inconscientes,por isso ele realmente acreditava naquilo que escrevia,pois com certeza tinha ajuda de um anjo caído,que se passava por um ser celestial,eles são astutos e inteligentes,e com certeza chico Xavier foi enganado,e conseguiu levar com ele muitos outros que acreditavam em vida após morte,infelizmente quando descobrirem já será tarde,pois Deus não autoriza e nunca autorizou esse tal ato ,para Deus é abominação,segue texto do versículo e abram os olhos.A Bíblia diz que falar com os mortos é pecado. Os mortos estão mortos, não podem falar conosco nem nos ajudar. Quando precisamos de ajuda ou orientação, devemos falar com Deus, não com os mortos.

Porque não devemos falar com os mortos?

Os mortos estão separados do mundo dos vivos, não têm mais contato. Os mortos não podem nos ouvir nem falar conosco. Os mortos não se tornam deuses, não sabem tudo nem têm a resposta para tudo. Só Deus tem as respostas que precisamos. Consultar os mortos é um insulto a Deus, porque pomos nossa esperança na pessoa errada."Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações. Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro; nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti." [Deuteronômio 18:9-12].

Anônimo disse...

Chico xavier foi o diabo disfarçado na terra querendo conquistar a raça humana, como por exemplo o anjo mais iluminado de deus foi o diabo!

Feliciosp@gmail.com disse...

Procurei, procurei e não achei quando Chico Xavier disse que morreria num dia de grande festa para o povo brasileiro. Não será invençao?

ALEXSANDRO & ROSELY MEIRELES disse...

Jesus Cristo foi crucificado e zombado por aqueles que acreditavam ser doutores da verdade em seus tempos. As Boas Novas entraram em contradição às crenças do Velho Testamento. Chamaram-no de charlatão e insano, por causa de suas ideias e atitudes. Queriam um representante de Deus com uma outra postura, mais convenientes às aspirações e entendimentos da época. Todos os que trouxeram e estarão a trazer Boas Novas serão crucificados e apedrejados em suas épocas.

verdades ditas disse...

A resposta é simples e fácil, o diabo não quer dinheiro, ele quer almas. Ele quer pessoas que acreditem nele, nas suas mentiras e que se afastem em 1° lugar das Escrituras Divinas, simples resposta!

verdades ditas disse...

A resposta é simples, o diabo não quer dinheiro, ele quer almas. A única coisa que interessa á ele é convencer ás pessoas que as Escrituras de Deus está errada. A única coisa que o mal quer é a sua alma, mais nada!

Unknown disse...

Ainda não encontrei a minha dúvida, que não é se ele é uma fraude ou não, na fé dá religião dele ele nunca foi uma fraude, procuro a verdade sobre o que dizem sobre o dia de sua morte, e as profecias sobre o ano de 2019, essas duas estórias me parecem fraudes absurdas para chamar atenção para o espiritismo, dando a impressão que realmente existem provas de vida após a morte, mas por tudo que já pesquisei até hoje, parece que morreu acabou.

Anônimo disse...

Pessoa muito boa, de bom coração, e que realmente passava a impressão de acreditar em tudo o que dizia, em tudo o que fazia.
E por não ganhar dinheiro com isso, por ter uma vida humilde, vida simples, fez com que as pessoas também acreditassem no que tudo que ele dizia era a pura verdade, pois por que e pra que ele iria fazer isso se não tá levando nenhuma vantagem? - Deve ser verdade então - daí milhões de seguidores.
Talvez ele tivesse algum distúrbio que fazia com que ele acreditasse em tudo o que dizia.
Ou talvez ele tinha consciência que tudo aquilo era uma mentira e por ter tomado proporções grandiosas não poderia mais voltar atrás. Vai saber...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...